As tartarugas aquáticas

Como alimentar as tartarugas de água

Como alimentar as tartarugas de água

As tartarugas de água são excelentes animais de estimação, mas como qualquer outro animal precisam de cuidados e atenções especiais para se manterem sempre saudáveis. E um dos aspectos que mais costuma preocupar os donos é a sua alimentação, e nem sempre é tão evidente que tipo de comida podemos dar e como combiná-la. Por isso, em umComo.com.br esclarecemos as suas dúvidas a este respeito e explicamos como alimentar as tartarugas de água para garantir assim a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como alimentar as tartarugas de terra

Passos a seguir:

1

Os alimentos comerciais vendidos nas lojas de animais são uma grande alternativa para alimentar as tartarugas aquáticas, pois costumam ser nutricionalmente corretos e proporcionam tudo o que elas precisam para crescer saudáveis.

No entanto, é possível que a sua tartaruga decida não comer, algo muito comum se o animalzinho foi capturado recentemente ou se não esteve antes acostumado a este tipo de comida. Não se esqueça que no seu estado natural são herbívoras ou onívoras, dependendo da espécie. Nesses casos devemos optar por outras soluções.

Como alimentar as tartarugas de água - Passo 1
2

Se a sua tartaruga não quer comer o alimento comercial, ou você deseja misturar sua comida empacotada com produtos mais naturais que a façam sentir em seu ambiente natural, pode optar por várias das alternativas que damos a seguir.

A primeira, e mais simples, são os vegetais, é bom lembrar que estes animais apreciam bastante este tipo de comida. Pedaços pequenos de alface, cenoura, couve ou pepino, podem transformar-se em um delicioso acompanhante para a nossa tartaruga, que com certeza saberá apreciá-los.

Se você observar que ela só come os vegetais e despreza o alimento comercial, é importante que continue tentando oferecer-lhe pelo menos uma vez por semana, pois após algum tempo muitas delas costumam começar ao comer.

Como alimentar as tartarugas de água - Passo 2
3

Quanto à proteína animal, o peixe é uma alternativa muito simples de conseguir, pois você pode dar para à sua tartaruga aquática um pouco do mesmo que compra para a sua casa, tendo sempre em conta que não seja muito salgado e que esteja cru.

Antes de dar o peixe para a tartaruga é conveniente lavá-lo muito bem para tentar tirar a gordura que possa ter. No entanto, é bom que você saiba que o peixe cru costuma sujar muito a água, razão pela qual será necessário trocá-la depois que o animal comer. Evite dar-lhe pescados azuis (atum, salmão, sardinha) pois contam com mais gordura e vão sujar mais a água.

Como alimentar as tartarugas de água - Passo 3
4

Os grilos são também uma excelente alternativa para alimentar as tartarugas de água. Cheios de nutrientes e vitaminas, podem conseguir-se facilmente nas lojas de animais especializadas em répteis, e as tartarugas aquáticas normalmente gostam muito. As quantidades dependerão da espécie e do tamanho da tartaruga, de modo que, nestes casos, o melhor é consultar um especialista.

Como alimentar as tartarugas de água - Passo 4
5

Outra boa alternativa para variar a dieta da sua tartaruga aquática são as larvas, também fáceis de conseguir em lojas especializadas em alimentação de répteis. São um grande aporte nutricional e para o animal serão deliciosas.

6

No geral os insetos pequenos são uma boa alternativa para alimentar a tartaruga aquática, permitindo-lhe sair um pouco do típico alimento comercial. Isto evitará especialmente que se cansem. As formigas médias ou aranhas de casa, que costumamos encontrar na nossa casa, podem tornar-se um banquete para nosso animal de estimação.

7

Estas são algumas boas sugestões, mas se você tem alguma dúvida relativa às quantidades de comida que deve dar para a sua tartaruga aquática, o melhor é consultar um especialista que o oriente da forma correta.

8

Além da alimentação das tartarugas de água, deve ter em conta diferentes aspetos referentes ao seu cuidado, entre os quais se destacam as seguintes indicações:

  • A água que colocar dentro do aquário das suas tartarugas, deve ser suficientemente funda para que o animal possa nadar comodamente.
  • É imprescindível colocar um pedaço de terra no aquário para que a sua tartaruga de água possa descansar e tomar sol.
  • É importante que coloque o aquário da sua tartaruga num canto da sua casa onde haja luz solar.
  • A temperatura do aquário deve oscilar entre os 26 e os 28 graus. É importante que a temperatura nunca baixe dos 25 porque poderia fazer com que a sua tartaruga acabe por adoecer.
  • A água do aquário dever estar sempre limpa para prevenir o contágio de doenças no seu animal de estimação.

Em umComo damos-lhe mais conselhos sobre como cuidar de uma tartaruga de água e conseguir que o seu animalzinho viva de forma saudável.

Como alimentar as tartarugas de água - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar as tartarugas de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Valentina
minha tartaruga tem apenas 8 meses e queria saber com quanto tempo posso começar a dar vegetais e a carne para ela(li q só pode dar uma vez no mes um pedaço de alcatra quando ela estiver adulta)
francisco júnior panguana
quantas horas a tartaruga devi ficar nagua????
igor
a minha já ficou até 3 dias fora da água sem problema mas acho melhor ela fica no máximo 2 entro da água ela pode ficar o dia inteiro né mas as vezes e bom tira-la para ela tomar um sol dependendo do seu aquário você pode fazer uma berada rasa ou sem água para ela sair quando quiser a minha não gosta de jeito nenhum de ficar mais de uns 5 dias dentro da água por isso eu tiro ela um poco sem uma frequência certa eu só percebo quando ela quer sair e eu tiro ela ps. não sou nenhum profissional só estou falando isso por experiencias próprias e tbm depende de qual e a sua tartaruga
A sua avaliação:
lourdes
a luz solar pode ser trocada por uma luz que esquenta?
MATHEUS
Quantas vezes as tartarugas comem num dia
silvia
esuqeci de dizer que minha tartaruga tem 13 anos ganhei ela com poucos mese de uma fammilia que foi embora para outro estado.
SILVIA SGOBI
Olá. Minha tartaruga tigre só quer comer carne vermelha, é normal? O que mais posso dar para ela comer? Ela também gosta de ficar dentro de casa sempre embaixo das camas. É uma fujona as vezes deixamos a porta aberta e zás lá vai ela fugindo para a rua, será que é pq na frente da casa tem gramado? Obrigado Silvia
Lucas
Qual a quantidade e número de vezes ao dia que devo alimentar a minha tartaruga tigre d água?
telma maria
Bom,eu ao chegar em casa encontre uma tartaruga na porta agora nao sei se ela e de agua ou nao nem o qui come como saber?
Nádia
Oi, comprei domingo a tartaruga aquática, pequena... estava nadando a horas no aquário sem apoio,muitas horas... Então eu a comprei, ela se alimentou na segunda feira com 3 grãos de ração própria para ela. Percebi que não quis mais comer. Isso é normal ? E ela dorme muito...
Joanny
Oii, Eu Gostaria De Saber Se Pode Dar Tomate A Tartaruga De Água?
Elen Cristina Silva
eu tenho uma tartaruga tigre de água, mais ela nao quer comer racoes, verdura, carnes nem quer nadar. sera que ela esta doente ??
Gabriel Arthur
A minha tambem esta assim mais e porque esta na epoca de hipernacao .Eu lhe dar o link para mais informacoes:
https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-minha-tartaruga-esta-hibernando-16261.html
Abda Maressa
A minha tartaruga tá mais de um mês sem comer, não por falta de alimenta-la, pois todos os dias colocamos a ração dela que são uns camarões bem pequenos, e também com frutas, tudo que uma tartaruga aquática possa comer, porém ela não come, andei pesquisando e me falaram que possa ser por ela estar passando pelo período de hibernação, se alguém que possa me dizer o que mais devo fazer ficaria feliz, obrigada
Lice
Quantas vezes por dia e qual quantidade de comida devo dar a uma tartaruguinha super filhote?
Dionesia
Quantas vestes por dia devo alimentar a tartaruga d'Água pequena
Joyce Menezes Rodrigues
Elas têm um período de hibernação?
Wendel
Posso da só camarões q compre na loja pra ela
Aléxia Rios
Já aprendi como as tartarugas se alimentão.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aléxia, ainda bem que podemos ajudar :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Piani
No meu caso, a tartaruga foi retirada de uma pequena lagoa que estava a começar a ficar muito poluída. Ainda há o problema dela ter o tamanho de uma moeda de 2€! Não come a comida comercial, então devo tentar dar-lhe legumes cortados em pequenas dimensões?
1 de 6
Como alimentar as tartarugas de água