Partilhar
Partilhar em:

Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos

Avaliação: 4,4 (482 votos)
31 comentários
246 vezes partilhado
 
Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos

Os coelhos domésticos com uma boa educação podem ser excelentes colegas, mas também são animais muito delicados. Você pode ter um coelho robusto que não fique doente e outro que, com as mudanças, fique doente com muita facilidade. Por isso é tão importante fazer uma higiene completa e ter os cuidados com o seu coelho. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo para que saiba quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos. Se você vir qualquer alerta no seu coelho, não hesite em ir imediatamente ao veterinário para consulta.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um coelho doméstico

Diarreias

As diarreias são perigosas nos coelhos porque podem desidratá-los muito rápido. A diarreia pode aparecer por diferentes motivos como alimentos em mau estado, sujos ou fermentados. Também pode haver alguns parasitas intestinais, bactérias ou vírus.

A diarreia pode vir juntamente com um inchaço no ventre, perda de apetite, perda de vivacidade, sede intensa. A gravidade varia segundo a causa de origem da diarreia. Se o seu coelho tiver diarreia, dê-lhe bastante água fresca para que não fique desidratado, mantenha-o em algum lugar que não passe frio e leve-o imediatamente ao veterinário.

Resfriado

É incomum que um coelho fique resfriado, mas pode ocorrer que apanhe a conhecida chamada, coriza. Pode aparecer em qualquer época do ano. Você notará isso rapidamente porque verá que há secreções nasais e oculares além de numerosos espirros.

Ele pode se resfriar por causa de uma higiene mal feita, vírus de outras pessoas ou por causa de mudanças bruscas de temperatura, correntes de ar, etc. Faça o possível para evitar que ele se resfrie já que pode evoluir para algo mais grave, como uma pneumonia. Se perceber que o coelho não melhora em dois ou três dias, vá ao veterinário, pois as mucosas acumuladas no nariz podem lhe causar asfixia. Para evitar que ocorra, seja muito exigente com a higiene e não exponha seu coelho a mudanças de temperatura bruscas nem correntes de ar. A sua gaiola deve estar em um lugar seco e abrigado.

Sarna auricular

Esta doença é causada por ácaros dentro do canal auditivo externo do coelho. É uma doença muito contagiosa entre coelhos e se você tem mais de um, deve separá-los. Observe em seguida se as orelhas estão inflamadas, e se há uma secreção com crostas amarelas. Se notar os primeiros sintomas, deve ir imediatamente ao veterinário porque se não agir rápido seu coelho poderá morrer.

Sarna no corpo

Como a sarna auricular, esta doença também é muito contagiosa e o coelho deve ser separado de imediato. A diferença da sarna auricular, é que a do corpo pode se estender por todo o corpo do animal, enquanto a primeira está localizada unicamente na orelha. O parasita que causa esta doença se aninha embaixo da pele do coelho e se alimenta de seu sangue. A picada desse parasita provoca fortes irritações, aparecendo secreções que ao secar provocariam crostas duras, tornando a pele rugosa e inchada, perdendo inclusive, grandes quantidades de pelo. Se isto ocorre com seu coelho, vá imediatamente ao veterinário antes dos primeiros sintomas.

Conjuntivite e infecções oculares

A conjuntivite é uma infecção nas pálpebras. Seu coelho teria os olhos molhados e com secreção/muco. Pode inclusive ser pus. Se observar que seu coelho pode ter conjuntivite, leve-o ao veterinário para que receite colírio e o oriente no processo de melhora de seu coelho.

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais de estimação.

Relacionados
Comentários (31)

Escrever comentário sobre Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos

Muito útil
31 comentários
Manuel Cardoso Veríssimi
Sua avaliação:
agradecia o seguinte esclarecimento: Alguns dos meus coelhos ainda jovens perderam o apetite, mas mesmo comendo pouco ficaram com a barriga e as bochechas inchadas será de algo que comeram? agradecia essa informação e se tem tratamento como devo fazê-lo muito obrigado
Adriana
Meu coelho não consegue levantar, porque as patas traseiras não permitem, ele não mexe com as patas traseira. O que será, é algum tipo de doença, tem cura?
gelzelena peixoto
Ola preciso da resposta urgente por favor me respondem ou meu coelho vai morrer, ele so está piorando existe alguma vacina pra ele voltar andar , obrigada
gelzelena peixoto
Olá meu coelho esta doente e não tenho dinheiro pra levar ao veterinário peço ajuda, que tipo de remédio posso dar em casa , ele não esta andando as patinhas da frente desliza e esta com o cheiro horrível por causa q não ta conseguin urinar direito
lucia
meu coelho s´quer estar dentro da vasilha com agua e estar molinho que posso fazer?
thalita
Olá ...estou com um problema,ontem minha avó pisou sem querer na pata esquerda da frente do meu coelho e desde entao ele está mancando....apesar dele estar correndo e brincando normalmente estou preocupada..o que devo fazer?...
Bia
Olá tenho um coelho a pouco tempo, ele morava com minha irmã agora estar comigo percebi que ele n está bebendo água como bebia enjoou da ração, teve diarréia levei pro veterinário estou dando vitamina A ela pq ela desidratador mas continua sem comer a ração e a água bebendo mui tô pouco ....e a comia muito e bebia muita água mim ajudem o que faço já fiz de tudo n quero perde-lá n tenho sorte com animais espero resposta.
Luis António Lopes da Costa
Boa tarde: Tenho coelhos, dos quais já morreram 7, disseram-me que é uma doença chamada de meningite, gostaria de saber tudo acerca disto, maneira de desinfetar os locais, e como tratar esta terrível epidemia. Sem mais, obrigado.
Cleyde
minha coelha travou as patas dianteiras, e ja nem ta se alimentando mais gostaria de saber que tipo de doença que esta;
Sara Viega
Oi Cleyde! Infelizmente à distância fica um pouco difícil de fazer o diagnóstico. Por isso, eu sugiro que vá a um veterinário que a observe. Obrigada e as melhoras da sua coelhinha!
Ana Spósito
Olá, adotei um coelho à quase uma ano, e ele ja passou por outras 2 adoções até chegar à mim. Antes de eu pega-lo me disseram que ele era super quieto, vivia quase num espaço de lavanderia, ficava no colo e que quando via uma criança ja pulava em cima querendo acasalar, enfim aqui em casa ele é super ativo corre bastante e nunca me deu trabalho com crianças e tbm não é de muito xamego é bem na dele, e de uns 2/3 meses pra cá ele deu de fazer xixi e senta em cima, o pelo ficava meio amaraladinho eu limpava e normal, essa semana quando cheguei em casa vi que ele tava com umas bolas de pelo embaraçado uma de cada lado do rabinho e tava com serragem, eu fui tirei e reparei que por baixo dessas bolinhas tem uma falha de pelo considerável, mas não tem nenhuma brotoeja nem sinal de irritação ta sem pelo e bem rosado.... Como posso tratar isso nele ?!

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos
Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos