Cortar o pelo aos cães

Como cortar o pelo de um Maltês

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cortar o pelo de um Maltês

Se algo define o Maltês é o seu bonito pelo branco e suave, que em competições caninas costuma ser visto em todo o seu esplendor, bem longo, fino e espetacular. Longe desse mundo, o mais recomendável se não quiser se arruinar com tratamentos capilares para o seu cachorro e para maior comodidade do amigo, é cortar o seu pelo para o manter bonito. Por isso, em umComo.com.br, mostramos a você como cortar o pelo de um Maltês.

Também lhe pode interessar: Como cortar o pelo de um poodle

Passos a seguir:

1

O mais recomendável é cortar o pelo de seu Maltês para o deixar relativamente curto, a não ser que tenha tempo e recursos para manter o seu longo e sedoso pelo branco. Para começar, vale a pena dar um bom banho com água morna em seu amigo peludo, para que o pelo esteja bem limpo. Depois seque o seu pelo com cuidado e escove bem para que não fique nenhum nó. Como tem o pelo tão fino e suave, embaraça com bastante facilidade.

2

Coloque o seu Maltês em uma superfície cômoda e segura onde possa manuseá-lo e segurar sem problema para cortar o pelo. Antes de começar a cortar, pense se deseja manter o seu pelo longo ou, pelo contrário, prefere que ele tenha o corte de filhote. Referimos isto porque se deseja deixar o pelo longo, basta cortar uns dois centímetros com a tesoura e isso já será suficiente. Se deseja um bom corte, lembre-se que quanto mais curto, mais seu pelo encrespa. Neste caso, a melhor opção é cortar com uma certa frequência antes de cortar muito pelo de uma vez só.

3

Para deixar um bom corte de filhote no seu Maltês, é preciso deixar pelo menos uns 2,5 centímetros de comprimento (cerca de 3 dedos), assim não ficará muito bonito, como também a sua pele rosa e delicada ficará protegida do sol e do vento.

4

Não é recomendável usar máquina para cortar o pelo do Maltês, já que danifica muito e deixa o pelo muito encrespado. Além disso, existe o risco de cortar demais. Se é você quem vai cortar o pelo do seu cão, use tesouras. É mais seguro, simples e não estragará o seu pelo bonito. Se alguma vez você levar para tosar e não cortarem o pelo com tesoura, pelo menos peça para que usem máquina com uma medida de, no mínimo, 5 mm.

5

Tendo claro que é melhor usar tesoura, agora só precisa da ajuda de um pente e começar a cortar os 2,5 cm de excesso de pelo para ver como fica ótimo. Comece pela sua face, inclusive pode deixar um pouco de franja; tenha muito cuidado com as suas orelhas e olhos. Depois comece pelo seu lombo, penteie, e corte paralelamente de cima para baixo. É muito simples. Ao finalizar, pode retocar suavemente suas patinhas e um pouco da cauda, tirando no máximo 1 cm de pelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar o pelo de um Maltês, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cintia
Após cortar o pêlo do filhote de maltês com (7meses de idade), o pêlo imediatamente encrespou em algumas partes das costas. Se o pêlo ficar longo as partes que estão um pouco encrespadas vão alisar ?
Como cortar o pelo de um Maltês