Cobras

Como atuar perante uma mordedura de víbora

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como atuar perante uma mordedura de víbora

As víboras são um tipo de réptil (cobra) que se distinguem dos outros pelo fato de serem mais pequenas (com uns 50 cm, nunca chegam a um metro de comprimento), têm a cabeça larga e achatada, em forma de "V", têm um desenho em forma de zigue-zague no dorso, as suas presas são móveis e estão situadas na frente da boca e têm uma cauda curta em forma de cone. É um réptil comum em muitos países e algumas das espécies de víbora são venenosas. Os sinais de uma mordida de víbora costumam ser dois pequenos pontos espaçados por 6 e 10 milímetros entre si e em alguns casos produzem um inchaço na zona afetada. Se quer saber como deve atuar caso encontre este animal e seja atacado por ele, consulte este artigo de umComo.com.br sobre como atuar perante a mordedura de víbora.

Vai precisar de:

  • Água e sabão
  • Antisséptico sem corante
  • Gaze esterilizada
  • Analgésico
Também lhe pode interessar: Como atuar perante uma picada de inseto

Passos a seguir:

1

Mantenha a pessoa afetada em repouso absoluto e impeça qualquer movimento, uma vez que a atividade muscular aumenta a difusão do veneno e consequentemente a sua ação tóxica.

2

Lave a ferida com água e sabão neutro.

3

Aplique um antisséptico sem coloração sobre a mordedura, para poder detectar possíveis mudanças de coloração da pele.

4

Cubra a ferida com uma gaze esterilizada, mas sem aplicar pomadas nem cremes, uma vez que não trazem nenhum benefício.

5

Pode administrar um analgésico (paracetamol) para acalmar a dor da pessoa que foi mordida.

6

Leve a pessoa ao hospital ou centro de saúde mais perto, mantendo a extremidade afetada num nível mais baixo que o corpo e aplicando, ao mesmo tempo, bolsas de água fria envoltas numa toalha ou pano. Nunca ponha gelo diretamente na ferida.

7

Não faça mais nada, qualquer outra coisa poderá produzir complicações. Não deve fazer incisões e sugar o veneno com a boca, nunca devemos queimar a ferida, não aplique lixívia, nem permanganato de potássio, nem lama ou ervas, não faça torniquetes, nem aplique nenhuma bebida alcoólica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atuar perante uma mordedura de víbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Sempre que vir uma serpente, não lhe toque poderá mordê-lo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como atuar perante uma mordedura de víbora