Doenças comuns dos Cães

Remédios caseiros para baixar a febre de meu cachorro

Remédios caseiros para baixar a febre de meu cachorro
Imagem: pixabay.com

Em um cachorro adulto, a temperatura corporal normal é aquela que se encontra entre os 38 e os 39,2º C. Quando estiver acima desta média, como acontece com os humanos, dizemos que nosso cachorro tem febre. Às vezes aparece como resultado de uma doença de caráter viral grave, como o parvovírus, em outras pode ser devido a um simples resfriado ou sintoma de uma hipertermia. Em qualquer caso, a temperatura deve ser reduzida para tentar atingir seu estado normal. Se quer saber quais são os remédios caseiros para baixar a febre de seu cachorro, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Causas da febre em cachorros
Passos a seguir:
1

Se tiver identificado os sintomas da febre, recomenda-se levar seu cachorro ao veterinário para que a causa seja averiguada. Lembre-se de que pode ser devido a uma doença mais grave. Portanto, observe seu comportamento e verifique se ele apresenta outros sintomas além do aumento da temperatura.

2

Se a febre de seu cachorro não for muito elevada, um bom remédio caseiro para baixá-la é umedecer uma toalha com água e cobrir seu cachorro com ela. Deverá deixá-lo alguns minutos envolvido na toalha para que faça efeito e use outra toalha seca quando retirar a úmida. O cachorro deve estar em um ambiente tranquilo e relaxado para evitar que fique nervoso e a febre aumente.

3

Outra forma de refrescá-lo e baixar a temperatura é umedecer uma esponja ou pano em água fria e passar pela pele das zonas do abdômen, axilas e virilha de seu cão. Lembre-se de secar as partes molhadas; para isso você pode utilizar o ar frio do secador de cabelo.

4

Deverá hidratar seu cão constantemente com água fria, sua temperatura já é alta o suficiente para lhe proporcionar água natural. Dessa forma, terá de colocar sua cama ou colchão para dormir em um espaço fresco e tranquilo, se o local atual não tiver estas condições.

5

Em caso de febre elevada, um dos melhores remédios caseiros é dar banho ao cachorro com água fria durante dez minutos. É importante não exceder o tempo já que o organismo do cachorro pode lutar contra o estímulo produzido pela água fria, aumentando ainda mais a temperatura, produzindo um maior gasto de energia do cão e desencadeando uma situação muito incômoda para ele.

6

Se os remédios anteriores não funcionarem, outra opção é colocar bolsas de gelo entre as patas traseiras de seu cão e na cabeça, durante alguns minutos. Não é aconselhável que o cão esteja úmido ou molhado durante muito tempo já que poderíamos piorar a situação, favorecendo o aparecimento de um resfriado.

7

Se passar 24 horas e seu cachorro continuar tendo febre, não hesite em levá-lo ao veterinário para que inicie um tratamento farmacológico, o qual costuma ter como base a administração de anti-inflamatórios não esteroides via oral.

Veja também: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para baixar a febre de meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jessica
Meu cachorro esta quente nas axilas e nas coxas isso pode ser febre
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jessica, alguns sintomas de febre em cachorros são nariz quente e seco, apatia, falta de apetite, pode ver mais detalhes aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-o-meu-cachorro-tem-febre-1414.html De qualquer forma, se você nota que algo não está bem com seu cachorro, deverá levá-lo ao veterinário para que este faça um diagnóstico apropriado.
Vera Maria Miranda
O cachorro parece que está engasgado fica raspando a garganta o que será
Imagem: pixabay.com
Remédios caseiros para baixar a febre de meu cachorro