Hamsters

Quais as doenças que o hamster transmite

Quais as doenças que o hamster transmite
Imagem: youtube.com

Você sabe quais as doenças que o hamster transmite? Embora isso possa acontecer, elas são evitadas facilmente, com os cuidados adequados que o animal exige, assim, ele não se infecta e nem contagia os demais. Para saber como cuidar do seu pet confira as dicas que o umComo.com.br tem para que você possa ter um hamster sem se preocupar.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu hamster hiberne

Hamster transmite doenças?

Assim como vários outros animais que as pessoas podem ter em casa, o hamster é passível de transmitir doenças aos humanos, as chamadas zoonoses. Porém, quando eles recebem os devidos cuidados, em especial, no que se refere à higiene do local onde comem, dormem e fazem as suas necessidades, dificilmente vão contrair doenças que possam transmitir. Além disso, é importante lembrar que, embora seja um roedor, o hamster não é um rato, com o qual se deve ter mais cuidado.

Para saber quais as doenças que o hamster transmite é possível citar a Salmonella, bactéria que age no trato intestinal, sendo que outros animais, entre eles, os jabotis e as aves também podem fazer o mesmo. Outra zoonose que se o animal contrair pode transmitir ao humano é a coriomeningite linfocitária, também chamada de meningite linfocitária benigna, é causada роr um aerovírus. Nos humanos pode apresentar sintomas associados a gripes e meningite, no entanto, são bastante raros.

Os hamster quando não são cuidados de forma adequada podem ser infectados ainda pelas tênias Hymenolepis nana e Taenia taeniformis, vermes que provocam doenças, entre elas, a himenolepíase. Quando o animal está infectado por uma bactéria, verme ou vírus, que pode ser transmitida ao homem, ele não costuma apresentar sintomas. Já o problema costuma ser transmitido pela sua urina.

Quais as doenças que o hamster transmite - Hamster transmite doenças?
Imagem: bbportal.info

Cuidados para evitar transmissão

A dica para não correr o risco de contrair doenças de agentes transmitidos pelo hamster é lavar bem as mãos, preferencialmente com sabão, sempre depois que o manejar. Mesmo que você só esteja brincando com o pet, é importante higienizar as mãos e evitar beber e comer enquanto estiver com ele. Da mesma forma, é aconselhado não colocar a mão na boca e nem coçar os olhos quando estiver na sua companhia.

Outra dica de higiene importante no trato com os hamsters é não beijá-los e sempre deixar a sua gaiola bem limpa, sendo que a limpeza completa pode ser feita uma vez a cada 15 dias. Nessa hora, o indicado é lavar todos os acessórios com sabão neutro e enxaguar muito bem. Outro cuidado importante é mantê-los afastados de animais selvagens, como o rato e demais que possam atacá-lo e transmitir doenças.

Já na hora de levar um hamster para casa o melhor é que ele vá ao veterinário para que faça exames para se certificar de que ele é saudável ou tratá-lo caso seja necessário. As visitas periódicas ao veterinário também são importantes, inclusive, quando houver a menor suspeita de que ele esteja com sintomas de uma doença, como diarreia, perda de pelos, falta de apetite ou fraqueza. Depois de serem acometidos por um problema de saúde, os hamsters podem falecer em poucos dias.

Quais as doenças que o hamster transmite - Cuidados para evitar transmissão
Imagem: pixgood.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as doenças que o hamster transmite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
>>>>>>>
minha hamster está com alguma coisa saindo de seu reto, como se fosse tapuru, mas nao se meche, ontem dia 22/01 ela estava com o seu bumbum sangrando ao redor, mas quando foi hoje, tinha uma coisa saindo de seu bumbum. e com o tempo, a coisa cada vez saia mais, ai minha mae deu a ideia de botar 2 sprays de pedra hume, um remédio cicatrizante. estou observando ela e botando 2 vezes por dia, pedra hume nela
A sua avaliação:
Leandro Silva Alves
Bom dia tenho uma playlist no You Tube que aborda muitos temas sobre os Hamsters e outros animais.
Só digitar no You Tube Leandro Silva Alves
Faço muitas pesquisas interessantes, aguardo a inscrição de todos.
Essa publicação sobre doenças gostei muito e publiquei também lá
A sua avaliação:
Maria Alice
Obrigada, por ter publicado esses fatos tão importantes sobre o hamster, pois as pessoas que podem querer adotar um hamster tem que ter os devidos cuidados, e com quem quiser adotar um animalzinho de estimação para seu filho já saber os cuidados principais.
noemi gomes
eu queria saber se eu que ja tive tive arlegia de gato posso ter de hamster
A sua avaliação:
natalia
quais são os sintomas
genl bernarda de farias
eu tenho uma filha ela tem riniti pode fazer mal ela ter um hamster
Edilson Alves
Boa tarde nunca tive nem criei hamster mais meu filho tem cinco anos e o colega dele cria e ele sé enterecou quais os cuidados devo ter a respeito de doenças transmitidas e como cuidar
>>>>>>>>>>
você pode trocar a palha de 7 em 7 dias, dê a ele(a) 3 vezes por semana alguns pedaços de frutas ou legumes, mas só uma vez por dia
Imagem: youtube.com
Imagem: bbportal.info
Imagem: pixgood.com
1 de 3
Quais as doenças que o hamster transmite