Partilhar

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio

Durante a época de crescimento é quando mais cálcio um cão precisa para poder ter uma saúde óssea forte e cheia de nutrientes. É de extrema importância que em sua dieta diária se inclua a quantidade de cálcio que precisa para poder ter uma ótima saúde e um crescimento saudável. Há diferentes fatores que podem ajudar você a determinar se seu cão tem falta de cálcio, ainda que a melhor de todas é ir a um veterinário para que realize um diagnóstico específico. Neste artigo de umComo contamos a você como saber se seu cachorro tem falta de cálcio dando a você dicas que poderão ajudar a averiguar se este é o seu problema.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem asma
Passos a seguir:
1

O cálcio é um nutriente essencial que deve fazer parte da alimentação de nosso filhote e, depois, de nosso cachorro, pois é um dos componentes que contribuirão para a formação da estrutura óssea de nosso cão, conseguindo uma saúde óssea forte e compacta. Portanto, para conseguir que seu cão cresça saudável e forte é fundamental que tenha a quantidade diária recomendada de cálcio em sua comida. Neste artigo de umComo damos a você alguns conselhos sobre como escolher a comida de seu cachorro.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 1
2

Uma das formas mais fiáveis de saber se seu cachorro tem falta de cálcio está na observação direta de seu corpo. Se você vê que não cresce o suficiente, que seus ossos parecem muito finos ou que parece muito magro é porque pode ser que tenha falta de cálcio e que não pode se desenvolver normalmente. Tem que ter com muito cuidado com este assunto porque se você se descuida, seu cão pode acabar desenvolvendo a doença conhecida como "raquitismo", isto é, um crescimento insuficiente da estrutura óssea de seu cão que não tem o corpo normal para a sua idade.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 2
3

Outra forma que existe de observar se seu cão tem falta de cálcio é verificar se sofrer de convulsões ou espasmos musculares. Este sintoma também pode ser devido a outro tipo de doença canina, por isso é importante que se você vê que o animal tem estas respostas, vá diretamente a um veterinário para que lhe faça um exame individualizado e determine o que está provocando estes espasmos.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 3
4

Os cães que tiverem um déficit de cálcio importante podem experimentar outros sintomas como, por exemplo, arritmias cardíacas, taquicardias ou uma sensação de fadiga e desorientação. Se perceber que seu cachorro tem alguns destes sintomas é totalmente imprescindível que o leve ao seu veterinário para que o trate imediatamente e resolva sua falta de cálcio.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 4
5

Tem que ter em conta que um cão adulto precisa, em média, de uns 120 miligramas de cálcio por cada quilo de peso; e, no caso dos filhotes, precisa mais do dobro porque está em período de crescimento e fortalecimento de ossos: precisa de 320 miligramas por cada quilo de peso. A forma de introduzir cálcio na rotina de seu cão é através da alimentação, seja por comida caseira que você mesmo prepara ou pela ração que compra no supermercado; de qualquer forma, é importante que fale com um especialista para que recomende a você a quantidade e o tipo de alimentação que deve seguir segundo as suas próprias necessidades.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 5
6

A falta de cálcio, além de desenvolver doenças como o raquitismo, também pode provocar que os ossos fiquem mais frágeis e que, portanto, o nosso cão os frature ou quebre de forma habitual. Por isso é importante que, para garantir uma vida saudável ao seu cachorro, dê a quantidade diária que precisa de cálcio sem também passar da conta porque um excesso de cálcio também não é bom.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 6
7

Quando um cachorro é pequeno é quando se deve prestar mais atenção à sua alimentação porque esse é o momento em que está em fase de crescimento. Mas, como comentamos no ponto anterior, não basta apenas aumentar o cálcio para que seu cão cresça pois esse não é o procedimento: deve dar-lhe a quantidade que precisa e saber que ainda que uma falta de cálcio não seja boa, um excesso também não é. De modo que, sobretudo quando são filhotes, deve prestar uma atenção crucial na comida para que cresça de uma forma saudável. Neste artigo de umComo contamos a você quando mudar a comida de filhote para adulto.

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio
1 de 8
Como saber se meu cachorro tem falta de cálcio

Voltar ao topo da página