Partilhar

Como alimentar um filhote de labrador

Como alimentar um filhote de labrador

Tem um filhote de labrador em casa? Então é provável que tenha surgido uma questão básica a respeito do seu cuidado: o que dou de comida? É normal que surjam estas dúvidas pois os labradores são cães que ficam muito grandes e que precisam de cuidados específicos para poder assegurar um crescimento saudável com a quantidade certa e equilibrada de comida. Neste artigo de umComo queremos ajudar na criação de seu novo membro da família, por isso contamos a você como alimentar um filhote de labrador indicando o tipo de comida, a frequência e a quantidade recomendada.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um filhote de doberman
Passos a seguir:
1

O primeiro aspecto que abordaremos neste artigo é o tipo de comida que deve dar ao seu filhote de labrador. Tem que saber que é recomendável que nos primeiros quarenta dias o cachorro esteja com sua mãe já que o leite materno é a melhor fonte de nutrientes que o animal poderá ter. As primeiras 48 horas de amamentação é quando a mãe transmite uma grande quantidade de defesas às suas crias e nutrientes essenciais para que cresçam de forma saudável e forte.

Caso não possa deixá-lo com a sua mãe nesta primeira etapa, se aconselha alimentar com um leite especial para filhotes que poderá encontrar em lojas especializadas ou em seu veterinário.

Como alimentar um filhote de labrador - Passo 1
2

Com um mês ou mês e meio, aproximadamente, os filhotes de labrador começam a ter os dentes que são muito afiados e, portanto, a mãe começará a recusar a dar de mamar. Este período conhece-se como "desmame" e a mudança de alimentação deve ser realizada de forma progressiva: primeiro troca o leite materno pelo leite especial para filhotes, depois começamos a dar papas de desmame (que também encontrará em lojas especializadas de animais) e, finalmente, já poderá começar a dar ração para seu cão.

A ração adequada para o labrador desta idade deve ser a especial para filhotes de raças grandes; desta forma, estará alimentando o seu pet com os nutrientes essenciais para o seu crescimento. Recomenda-se que nesta etapa não se dê ao cão nada mais que ração: nem arroz, nem presunto... O motivo é que o estômago dos filhotes de labrador é muito delicado e pode facilmente ter uma indigestão ou vomitar.

3

Outro ponto fundamental na alimentação de um filhote de labrador é a frequência das refeições. Tem que ter em conta que nos primeiros meses de sua vida deverão comer de quatro a cinco vezes ao dia em porções pequenas, para que tenham nutrientes sem chegar a empaturrarem-se.

Mas a partir do terceiro mês deverá reduzir as quantidades e dar ao seu filhote de labrador 3 refeições ao dia distribuídas em café da manhã, almoço e jantar; a partir dos 6 meses deverá diminuir a frequência e limitá-la a 2 vezes diárias, ao meio dia e à noite. Depois, os labradores costumam comer apenas 1 vez ao dia dependendo de suas necessidades físicas e pessoais, por isso é importante ir a um veterinário para que te assessore.

4

Outro dos aspectos que deve ter em conta para saber alimentar um filhote de labrador é a quantidade de comida que precisa. Tem que ter em conta que a quantidade vai aumentando em função do crescimento de seu cão, pois seu corpo cada vez é maior e requer mais energia para funcionar. Assim, as quantidades aproximadas são as seguintes:

  • A partir dos 40 dias: é o momento que o cão desmama, portanto, aqui as refeições estarão repartidas em 4 ou 5 vezes e a quantidade diária recomendada é de 300 gramas.
  • A partir dos 3 meses de idade: aqui reduzem-se as refeições para 3 diárias e é o momento de aumentar a dose que damos até às 400 gramas.
  • A partir dos 6 meses: é quando damos de comer só 2 vezes ao dia mas a quantidade aumenta até 500 gramas diárias.
  • Adulto: quando um labrador já é adulto, a quantidade de alimento varia dependendo de seu corpo, seu estilo de vida e suas necessidades. Mas, aproximadamente, o valor fica entre as 500 ou 600 gramas; no entanto, deverá verificar com um veterinário para poder alimentar seu cão como precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um filhote de labrador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar um filhote de labrador

29 comentários
Sónia Oliveira
Boa tarde eu adotei um labrador com 3meses há 3dias mas ele só dorme e não brinca é normal?
Editor umComo.com.br
Oi Sónia! Nessa idade eles dormem muito mas não é normal estarem sempre a dormir. Ele deve ter momentos de atividade também. Ele come e bebe normalmente? Defeca e urina? Se o comportamento dele seguir assim, você deve consultar um médico veterinário.
joaquim botas
ola. tenho um labrador com 2 meses e estou com duvidas na quantidade de comida a dar ao cachorro. li aqui que com 2 meses devo dar 4 a 5 vezes ao dia um peso de 300 grs/dia. mas na embalagem de razão diz que ate 5 kilos com 2 meses devo dar 100 grs. Qual das informações deverei seguir?
Neide Coelho
Eu adotei uma filhote de lavrador Só que não tour acertando na quantidade de alimentação dela Ela está com 2mese pesa 2,90kg Na em bagagem da ração fala que ela tem de comer 165g mas eu sinto que é muito pouco Só que eu alimentei um pouco Mexe com o entestino de ela evacou fezes com sangue o que eu faço pra poder regular a medida da ração dela
Editor umComo.com.br
Oi Neide! Ela ainda está defecando com sangue? Se sim, ela deve ser vista por um veterinário o quanto antes pois é uma situação fora do normal que pode ter diversos problemas por detrás. Quanto à quantidade de ração, o ideal é seguir as quantidades indicadas na embalagem. É uma ração apropriada à idade dela? Se sim, o que indicar na embalagem é mesmo o ideal, a não ser que o médico veterinário que a acompanha indique medidas diferentes, já que casos específicos podem requerer outras medidas, como no caso de ela estar muito magra, precisa aumentar um pouco a quantidade ou caso esteja com excesso de peso, deve diminuir.
A sua avaliação:
Cristiano bernardo malalu
Gostei do conselho e vou porém na pratica e gostaria de saber o nome da ração para meu labrador de três meses
Francisco Caninde
gostaria de saber o nome da ração que posso dá pra ele?
Márcia
O artigo foi ótimo, me ajudou muito em relação as dúvidas sobre com alimentar meu filhote de labrador. Muito obrigada! Nota 10!
Editor umComo.com.br
Oi Márcia! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO :)
Cristina
Quando que eu posso dar banho vacinas
Sandra
Boa tarde, tenho uma cadela labrador de quase 2 meses, e gostaria de saber quando posso dar o primeiro banho.
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! O ideal é que você limpe o filhote com toalhitas úmidas para que ele não perca a proteção do pelo. O ideal é apenas começar os banhos após os 6 meses.
PAULO
Se eu estou a dar leite em pó,porque ele está com diarreia,será normal, tem um mês?
ALDINAR MARIA COELHO
Meu Labrador tem 1 ano de 3 meses e esta comendo merda, ja dei remedio pra verme mas se ele passar e ver bosta ele come. Procuro limpar o terreno pois tenho mais dois caes. Porque elesta fazendo isso. Aguardo resposta obrigada
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldinar!

Você pode conferir como tratar a coprofagia canina (o nome desse problema nos cachorros) nesse artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-a-coprofagia-canina-13004.html

Como alimentar um filhote de labrador
1 de 5
Como alimentar um filhote de labrador

Voltar ao topo da página