Quais as doenças que o hamster transmite
Você sabe quais as doenças que o hamster transmite? Embora isso possa acontecer, elas são evitadas facilmente, com os cuidados adequados que o animal exige, assim, ele não se infecta e nem contagia os demais. Para saber como cuidar do seu pet confira as dicas que o umComo.com.br tem para que você possa ter um hamster sem se preocupar.
Hamster transmite doenças?
Assim como vários outros animais que as pessoas podem ter em casa, o hamster é passível de transmitir doenças aos humanos, as chamadas zoonoses. Porém, quando eles recebem os devidos cuidados, em especial, no que se refere à higiene do local onde comem, dormem e fazem as suas necessidades, dificilmente vão contrair doenças que possam transmitir. Além disso, é importante lembrar que, embora seja um roedor, o hamster não é um rato, com o qual se deve ter mais cuidado.
Para saber quais as doenças que o hamster transmite é possível citar a Salmonella, bactéria que age no trato intestinal, sendo que outros animais, entre eles, os jabotis e as aves também podem fazer o mesmo. Outra zoonose que se o animal contrair pode transmitir ao humano é a coriomeningite linfocitária, também chamada de meningite linfocitária benigna, é causada роr um aerovírus. Nos humanos pode apresentar sintomas associados a gripes e meningite, no entanto, são bastante raros.
Os hamster quando não são cuidados de forma adequada podem ser infectados ainda pelas tênias Hymenolepis nana e Taenia taeniformis, vermes que provocam doenças, entre elas, a himenolepíase. Quando o animal está infectado por uma bactéria, verme ou vírus, que pode ser transmitida ao homem, ele não costuma apresentar sintomas. Já o problema costuma ser transmitido pela sua urina.
Cuidados para evitar transmissão
A dica para não correr o risco de contrair doenças de agentes transmitidos pelo hamster é lavar bem as mãos, preferencialmente com sabão, sempre depois que o manejar. Mesmo que você só esteja brincando com o pet, é importante higienizar as mãos e evitar beber e comer enquanto estiver com ele. Da mesma forma, é aconselhado não colocar a mão na boca e nem coçar os olhos quando estiver na sua companhia.
Outra dica de higiene importante no trato com os hamsters é não beijá-los e sempre deixar a sua gaiola bem limpa, sendo que a limpeza completa pode ser feita uma vez a cada 15 dias. Nessa hora, o indicado é lavar todos os acessórios com sabão neutro e enxaguar muito bem. Outro cuidado importante é mantê-los afastados de animais selvagens, como o rato e demais que possam atacá-lo e transmitir doenças.
Já na hora de levar um hamster para casa o melhor é que ele vá ao veterinário para que faça exames para se certificar de que ele é saudável ou tratá-lo caso seja necessário. As visitas periódicas ao veterinário também são importantes, inclusive, quando houver a menor suspeita de que ele esteja com sintomas de uma doença, como diarreia, perda de pelos, falta de apetite ou fraqueza. Depois de serem acometidos por um problema de saúde, os hamsters podem falecer em poucos dias.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as doenças que o hamster transmite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.