Alimentos tóxicos para os gatos

Por que os gatos não podem comer açúcar

Por que os gatos não podem comer açúcar
Imagem: cuantogato.com

Queremos tanto o nosso mascote que às vezes, por momentos, nos esquecemos de que é um animal e desejamos compensá-lo do mesmo modo que faríamos com um humano. Desta forma, alguns donos de felinos oferecem ao seu gato alimentos doces ou que contêm açúcar, algo que poderia comprometer seu bem-estar. Sabe por que não é recomendável fazê-lo? Em umComo.com.br explicamos com detalhe por que os gatos não podem comer açúcar.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos não podem comer peixe

Passos a seguir:

1

Para começar deixamos claro que os gatos de forma natural não têm nenhum tipo de predileção pelos doces, isto porque nas papilas gustativas do felino, o sabor doce não é percebido, por isso é uma recompensa pouco atraente para o animal.

É muito raro observar um gato saqueando ou tentando provar alimentos como chocolate, biscoitos ou qualquer outro tipo de doce.

2

Alguns especialistas acham que isto se deve a que os felinos têm um sistema de defesas desenvolvido contra este tipo de alimento, que são prejudiciais para sua saúde. De fato o chocolate é tóxico para os felinos, do mesmo modo que alguns produtos doces que contêm leite podem se tornar muito indigestos para o animal.

3

Apesar de tudo isso, se desde pequeno acostumar seu gato a comer doces, acabará prejudicando sua saúde. A razão pela qual os gatos não podem comer doces é porque o açúcar produz muitas flatulências e cólicas no animal, afetando seu trânsito intestinal e causando-lhe doenças.

4

Se você deseja compensar seu gato com algo que ele ache delicioso, então nada melhor do que lhe dar um croquete como prêmio. Lembre-se de que deve fazê-lo como algo eventual, pois este tipo de prêmio contém muitas calorias, algo que pode conduzir à obesidade, especialmente se o animal estiver esterilizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos não podem comer açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Leticia
Eu não fazia ideia, minha gata tava cheirando o meu doce de leite e eu dei um pouco pra ela, ela gostou muito, mas eu lembrei q tinha lido em algum lugar q leite faz mal pra gato adulto
Espero que ela não tenha nenhum problema mas vou ficar observando
soila muller
por exemplo se um gato come doce come ração e come frutas,verduras e legumes ainda sim é prejudicial para a saude dele?
Editor umComo.com.br
Oi Soila! Depende a que "doces" você se refere. Se está falando de bolos, biscoitos etc, esses sim são prejudiciais para o gato. Ração, frutas, verduras e vegetais são saudáveis.
Imagem: cuantogato.com
Por que os gatos não podem comer açúcar