Como saber se o meu cachorro tem febre


Como saber se o meu cachorro tem febre

A temperatura normal de um cão varia entre 38,5 e 39,5 graus centígrados, mas em algumas ocasiões uma infeção de parasitas ou algum tipo de falha no sistema imunológico do nosso animal de estimação pode originar febre, fazendo com que a sua temperatura suba, uma situação que requer uma visita imediata ao veterinário. No entanto a grande pergunta é, como saber se o meu cão tem febre? Pois em umComo.com.br esclarecemos-lhe tudo a esse respeito.

  • Principais sintomas


    Saber se o nosso cão tem febre requer alguma observação da nossa parte, embora alguns sintomas sejam inequívocos, como por exemplo, o nariz quente e seco, olhos aparentemente lacrimejantes ou nublados, apatia, falta de apetite e um pouco nervoso. Em temperaturas mais elevadas o animal pode sofrer tremores, tal como os humanos.

  • A ajuda de um especialista


    Embora em casa existam medidas que possa tomar para reduzir a febre do seu cachorro é muito importante que quando detectar febre recorra ao veterinário, pois há que determinar a causa desta condição, se se trata de um parasita, algum problema de caráter imunológico ou outra doença mais específica, o tratamento variará dependendo da origem do mal-estar.

  • Em casa


    Deve seguir sempre as indicações do seu veterinário, mas além disso pode ajudar o seu cachorro em casa seguindo estas recomendações. Como em qualquer caso de febre a hidratação é fundamental, se vê que o seu cachorro não quer beber água, dê-lhe um caldo de carne ou de frango, mas é muito importante que consiga fazer com que ele beba líquidos. Se tiver tremores cubra-o com alguma manta leve, mantenha-se a seu lado o máximo de tempo possível, isto fará com que se sinta mais reconfortado. Dê-lhe um banho morno, poderá ajudar a baixar a temperatura corporal. Outra boa opção é passar um pano com água fria pela sua barriga e cara. Monitorize constantemente o estado do seu nariz, deste modo poderá verificar se a temperatura diminui. Se o quadro clínico piorar leve-o às urgências do veterinário.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se o meu cachorro tem febre , recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros .
Conselhos
  • No começo pode ser estressante, mas com os seus cuidados e as instruções do médico a sua mascote irá recuperar rapidamente.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se o meu cachorro tem febre :


                

3 comentários


16-05-2014 Diogo disse:
Me ajudo muito , em menos de 30 min ele parou de tremer, ele ainda n está melhor mas espero que ele melhore,thank you!
20-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Diogo, ainda bem que conseguimos ajudar :)
15-11-2013 Sara disse:
Muito obrigada pelo seu comentário :)
11-11-2013 SISSA disse:
FOI MUITO UTIL AS INFORMAÇOES.