Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos


Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos

Os coelhos domésticos com uma boa educação podem ser excelentes colegas, mas também são animais muito delicados. Você pode ter um coelho robusto que não fique doente e outro que, com as mudanças, fique doente com muita facilidade. Por isso é tão importante fazer uma higiene completa e ter os cuidados com o seu coelho. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo para que saiba quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos. Se você vir qualquer alerta no seu coelho, não hesite em ir imediatamente ao veterinário para consulta.

  • Diarreias


    As diarreias são perigosas nos coelhos porque podem desidratá-los muito rápido. A diarreia pode aparecer por diferentes motivos como alimentos em mau estado, sujos ou fermentados. Também pode haver alguns parasitas intestinais, bactérias ou vírus.

    A diarreia pode vir juntamente com um inchaço no ventre, perda de apetite, perda de vivacidade, sede intensa. A gravidade varia segundo a causa de origem da diarreia. Se o seu coelho tiver diarreia, dê-lhe bastante água fresca para que não fique desidratado, mantenha-o em algum lugar que não passe frio e leve-o imediatamente ao veterinário.

  • Resfriado


    É incomum que um coelho fique resfriado, mas pode ocorrer que apanhe a conhecida chamada, coriza. Pode aparecer em qualquer época do ano. Você notará isso rapidamente porque verá que há secreções nasais e oculares além de numerosos espirros.

    Ele pode se resfriar por causa de uma higiene mal feita, vírus de outras pessoas ou por causa de mudanças bruscas de temperatura, correntes de ar, etc. Faça o possível para evitar que ele se resfrie já que pode evoluir para algo mais grave, como uma pneumonia. Se perceber que o coelho não melhora em dois ou três dias, vá ao veterinário, pois as mucosas acumuladas no nariz podem lhe causar asfixia. Para evitar que ocorra, seja muito exigente com a higiene e não exponha seu coelho a mudanças de temperatura bruscas nem correntes de ar. A sua gaiola deve estar em um lugar seco e abrigado.

  • Sarna auricular


    Esta doença é causada por ácaros dentro do canal auditivo externo do coelho. É uma doença muito contagiosa entre coelhos e se você tem mais de um, deve separá-los. Observe em seguida se as orelhas estão inflamadas, e se há uma secreção com crostas amarelas. Se notar os primeiros sintomas, deve ir imediatamente ao veterinário porque se não agir rápido seu coelho poderá morrer.

  • Sarna no corpo


    Como a sarna auricular, esta doença também é muito contagiosa e o coelho deve ser separado de imediato. A diferença da sarna auricular, é que a do corpo pode se estender por todo o corpo do animal, enquanto a primeira está localizada unicamente na orelha. O parasita que causa esta doença se aninha embaixo da pele do coelho e se alimenta de seu sangue. A picada desse parasita provoca fortes irritações, aparecendo secreções que ao secar provocariam crostas duras, tornando a pele rugosa e inchada, perdendo inclusive, grandes quantidades de pelo. Se isto ocorre com seu coelho, vá imediatamente ao veterinário antes dos primeiros sintomas.

  • Conjuntivite e infecções oculares


    A conjuntivite é uma infecção nas pálpebras. Seu coelho teria os olhos molhados e com secreção/muco. Pode inclusive ser pus. Se observar que seu coelho pode ter conjuntivite, leve-o ao veterinário para que receite colírio e o oriente no processo de melhora de seu coelho.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais de estimação.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos:


                

4 comentários


09-09-2014 Fabiana disse:
Tenho uma coelhinha que está apresentando a parte interna das patas traseiras (cochas) diariamente molhadas, aparentemente com um líquido escuro. O que pode ser ? Por favor , me ajudem !!!!
08-09-2014 Silvia disse:
Bom dia...gostaria de tirar uma duvida, pois a cidade onde eu moro não tem veterinario que entende sobre coelho, tenho uma coelha com 3 anos mais ou menos, ela nunca teve cria, ontem notei um comportamento estranho nela, mexia muito os olhos e ficava cheirando desesperada, meia sem rumo, parece que ela está sem visão, mas foi de uma hora para outra, ela só come ração e bebe muita agua, não notei nada de estranho...ela fica parada e mexendo a cabeça... o que será isso??? Podem me ajudar???? Muito obrigado!!!!
25-06-2014 Alexandre disse:
Quando um coelho macho fica rodeando agente e esguichando xixi; o que significa....
01-06-2014 Taís disse:
Minha lebre está com grosseiras nas patas e nas orelhas e agora começou no nariz, parece que o nariz dele vai cair, o que devo fazer.
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências