Outros Répteis e insetos

Como criar um Louva-a-deus

Como criar um Louva-a-deus

Embora não seja muito comum criar insetos em casa, diferente de outros países, e mesmo que haja quem prefira vê-los livres na natureza é possível aprender a como criar um Louva-a-deus. Se você se interessou pela possibilidade de ter como animal de estimação essa espécie exótica veja as dicas do umComo.com.br para oferecer a esse curioso inseto um lugar confortável para a sua curta vida de seis meses.

Também lhe pode interessar: Como montar um terrário para lagartos
Passos a seguir:
1

Antes de aprender a criar um Louva-a-deus é importante saber que contando desde a fase em que ainda é uma larva até chegar aos seus últimos dias de vida esse inseto vive em torno de seis meses. Para nós pode ser um período bastante curto e, dessa forma, tê-lo como animal de estimação pode não ser indicado se você se apega muito aos hóspedes. No caso de crianças o adotarem, é importante que elas saibam que a vida do Louva-a-deus é breve.

Como criar um Louva-a-deus - Passo 1
2

O mais comum de encontrar um Louva-a-deus para criar como seu animal de estimação é em lugares onde haja também borboletas, grilos e demais insetos, como um sítio, chácara e mesmo em um jardim. No entanto, é mais fácil de encontrá-los à noite, pois é quando saem para caçar e são mais facilmente vistos. O espaço para o inseto viver, o viveiro, deve ser grande o suficiente para o seu tamanho, lembrando que existem diferentes espécies de Louva-a-deus e alguns podem ser bem maiores do que outros.

3

Ao levar o Louva-a-deus para a sua nova casa é preciso ter muito cuidado, pois é uma espécie bastante frágil. Além disso, o melhor é que ele venha até você subindo na sua mão, assim, você não corre o risco de machucá-lo ao tentar pegá-lo, o que nunca é aconselhável. O viveiro pode ser um aquário de acrílico ou uma gaiola de malha de arame, o qual é ainda melhor, pois assim ele poderá exercitar-se ao escalar as paredes. É possível usar outro local para acomodar o Louva-a-deus, no entanto, o mais adequado é que esteja bem limpo e que não tenha sido usado para armazenar produtos químicos.

4

O viveiro deve ter uma boa respiração, sendo que se houver uma tampa ela pode receber furos para ventilar. Já no fundo do viveiro é importante que haja terra ou areia, além de pedras, gavetos e pequenos galhos, pois esse inseto precisa se movimentar e não gosta de ficar no chão. Além disso, o habitat do seu mais novo animal de estimação deve se manter com uma temperatura média de 24 graus de dia e um pouco menos à noite.

5

Já a alimentação para o Louva-a-deus varia conforme o seu tamanho, sendo que consiste em insetos que sejam menores do que ele. Se você tiver o inseto ainda no estágio de ninfa, quando ele é ainda uma larva, o mais apropriado é alimentá-los com moscas das frutas, mosquitos, pulgões, formigas e pequenos grilos, por exemplo. Quando ele estiver crescendo é possível oferecer a ele insetos maiores. Quando o Louva-a-deus ganhar asas, já está maduro e precisa de uma alimentação mais substanciosa, como grilos, borboletas, gafanhotos e moscas.

Como criar um Louva-a-deus - Passo 5
6

Porém, a alimentação deve estar viva, senão, ele não vai comer. O Louva-a-deus costuma deixar muita sujeira após comer, sendo preciso limpá-la, quando é possível remover as suas fezes, que têm formato de bolinhas. Também é necessário oferecer água ao inseto, sendo que o mais adequado é borrifar água no viveiro, assim, ele se hidrata ao beber as gotículas de água. Mas se você tiver um terrário pode depositar no local uma tampinha de garrafa com água. Para interagir com o Louva-a-Deus você pode lhe dar carinho, preferencialmente, no tórax, onde ele aprecia muito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar um Louva-a-deus, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Matheus
Como saber se o louva a deus tá cheio
A sua avaliação:
Tiago Samel
é permitido por lei cuidar de um louva-a-deus no brasil?
Deise Cardoso da Silva
sim sr/sra
A sua avaliação:
benjamin
meu louva-a-deus está ficando esbranquiçado. será pouca exposição ao sol?
1 de 3
Como criar um Louva-a-deus