Partilhar

Quantos anos vive uma iguana

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos anos vive uma iguana

Se você possui uma iguana como animal de estimação, recomendamos que continue lendo para saber um pouco mais sobre elas e saber qual é a esperança de vida destes animais. A iguana é um réptil espetacular da América do Sul e da América Central, pode ser encontrado no México, no sul do Brasil, no Paraguai, no norte de Argentina e inclusive na Flórida e nas Ilhas do Caribe. Se você é o amigo privilegiado deste animal exótico, é importante que saiba como será a sua vida. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você, com detalhes, quantos anos vive uma iguana.

Também lhe pode interessar: Como saber se uma iguana está doente

Características de uma iguana

Antes de lhe explicar quantos anos vive uma iguana, vamos explicar algumas características deste réptil tão especial. Possui um comprimento de aproximadamente 2 metros desde a cabeça até à cauda e pode pesar até 10 quilos. Foi descoberto que este tipo de répteis é venenoso, mas isso não representa nenhum risco porque a quantidade de veneno que produz é pequena para ser nociva para as pessoas. Existem iguanas que possuem chifres pequenos no focinho, entre os orifícios nasais e os olhos; na verdade, há muito tempo os biólogos fizeram distinções entre as que tinham e as que não tinham, mas na realidade hoje em dia isso já não é muito válido.

Esperança de vida de uma iguana

Quanto à pergunta de quantos anos pode viver uma iguana, podemos dizer que a resposta é relativa e que dependerá de cada caso, do habitat onde viva, mas também do clima, do tamanho, da espécie, do sexo, da alimentação e de muitos outros fatores que incidirão em seu bem-estar e sobrevivência.

No geral, as iguanas vivem uma média de 10 a 20 anos, mas existem casos de iguanas que chegaram a viver mais de 20 anos. O sexo de uma iguana pode ser determinado observando a zona central das pernas traseiras; se for macho desenvolvem poros femorais que segregam uma essência muito peculiar. Além disso, os machos costumam estar cobertos de uma substância com textura de cera e as escamas espinais são bem mais longas e largas que nas fêmeas. Continuando com o tema do sexo, é importante lembrar que enquanto são jovens, é impossível detectar o sexo das iguanas, pois até aos 16 meses não atingem a sua maturidade sexual e é nesse momento que podem se reproduzir colocando ovos.

Quantos anos vive uma iguana - Esperança de vida de uma iguana

Como vive e se alimenta uma iguana

Relacionado com quantos anos vive uma iguana, existem alguns aspectos sobre a sua forma de vida e sua alimentação que deve conhecer. As iguanas são diurnas e só se alimentam de ervas, devem comer frutas, brotos, flores e folhas para que a sua qualidade de vida e saúde seja boa. No seguinte artigo pode encontrar mais informações sobre a alimentação de uma iguana.

Em liberdade, vivem em árvores bem perto da água e só descem quando sentem alguma ameaça por perto. As iguanas são rápidas quando correm e ótimas escaladoras, são capazes de sobreviver a quedas elevadas, pois com suas unhas podem se enganchar nas folhas que encontram e amortecer o impacto.

Como sobrevivem às ameaças

Ainda que a vida em liberdade seja dura, a esperança de vida é maior do que quando vivem em cativeiro. As iguanas se movem com destreza em seu meio; quando um predador entra em seu habitat e as ameaça, elas fogem e costumam acabar na água, enquanto fogem nadando. Se forem encurraladas na terra, para sobreviver e enfrentar o agressor, abrem a sua papada, balançam a sua cabeça, esticam e incham todo o seu corpo. As iguanas costumam usar a papada aberta e os movimentos da cabeça como forma de interagir com os da sua espécie, podem cumprimentar ou inclusive celebrar um encontro sexual.

Além disso, para garantir que seu réptil esteja sempre em perfeitas condições, aconselhamos que leia o artigo como saber se minha iguana está doente.

Quantos anos vive uma iguana - Como sobrevivem às ameaças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive uma iguana, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quantos anos vive uma iguana

O que lhe pareceu o artigo?

Quantos anos vive uma iguana
1 de 3
Quantos anos vive uma iguana

Voltar ao topo da página