menu
Partilhar

Como montar um terrário para lagartos

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como montar um terrário para lagartos
Imagem: teamsunshineperformance.com

Você está pensando adotar um lagarto de estimação e não sabe como montar um terrário para lagartos? Apesar de parecer complicado, não se preocupe, pois neste artigo umComo.com.br indicamos-lhe tudo o que precisa de saber! É importante oferecer ao réptil um terrário em condições e com todos os elementos que ele necessita, pois esse espaço será sua casa e a saúde do lagarto depende muito do ambiente onde ele se encontra. Não perca mais tempo e continue lendo este artigo para montar o terrário perfeito!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como cuidar de um lagarto de estimação
Passos a seguir:
1

Apesar de fáceis de cuidar, os lagartos exigem um terrário montado de acordo com a sua espécie e com os elementos que mais apreciam, imitando seu habitat natural.

2

Ao planejar o terrário para o seu lagarto, você terá de ter em conta os seguintes aspetos: se é uma espécie de precisa de água para se banhar, se é rasteiro ou adora trepar e qual o tamanho que irá atingir na fase adulta. Consiga essa informação numa loja de animais que vende lagartos.

Como montar um terrário para lagartos - Passo 2
Imagem: infolific.com
3

De acordo com as exigências da espécie, você terá de adquirir um terrário proporcional ao tamanho do lagarto na fase adulta, vertical ou horizontal e com espaço para um lago artificial ou não. Escolha um de vidro e com tampa.

4

No interior do terrário coloque uma camada profunda de areia ou gravilha se sua espécie de lagarto for de habitats desérticos, pois elas gostam de escavar; coloque casca de árvore ou turfa com 5 a 10 cm de profundidade se a espécie for oriunda de florestas, pois esse substrato ajudará a manter a umidade.

Como montar um terrário para lagartos - Passo 4
Imagem: cutehomepets.com
5

Acrescente pedras, rochas e troncos de árvores para seu lagarto subir neles. Esses elementos deverão ser mais ou menos altos consoante a necessidade que o réptil tem para trepar e, se quiser, pode também adicionar plantas artificiais para decorar. Não deixe de incluir uma caverna para o animal se refugiar e descansar.

6

Será importante reservar espaço para um bebedouro, cuja água deverá ser trocada diariamente. Alguns lagartos apreciam a presença de uma lagoa artificial, para se refrescarem em dias de maior calor e banharem quando estão na muda da pele.

Como montar um terrário para lagartos - Passo 6
Imagem: zoochat.com
7

Será essencial que instale iluminação do terrário, como forma de manter a temperatura quente no interior. Adquira uma lâmpada tipo foco, de 100W ou mais, e coloque-a em uma das extremidades do terrário, de modo a iluminar e aquecer o reconto durante 10-14 horas por dia. Uma lâmpada de UV também deverá ser instalada e colocada a funcionar durante 12 a 14 horas por dia.

8

Saiba que a temperatura no interior do terrário deverá rondar os 26ºC durante o dia, mas poderá subir até aos 37ºC, o que agradará muito a algumas das espécies. Para contribuir para esse aquecimento coloque o terrário ao sol durante algumas horas, mas vigie-o pois excesso de calor pode ser fatal para o animal!

Como montar um terrário para lagartos - Passo 8
Imagem: marthastewart.com
9

Lagartos do deserto e tropicais irão necessitar ainda de uma placa de aquecimento no lado de fora do terrário, equipamento que permitirá manter o terrário quente mesmo durante a noite, momento durante o qual as temperaturas deverão rondar os 18º-24ºC.

10

Agora que você já sabe como montar o terrário, não se esqueça que é necessário fazer a manutenção, que consiste em trocar a água do bebedouro diariamente, e limpar a areia 1 a 2 vezes por semana e, uma vez ao mês, trocar a areia ou substrato, desinfetar e limpar o terrário com um produto apropriado.

Como montar um terrário para lagartos - Passo 10
Imagem: lllreptile.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um terrário para lagartos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Use um termômetro para controlar a temperatura no interior do terrário.
  • É preferível que não use rochas de aquecimento ou bandas de aquecimento, pois esses elementos poderão magoar seu lagarto.
  • Coloque as lâmpadas em um local que o lagarto não possa alcançar, caso contrário ele poderá se queimar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como montar um terrário para lagartos
Imagem: teamsunshineperformance.com
Imagem: infolific.com
Imagem: cutehomepets.com
Imagem: zoochat.com
Imagem: marthastewart.com
Imagem: lllreptile.com
1 de 6
Como montar um terrário para lagartos

Voltar ao topo da página