Sexo dos répteis

Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea

Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea

No reino animal, as fêmeas e os machos costumam ser diferentes fisicamente, isto conhece-se como dimorfismo sexual. No geral, estas diferenças no aspecto entre os diferentes sexos são mais notáveis nos mamíferos e em algumas espécies de aves (como os periquitos) do que em répteis, por isso não é muito fácil saber se uma tartaruga é macho ou fêmea. Em umComo.com.br damos mais informações que podem ajudar você a distinguir os dois gêneros.

Também lhe pode interessar: Quantos anos vive uma iguana

Índice

  1. O plastrão
  2. O tamanho
  3. A abertura cloacal
  4. Tartaruga de água ou de terra

O plastrão

É a primeira coisa que deverá verificar para saber o sexo de uma tartaruga. O plastrão é a parte ventral da carapaça da tartaruga, isto é, a parte abaixo da concha que protege o ventre do animal.

Nos machos é mais ou menos côncavo, para facilitar a reprodução, já que ao ter essa forma, acopla-se melhor na parte superior da carapaça da fêmea no momento da cópula. Por outro lado, os plastrões das fêmeas são alisados ou convexos, segundo a espécie.

Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea - O plastrão

O tamanho

Outro dos fatores a ter em conta para saber se uma tartaruga é macho ou fêmea é calcula o comprimento da cauda. A cauda dos machos é maior e mais grossa do que a das fêmeas. Além disso, em algumas variedades de tartarugas os machos têm uma escama na ponta.

Em termos gerais, as fêmeas são bem maiores que os machos, por isso observar e comparar o tamanho entre estes animais de diferente gênero pode ser determinante para saber o sexo de uma tartaruga.

Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea - O tamanho

A abertura cloacal

A abertura cloacal é o orifício situado na base da causa por onde sai o pênis no momento da cópula. Observar esta parte do corpo da tartaruga também nos ajudará a determinar o sexo da tartaruga.

Nos machos, se pegarmos neles e os colocarmos de boca para baixo, poderá ver que esta abertura fica na borda da carapaça, ou seja, mais para fora que a causa, enquanto que nas fêmeas se encontra atrás da borda (mais perto do corpo da tartaruga), e parece esconder-se dentro da carapaça, não sendo fácil de ver.

Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea - A abertura cloacal

Tartaruga de água ou de terra

Além de saber se uma tartaruga é macho ou fêmea é importante que determine se o tipo de tartaruga que tem em casa é de água ou de terra. Para saber o tipo de tartaruga que convive consigo, pode observar dois elementos básicos:

  • A carapaça: dependendo do meio onde se encontrar, a carapaça de uma tartaruga tem umas caraterísticas ou outras, por exemplo, uma tartaruga com carapaça lisa é de água porque este tipo de carapaça ajuda o animal a deslizar dentro de água. Já a tartaruga de terra tem uma carapaça mais rugosa e irregular.
  • As patas: também são um elemento básico para conhecer o tipo de tartaruga que tem em casa. As de água têm membranas entre os dedos, algo que lhes ajuda a nadar, enquanto que as de terra não têm estas membranas porque não precisam delas no seu habitat natural.

Em umComo damos-lhe outras dicas que lhe ajudarão a saber se a sua tartaruga é de terra ou de água.

Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea - Tartaruga de água ou de terra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sandra Neves
Eu tenho uma tartaruga eu penso que é um macho mas de vez em quando ele chia, o que eu posso fazer em relação a isso?
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! É um som que ela faz regularmente? Se sim, pode ser um problema respiratório e ela precisar ser vista por um médico veterinário de animais exóticos.
A sua avaliação:
MR
Junto com as descrições deveriam ter 2 fotos que ilustrassem a diferenças referidas na descrição, e não as fotos genéticas de tartarugas!
1 de 5
Como saber se minha tartaruga é macho ou fêmea