Várias raças de cachorros

Como cuidar de um Bichon Frisé

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como cuidar de um Bichon Frisé
Imagem: newimages.mobi

O Bichon Frisé é uma raça de cachorro que é bastante confundida com o Poodle, devido ao seu pelo branco e fofo e porte pequeno. Esta raça de cachorro é um ótimo cachorro de companhia e é ideal para ter em um apartamento. Para além de ser um cão dócil e afetuoso, o Bichon Frisé é também super brincalhão e ativo, por isso precisa de se exercitar com frequência. Se tem um Bichon Frisé como animal de estimação, em umComo vamos ajudá-lo para que saiba como cuidar de um Bichon Frisé e manter assim a saúde do seu animal.

Também lhe pode interessar: Cuidados com um Bichon Maltês

Índice

  1. Cuidados com Bichon Frisé: alimentação
  2. Cuidados com Bichon Frisé: pelagem
  3. Cuidados com Bichon Frisé: atividade física
  4. Cuidados com Bichon Frisé: saúde

Cuidados com Bichon Frisé: alimentação

Apesar de ser um cachorro de porte pequeno e não ter tendência à obesidade, deverá seguir alguns cuidados no que diz respeito à alimentação para garantir a saúde do seu Bichon Frisé. Sempre que se pensa em escolher uma ração para o cachorro ou nas quantidades ideais de comida a dar ao seu cachorro, devemos considerar fatores como porte, raça, ambiente, idade e atividade física. É importante lembrar ainda que, um cão apesar de ser da mesma raça, tem necessidades nutricionais diferentes considerando os fatores mencionados. Por isso, é aconselhável comprar sempre uma ração indicada para a sua idade, filhote ou cachorro, e nível de atividade física.

Por norma, os filhotes de Bichon Frisé deverão fazer de 3 a 4 refeições por dia até atingirem um ano de idade. Quanto à quantidade de ração que deverá dar ao seu cachorro, poderá encontrar essa informação na embalagem da mesma. Na embalagem de ração encontrará a quantidade de ração ideal consoante a idade e raça do cachorro. Uma vez que o seu cachorro atinja a idade adulta, deverá dar ao animal de 2,5 a 4% do peso do cachorro em alimento, dividido em duas porções diárias. Lembre-se que a ração é o melhor alimento que poderá dar ao seu cachorro, uma vez que já contém as vitaminas e minerais que necessita.

Como cuidar de um Bichon Frisé - Cuidados com Bichon Frisé: alimentação
Imagem: pixshark.com

Cuidados com Bichon Frisé: pelagem

O Bichon Frisé é um cachorro que não solta pelos, por isso esta de raça de cachorro é considerada hipoalérgica, sendo ideal para viver em apartamentos. Apesar de não soltar pelos, você precisará de escovar o seu pelo diariamente para uma boa manutenção da sua pelagem e evitar que os pelos mais longos se enrosquem. Para além disso, também é recomendável tosar o seu Bichon Frisé a cada dois meses. Este procedimento pode ser feito em casa, no entanto é recomendável que nas primeiras vezes faça isso no veterinário e se informe junto dele sobre a forma de tosar o seu Bichon Frisé e quais os utensílios recomendáveis para o fazer.

Como cuidar de um Bichon Frisé - Cuidados com Bichon Frisé: pelagem
Imagem: greendaykennel.wordpress.com

Cuidados com Bichon Frisé: atividade física

Apesar do Bichon Frisé ser uma raça de de porte pequeno, eles são cachorros bastante ativos e brincalhões, pelo que precisam da sua dose diária de exercício, caso contrário podem se sentir frustrados e tristes. Então os passeios ou corridas de trela e as brincadeiras no quintal ou até mesmo dentro de casa são necessárias para garantir a saúde e felicidade do seu animal de estimação. Não se descuide e dê atenção ao seu Bichon Frisé sempre que conseguir e leve-o a passear à rua pelo menos duas vezes ao dia.

Como cuidar de um Bichon Frisé - Cuidados com Bichon Frisé: atividade física
Imagem: peckspups.com

Cuidados com Bichon Frisé: saúde

Se tem um filhote de Bichon Frisé é importante que o leve o quanto antes ao veterinário para levar as vacinas de filhote. O veterinário irá explicar para você quais são as vacinas que o seu cachorro precisará de levar e em que altura as terá de levar.

As doenças que mais costumam afetar esta raça de cães são as otites, os cálculos renais e as dermatites alérgicas. Por isso, é importante estar atento a possíveis sinais que possam aparecer e ir sempre verificando o pelo e orelhas do seu Bichon Frisé. Para além disso, é ainda aconselhável levar o seu cachorro ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, para fazer uma revisão e garantir assim a saúde do seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Bichon Frisé, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
SINVALDO MOREIRA BONFIN
COMO ACABAR COM SARNA
A sua avaliação:
Daici Zappa
AONDE ADQUIRIR FILHOTE BICHON FRISE EM PETS CONFIAVEIS
Imagem: newimages.mobi
Imagem: pixshark.com
Imagem: greendaykennel.wordpress.com
Imagem: peckspups.com
1 de 4
Como cuidar de um Bichon Frisé