Partilhar

Como saber se minha tartaruga está hibernando

Como saber se minha tartaruga está hibernando

Com o diferencial desses animais no comportamento em relação a animais mais comuns como gatos de cachorros, também vem outras peculiaridades que precisam ser entendidas a fim de conseguirmos cuidar corretamente desse bichinho me caso de adoção autorizada pelo IBAMA. Dentre as peculiaridades principais em relação a esses animais, encontramos a hibernação, que nada mais é do que um mecanismo de defesa próprio de alguns animais que lhes permite sobreviver aos meses mais frios. Quando uma tartaruga hiberna, ela se recolhe no interior da carapaça e entra em sono profundo, que pode ser confundido com morte. Se sua tartaruga tem vindo a apresentar um comportamento estranho, não se alimentando e ficando imóvel, continue lendo para descobrir se ela está hibernando ou adoecendo! Se você está preocupado e procura como saber se sua tartaruga está hibernando, neste artigo do umCOMO te ajudamos a obter respostas.

Também lhe pode interessar: Como limpar minha tartaruga

Tartaruga hiberna?

As tartarugas são animais com baixo metabolismo[1], o que as ajuda a sobreviver em ambientes bastante frios, possibilidade também viável em razão do mecanismo de hibernação, que as permite entrar num estado de inércia que calha na economia de energia.

Tartaruga e frio são uma combinação própria da natureza. Nos seus habitats naturais e gélidos, as tartarugas hibernam por necessidade, enquanto, quando se encontram em aquários ou aquaterrários no interior de nossas casas, é menos provável isso acontecer dado que as temperaturas não baixam assim tanto. Caso você more em um local onde faz bastante frio em épocas do ano e onde não haja um sistema de aquecimento interno que permita manter a residência em temperatura amena durante os períodos de inverno, é possível que isso ocorra, entretanto, se você quer saber se tartaruga e jabuti hibernam no Brasil, saiba que as chances são muito baixas.

Em locais de frio moderado, o que você pode observar é o que se chama estado de semi-hibernação, que acontece geralmente em espaços abaixo dos 15-16ºC e no qual a tartaruga move-se com menos frequência e deixa de comer. Esse estado não é aconselhado pois, muitas vezes, durante a primavera e verão as tartarugas não se alimentaram o suficiente para poderem passar os meses seguintes sem comer. Por essa razão, o que muitas vezes acontece é que adoeçam e morram.

Para evitar a semi-hibernação ou hibernação, é necessário manter o aquecimento e a iluminação do local, usando um termostato para controlar a temperatura da água, que deverá rondar os 26ºC, não devendo exceder os 3-4ºC de diferença em relação à temperatura ambiente. Caso o aquaterrário seja simples, basta colocar um candeeiro com lâmpada UV direcionado para ele.

Jabuti hiberna?

Se você tem tiver outros animais semelhantes e quiser saber se cágado ou jabuti hiberna, saiba que a resposta também é afirmativa e que a hibernação também dependerá da temperatura do ambiente na qual o animal se encontra.

Importante: caso você more em um local frio que favoreça a hibernação, certifique-se de que a tartaruga está saudável logo antes da chegada do frio. Um animal doente, caso comece a hibernar, poderá dificultar a percepção de que algo não vai bem com sua saúde, o que poderá até mesmo causar sua morte em casos mais graves. Se você não faz ideia de como saber se o jabuti está doente mas desconfia da possibilidade, o melhor será levar o animal até um especialista.

Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando

Quando hibernam, as tartarugas adotam um comportamento característico que permite diferenciar esse estado da morte ou adoecimento delas: recolhem-se completamente no interior da carapaça e movem-se ligeiramente quando tocadas. Caso você mexe um pouco em sua tartaruga e perceba que houve uma resposta você terá como saber se a tartaruga morreu com certeza, afinal, o estado de hibernação não é o mesmo que o de um sono profundo de forma que o animal é capaz de responder a estímulos, ainda que de forma limitada.

Caso se trate de uma tartaruga aquática e o acesso ao animal não estiver muito fácil, uma dica simples para descobrir o que se passa é saber que esses animais se refugiam no fundo do aquário ou lago e aí permanecerá durante todo o inverno, enquanto hibernam. É possível saber que ela ainda está viva e respirando através das bolhinhas de ar que se formarão no nariz dela, já que o animal seguirá respirando durante o processo de inércia.

Para se certificar de que a tartaruga hiberna com reservas suficientes para se manter viva, saiba como alimentar as tartarugas de água e como alimentar as tartarugas de terra. É importante providenciar-lhes uma alimentação nutritiva e variada.

Se você precisa entender como saber se o jabuti morreu, as dicas acima também são válidas.

Como saber se minha tartaruga está hibernando - Como saber se a tartaruga morreu ou está hibernando
Imagem: Reprodução/tartarugas.avph.com.br

Tartaruga, cágado ou jabuti?

Em razão das semelhanças físicas e de todas fazerem parte ordem Testudinata, é muito comum que acabemos por confundir tartarugas, cágados e jabutis. As confusões podem ser simples e fazer apenas com que erremos o nome da espécie à qual estamos fazendo referência, entretanto, quando estamos efetivamente lidando com o animal, é necessário que façamos a diferenciação para ter certeza de que estamos tomando os cuidados necessários e não agindo de forma inapropriada.

Em relação à aparência, não existem grandes diferenciações entre as espécies, ainda que as tartaruga marinhas tenham um casco mais achatado para proporcionar maior facilidade no nado e também nadadeiras que substituem as patas. A outras diferenciações estéticas entre todas os tipos citados da ordem irá ocorrer de acordo com a espécie, já que cada uma tem cores e anatomias um pouco distintas.

A principal diferenciação que devemos fazer em relação a tartarugas, cágados e jabutis é em relação a seus habitats naturais. As tartarugas são espécies unicamente aquática e vão para a terra apenas em momentos específicos como para tomar sol e botar ovos na areia[1], sendo assim, se você está se perguntando se tartaruga tigre d'água pode ficar fora da água, saiba que a resposta é que sim, entretanto, durante um período curto de tempo já que não é esse seu costume. É válido dizer que as tartarugas são divididas entre as de água doce e salgada.

Ao contrário das tartarugas, os jabutis são animais que apenas ficam no terrestre, sendo pouco adaptados a ambientes aquáticos, enquanto os cágados intercalam o tempo em ambos ambientes.

Como saber se minha tartaruga está hibernando - Tartaruga, cágado ou jabuti?
Imagem: br.vazlon.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha tartaruga está hibernando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não deixe hibernar uma tartaruga que tenha sido adotada há pouco tempo ou que esteja doente.
  • Para que a tartaruga hiberne, ao longo de um mês a temperatura ambiente e da água deve ser reduzida gradualmente, até atingir 10-11ºC.
  • Tartarugas provenientes de regiões quentes não hibernam, pelo que será útil se informar sobre a espécie da sua tartaruga.
  • As tartarugas não hibernam até completarem 1 ano de vida.
  • Em caso de dúvida, leve a tartaruga ao veterinário.
Referências
  1. Sumário executivo do plano de ação nacional para a conservação das tartarugas marinhas. Instituito Chico Mendes. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-tartarugas/1-ciclo/pan-tartarugas-sumario.pdf. Acesso em: 25/05/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
Vagner Lopes Rubinho
Minha tartaruga se enterrou na parte seca do lago dela. É normal? Nunca vi esse comportamento
A sua avaliação:
Rosane Teixeira Pereira
Minha tartaruga só deve ter quatro meses, tem um mês que ganhei, ela não está abrindo os olhos e nem a boca, não está comendo, mas está andando, será que está doente, cega? Por favor me ajude 🙏🏻
Marcela Neri Penha
Minha tartaruga tigre está paralisada não se mexe, está com o olho aberto e ela bóia será q ela está em hibernação ou ela morreu ?
Juliana
Minha tartaruga está mole e parada estamos no inverno será que ela tá hinpernando
maria izabel
tenho uma tigre da agua que ganhei adulta 8 anos´. ela fica embaixo da cama no inverno e agora esta com uma crosta branca ao redor dos olhos.Se alimenta de ração propria pra ela e as vezes ofereço carne moida crua que ela com bem
obrigada por me ajudar
Martins
Boa tarde
Tenho uma tartaruga já com 20 anos e hibernou pela primeira vez e em pleno mês de Agosto com temperaturas de 32 graus
Queria saber se devo encher o recipiente de água ou só deixar pelo nariz para poder respirar
Obrigado
meire
a lagoa esta secando e os cágados enterrando a cabeca na lama e a maioria morre. será hibernação?
Licinio Crlos Batista
Tenho uma tartaruga tigre a alguns anos, sempre que possível deixo-a fora do aquário para tomar sol no quintal e andar um pouco, vejo que ela gosta muito, mas nesse tempo frio ela vai para um canto da lavanderia e fica imóvel dentro de uma caixa de papelão que deixei como toca para ela, e ai fica quieta e passiva, isso é normal posso desperta-la para colocar-la no aquário ou deixo-a quieta? Obrigado se retornar Licinio
Editor umComo.com.br
Oi Licinio! A tartaruga pode estar entrado em hibernação, confira esse artigo para saber ao certo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-minha-tartaruga-esta-hibernando-16261.html
A sua avaliação:
beatriz
o que fazer quando a tartaruga nao come nem reage?
tatiellen cristine
Minha tartaruga esta hibernando o que faço?

Como saber se minha tartaruga está hibernando
Imagem: Reprodução/tartarugas.avph.com.br
Imagem: br.vazlon.com
1 de 3
Como saber se minha tartaruga está hibernando

Voltar ao topo da página