Doenças comuns dos Cães

Como saber se o meu cachorro tem febre

Como saber se o meu cachorro tem febre

A temperatura normal de um cão varia entre 38,5 e 39,5 graus centígrados, mas em algumas ocasiões uma infeção de parasitas ou algum tipo de falha no sistema imunológico do nosso animal de estimação pode originar febre, fazendo com que a sua temperatura suba, uma situação que requer uma visita imediata ao veterinário. No entanto a grande pergunta é, como saber se o meu cão tem febre? Pois em umComo.com.br esclarecemos-lhe tudo a esse respeito.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem parvovirose

Índice

  1. Principais sintomas
  2. A ajuda de um especialista
  3. Em casa

Principais sintomas

Saber se o nosso cão tem febre requer alguma observação da nossa parte, embora alguns sintomas sejam inequívocos, como por exemplo, o nariz quente e seco, olhos aparentemente lacrimejantes ou nublados, apatia, falta de apetite e um pouco nervoso. Em temperaturas mais elevadas o animal pode sofrer tremores, tal como os humanos.

A ajuda de um especialista

Embora em casa existam medidas que possa tomar para reduzir a febre do seu cachorro é muito importante que quando detectar febre recorra ao veterinário, pois há que determinar a causa desta condição, se se trata de um parasita, algum problema de caráter imunológico ou outra doença mais específica, o tratamento variará dependendo da origem do mal-estar.

Em casa

Deve seguir sempre as indicações do seu veterinário, mas além disso pode ajudar o seu cachorro em casa seguindo estas recomendações. Como em qualquer caso de febre a hidratação é fundamental, se vê que o seu cachorro não quer beber água, dê-lhe um caldo de carne ou de frango, mas é muito importante que consiga fazer com que ele beba líquidos. Se tiver tremores cubra-o com alguma manta leve, mantenha-se a seu lado o máximo de tempo possível, isto fará com que se sinta mais reconfortado. Dê-lhe um banho morno, poderá ajudar a baixar a temperatura corporal. Outra boa opção é passar um pano com água fria pela sua barriga e cara. Monitorize constantemente o estado do seu nariz, deste modo poderá verificar se a temperatura diminui. Se o quadro clínico piorar leve-o às urgências do veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu cachorro tem febre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • No começo pode ser estressante, mas com os seus cuidados e as instruções do médico a sua mascote irá recuperar rapidamente.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
Michel
A minha cachorrinha tem um ano e dois meses é uma pincher 0 ela tá tendo febre constante o que deve ser feito para ela ficar boa
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Michel, confira estes remédios caseiros para baixar a febre de sua cadela: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-baixar-a-febre-de-meu-cachorro-11595.html
ANA CLÁUDIA BRUM
Boa noite , minha pitt bul esta com febre alta a uns três dias. Estava dando dipirona para ela. Vou leva la ao veterinário, infelizmente ainda não o fiz. Diariamente ela tem febre, ainda não sei a causa, mesmo com febre alta ela come, so que não ração, ela recusa ração e principalmente água, come carninha, pão, biscoito cream craker... Estou dando soro fisiológico para ela no lugar da água. Coloco um pano umido frio na barriguinha dela para baixar a febre, parei com a dipirona, o nariz dela fica gelado depois q passo o pano molhado. Contudo ela continua tremendo muito. O que mais posso fazer par ela melhorar? Vou leva la o mais rápido ao veterinário. Desde já obrigada pela ajuda. Abçs Atenciosamente, Ana Cláudia Brum
Michelle
Meu cachorro ta comendo menos e ta com o nariz ficando molhadinho as vezes.so comeu porque coloquei iscas de figado para ele. Como faço pra saber se ele ta febril
tania
Um carro bateu na minha cadelinha mas nao quebro nada pois ela anda mas sente muita dor em uma patinha qual remedio posso dar para passar um pouco essa dor
luana alves
Minha cadela esta 2 dias sem apetite só fica deitada e vomitou uma vez.ela so edta bebendo leite.sera que pode ser parvovirose? Ou verme?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luana, o melhor é levar a sua cadela ao veterinário para que lhe façam o diagnóstico adequado.
Ana Nascimento
A cachorrinha da minha filha tem 4 meses e meio. Desde ontem não está querendo comer. Comeu só um pouquinho, está apática. Não está com o nariz quente. Não sei se pode ser isto: ontem ele caiu do sofá , de costas, mas aparentemene não manca e não demonstra nada. Que faço?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana, se a queda foi muito forte talvez fosse melhor levá-la ao veterinário para verificar se não fraturou nada e se tudo está bem. Espero que a sua cadela fique bem logo logo :)
Claudio Silva
Meu cachorro tem problemas no fígado e rins , estou com dificuldade de dar água a ele . Comecei a dar água de coco pra ele , mas ele se engasgava e também não quis mais água de coco . Água natural ele não aceita , como faço pra ele poder se hidratar ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Claudio, experimente dar água fria para ele, pois como a sua temperatura corporal já é alta evita de lhe dar água natural. As melhoras para seu cachorro!
Claudio Silva
Meu cão voltou a beber água , obrigado pela dica .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Claudio, ficamos muito contentes com essa notícia!!! Continue a seguir as nossas novidades ;)
otilia
Como sabemos se os caes tem dores de dentes?
Diogo
Me ajudo muito , em menos de 30 min ele parou de tremer, ele ainda n está melhor mas espero que ele melhore,thank you!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Diogo, ainda bem que conseguimos ajudar :)
Sara
Muito obrigada pelo seu comentário :)
SISSA
FOI MUITO UTIL AS INFORMAÇOES.
Como saber se o meu cachorro tem febre