As tartarugas aquáticas

Como cuidar de uma tartaruga de água

Como cuidar de uma tartaruga de água

As tartarugas de água apesar de não serem animais com os quais se possa interagir de forma muita ativa, como no caso dos cães e gatos, são uma excelente opção para as crianças aprenderem a importância dos cuidados do seu animal de estimação e desenvolverem responsabilidade. Desta forma, é importante estar consciente das necessidades que precisam para estarem saudáveis, por isso em umComo.com.br mostramos-lhe os aspetos básicos para que saiba como tratar uma tartaruga de água de forma adequada.

Também lhe pode interessar: Como alimentar as tartarugas de água

Passos a seguir:

1

Escolha um aquário suficientemente largo para permitir que a tartaruga ou tartarugas (muito melhor se tiver duas) estejam cômodas e tendo em conta que irão crescer. Além disso, tenha em conta que deve fazer uma área de terra para que a tartaruga sai para descansar ou tomar sol.

2

O espaço destinado à água deve ter uma profundidade suficiente para que o animal possa nadar comodamente, atividade que as tartarugas de água adoram. Por isso, não poupe no tamanho no tamanho de escolher o aquário ou é provável que mais para a frente o tenha de mudar.

3

Tente situar a sua tartaruga num espaço de casa em que possa receber a luz do sol em algum momento do dia, pois é algo que precisam para ter os seus ossos e carapaça saudáveis. Se não for possível consegui-lo porque a sua casa não pega muito sol ou porque vive em uma cidade maioritariamente fria ou com pouco sol, então compre as lâmpadas que imitam este tipo de luz numa loja, este requisito é indispensável para que a tartaruga cresça saudável.

Como cuidar de uma tartaruga de água - Passo 3
4

Assim como no caso dos peixes, as tartarugas também precisam que o ambiente tenha uma temperatura regulada entre 26 e 28 graus para crescerem adequadamente, mas além disso deve se certificar que o ambiente não baixe dos 25 graus (pode consegui-lo com uma lâmpada para ambientar) caso contrário quando saírem da água haverá uma mudança demasiado brusca, que com o tempo pode afetar a sua saúde.

Como vê, é muito importante preparar com cuidado todo o habitat da tartaruga de água para garantir o seu adequado crescimento.

5

A água precisa de um cuidado importante, deve estar sempre limpa para evitar doenças. Uma boa forma de o conseguir é instalando um filtro ou então mudar a água com mais frequência, o que dependerá basicamente de cada tartaruga e da velocidade com que sujam o seu espaço.

6

Nas lojas de animais encontrará alimentos especiais para as tartarugas de água. No entanto pode variar a sua dieta e adicionar outro tipo de alimentos. Lembre-se que as tartarugas são omnívoras, ou seja, comem de tudo, mas é importante nunca lhes dar pratos preparados para o consumo humanos pois estão cozinhados e além disso levam sal e especiarias, o que não é adequado para estes animais.

7

Além disso são animais particularmente glutões por isso deve estar sempre muito atento, porque comerão o que lhes der mas deve se certificar que esse alimento é adequado às suas necessidades nutricionais. Quando são pequenas comem três vezes ao dia, enquanto que em adultas de três a quatro vezes por semana.

Como cuidar de uma tartaruga de água - Passo 7
8

A saúde das tartarugas de água depende em parte de três fatores:

  • Se recebem uma adequada luz solar
  • Se são bem alimentadas
  • Se o seu aquário está sempre limpo

O aparecimento de fungos na sua carapaça é comum, para o evitar pode verter 1/4 de xícara de sal por cada 19 litros de água.

9

Lembre-se que embora estes animais não saiam para passear ou não possam brincar consigo como outro tipo de animais de estimação, também precisam de atenção e cuidados para crescerem saudáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma tartaruga de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
Edson
Tenho um tanque externo na qual bate muito sol e com isso a agua fica verdade em alguns dias. Que produto posso colocar na agua para preservar mais tempo com a agua limpa ?
Bruna Roberta dos Santos Nepomuceno
Não sei se vc já teve resposta mas o que faço com as minhas, que ficam numa caixa d'água, é tirar a caixa do sol e colocar em algum lugar mais fresco que pegue sol pela manhã, porque realmente no calor é muito complicado. Se seu tanque for fixo, tentaria de algum jeito alguma cobertura pra elas porque de fato elas não aguentam tanto sol não. Espero ter ajudado mesmo tanto tempo depois :)
María Célia Camargo
Ganhei uma tartaruga minúscula e de duas semanas pra cá ela não quer comer e nem sair dá água oq devo fazer, não entendo nada desde já agradeço
Editor umComo.com.br
Oi, María. Você já leu nosso artigo sobre como saber se a tartaruga está hibernando? Pode te ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-minha-tartaruga-esta-hibernando-16261.html
Haroldo
Eu me assustei com uma fato esta semana... tenho uma tartaruga tigre, regularizada com certificado e tudo, de uns 5 anos aproximadamente. Ela abriu próximo a sua cauda uma protuberância escura e larga... O que significa? Agradeço orientações, pois é o bichinho de estimação do meu filho.
Haroldo
Editor umComo.com.br
Oi Haroldo! Essa protuberância pode ser um abcesso ou mesmo um tumor. É essencial que visite um médico veterinário de animais exóticos para que diagnostiquem e iniciem o devido tratamento.
A sua avaliação:
Patricia Da Silva Aguilar Simões
Eu achei uma tartaruga na porta de casa o casco dela descascou como que eu faço pra cuidar do casco que eu posso da ela pois n quis comer a cenoura e nem o alface
A sua avaliação:
Helio Duarte Thompson Filho
O que faço se minhas tartaruguinhas de água não comerem a ração vendida no comércio? Eu tenho duas, e deixo no recipiente, sem deixar estragar, uma folha de chicória, que também serve para elas dormirem. Por favor, temo que a alimentação assim não seja o suficiente e elas virem a morrer. Aguarda agradecidamente uma resposta. Helio
warley
como fico sabendo o sexo da tartaruga
Juliana
O que posso dar de alimento para uma tartaruga aquática?
Ana Rita
vou ter uma tartaruga ela e uma menina e tem oito centimetro devo dar-lhe comida quando?obrigada pela atençao.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, nesse link encontrará tudo acerca da alimentação de tartarugas de água: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-as-tartarugas-de-agua-3125.html Espero que ajude e obrigada pelo seu comentário!
julia
A minha tartaruga e de agua mas quando eu coloco ela ela não quer ficar e agora ela não quer comee o que eu faço
Maria Iolange Valentin Gonçalves de Souza
Boa noite eu ganhei 2 tartarugas eu amei.eElas podem ser tiradas da água?
Alessandra lima gomes
Eu achei uma tartaruga, e não sei se ele é de agua doce au marítima?? Não sei o que fazer!!!!! Me agudem por favor!!!!
ana rita
podia ir ao veterinario saber
Felipe Karsten
Minha tartaruga tigre d' agua esta mto quieta, e não quer comer! Gostaria de saber se ela está doente e o que eu poderia fazer pra ela melhorar e voltar a ser mais ativa, desde já agradeço.
marcos
Depende. Pode ser que esteja em temperatura inadequada, abaixo de 25C. Quando isso acontece elas começam à ibernar e podem até morrer. Controle a temperatura da água com um aquecedor com termostato (25 à 28C).
keli
Minha tartaruga está muito quieta sem comer.por que isso?
Leila
Posso usar agua da torneira no aquario da tartaruga nao tenho filtro
Adriana N. Oliveira
Tenho uma tartaruga de aquário e estou em dúvida quanto a alimentação dela. Ela é filhote e apenas estou dando camarão seco para ela comer, será que só isso é suficiente?
neiva
Gostaria de saber se uma tartaruga na piscina pode poluir a água da mesma. A água fica esverdeada e estou com suspeita de ser a tartaruga que provoca isto. Obrigada.
Isis Salomao
Ola Ganhei uma tartaruga que ate entao nao sabia se era de agua ou nao. ela nao fica dentro de nenhum recipiente, é grande anda pelo quintal de minha casa. e o que acontece é que tenho um local com agua e é la que fica uma parte do dia. esta saudavel e é braba. descbri pela cauda que é macho a cloaca fica mais para a ponta esta correto? devo deixa-la direto num aguario ou algo do genero com agua? desde já agadeço. Isis
joão correia
Tenho a tartaruga numa recepiente de plastico transparente com uma pedra dentro está dentro de casa agora mas ponho de manha ou pé de uma janela está bem ou não i
Carlos Alexandre Moreira da Silva
Temos uma criação de tartarugas aqui na piscina de frente para o batalhão...sendo que preciso saber como posso reutilizar minha água que esta sendo trocada ou reaproveitar essa água de forma sustentável que ela possa voltar para piscina sem prejudicar a saúde das tartarugas????? Favor existe alguma técnica sustentavel? Att, Sgtº Carlos Silva.
Eliana cunha
a minha tartaruda vive num aquario mas nao sei se ela tem q dormir na agua ou na parte de cima nas pedras pois ela nao sobe la e fica com a cabeça sempre fora da agua oq faço? isso ta certo?
1 de 3
Como cuidar de uma tartaruga de água