O cachorro maltês

Cuidados com um Bichon Maltês

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Cuidados com um Bichon Maltês

Encantadores, de tamanho perfeito, familiares, preciosos e muito inteligentes. Assim é o Bichon Maltês, uma das raças mais antigas do ocidente com um estilo físico que encanta, mas que também precisa de certos cuidados diários para o manter. Um cachorrinho que diz sim à vida familiar pelo seu comportamento, inteligência e beleza.

Se você é um feliz dono de um Bichon Maltês, hoje em umComo vamos explicar para você como cuidar deste fabuloso parceiro, os acessórios necessários para a sua manutenção e tudo o que precisa saber sobre os cuidados com um Bichon Maltês.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Bichon Frisé

Índice

  1. Pelagem
  2. As saídas
  3. Manchas de lágrimas
  4. Conselhos

Pelagem

O Maltês é um cão que precisa de um cuidado especial com a sua pelagem, um dos seus maiores atrativos. Deve pentear de forma diária para evitar nós impossíveis que podem se converter em um verdadeiro incômodo para o seu companheiro e, sem dúvida, para você também porque a sujeira costuma ficar grudada e, depois fica mais complicado de tirar.

Com uma boa escova e uma escovação diária ajudará a manter limpo e livre de nós o pelo do seu cachorrinho, mas deve ter em conta que também investirá em tosa canina e banhos.

  • As visitas à tosa são necessárias para os ajudar a manter o pelo em boas condições e a proporcionar-lhes mais frescura no verão ou calor no inverno. Existe uma grande variedade de penteados para o maltês e poderá escolher o que mais convenha a você por praticidade, orçamento ou por simples gosto.
  • Os banhos são importantes para manter os cachorrinhos limpos. É importante utilizar apenas produtos especiais para o animal e não usar um xampu regular de humanos, pois poderia estragar o seu pelo, trazer alergia, irritações e incômodos, já que têm um pH diferente do nosso. Existem xampus especializados em manter a brancura da sua pele, uma vez que costumam se tornar avermelhados. Devem ser aplicados com especial cuidado de maneira a que não toque nos seus olhos nem nariz ao aplicar ou ao enxaguar com água. É recomendável aplicar um condicionador especial para evitar os nós no seu longo pelo, bem como fazer dano ao animal ao escovar.
Cuidados com um Bichon Maltês - Pelagem

As saídas

O Maltês é um cão sociável, gosta de estar com o seu dono e familiares, bem como com outros cães de outras raças. Ao dedicar umas 2 saídas diárias, de cerca de 30 minutos, será suficiente, mas é importante ter em conta que pela sua forma física não são muito resistentes a longas caminhadas e esforços consideráveis, por isso ficará para trás, irá se deitar no chão e a sua respiração será característica quando estiver exausto.

Na primeira hora da manhã é importante fazer uma caminhada para fazer as suas necessidades, especialmente se bebeu água durante a noite. Se você tem a sorte de poder fazer um passeio a meio do dia, não hesite em fazê-lo, o seu pet agradecerá.

Cuidados com um Bichon Maltês - As saídas

Manchas de lágrimas

É muito pouco provável encontrar esta raça com a cara branca, já que o mais comum é observar a vermelhidão que sai dos seus olhos para o focinho. Esta mancha ocorre por um fungo que se forma na zona devido à umidade que costuma existir ali, mas pode ser curada com produtos adequados que têm antibióticos como a tilosina, inofensiva para o cão e que ajudará a tratar a infecção.

O produto é utilizado em forma de pó misturado com outras comidas e em um tratamento que dura uns 6 meses. O preço do quilo de produto pode variar, mas depois do tratamento tiram-se as manchas e o fungo desaparece.

Cuidados com um Bichon Maltês - Manchas de lágrimas

Conselhos

Consulte sempre o seu veterinário para se informar sobre questões mais importantes sobre a saúde do seu maltês como a esterilização ou castração, as vacinas, as dietas mais recomendadas, a limpeza dos seus dentes e os truques para o adestrar corretamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados com um Bichon Maltês, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cuidados com um Bichon Maltês