PARTILHAR

Como cuidar de um Whippet

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 27 janeiro 2020
Como cuidar de um Whippet

O Whippet é uma raça de cachorro que pertence à família dos sabujos. É conhecido pela sua silhueta magra e elegante e por ser parecido ao Galgo. Antigamente era utilizado como cão de caça por sua excelente visão e sua agilidade e rapidez. No geral, o caráter deste cachorro é tranquilo e dócil, podendo ser tímido se não se socializar quando pequeno. Estas características, junto com a sua estatura média, fazem do Whippet uma opção recomendável para pessoas que gostam de estar em casa, já que esta raça de cão adora companhia. Se quer saber como cuidar de um Whippet, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual lhe proporcionamos toda a informação que precisa.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Rottweiler

Características físicas do Whippet

Não há dúvida de que esta raça tem uma beleza invejável, caracterizada por uma silhueta bonita e elegante. À primeira vista, parece um cão extremamente delicado e frágil, mas a verdade é que tem uma grande capacidade física, entre as quais se destaca sua grande rapidez e agilidade. Além disso, por estranho que possa parecer, também é forte e resistente, outro dos motivos pelo qual era utilizado como cão de caça.

O Whippet tem uma cabeça longa e alongada e um focinho estreito. Seus olhos são ovais e muito expressivos, que costumam transmitir ternura. Este é um dos motivos pelo qual pode parecer que está sempre triste ou assustado, apesar de não ser assim. As orelhas são pequenas e seu pescoço alongado e musculoso. A altura do Whippet ronda os 47-51 cm no caso dos machos, enquanto as fêmeas costumam medir entre 44-47 cm. O peso desta raça oscila entre os 9 e 20 kg.

Comportamento do Whippet

Se quer saber como cuidar de um Whippet, é importante que conheça seu caráter. A verdade é que esta raça não costuma causar muitos problemas, já que são dóceis, gentis e amigáveis. No entanto, também é um cão energético que precisa de realizar atividade física com frequência. São excelentes animais de companhia, já que que adoram se sentir perto dos humanos e desfrutam descansando junto a eles. Além disso, costumam dar-se bem com as crianças, apesar de não ser o pet mais adequado para crianças pequenas, e que não gostam das brincadeiras rudes. Isto não significa que esta raça seja incompatível com as crianças, já que podemos ensiná-los a respeitar o animal e a não bater nele. Por outro lado, o Whippet não é a melhor raça para conviver com animais, já que seu instinto caçador poderia levá-lo a perseguir e capturar animais pequenos. No entanto, com uma boa educação desde pequeno podem chegar a evitar este tipo de comportamentos.

Como cuidar de um Whippet - Comportamento do Whippet

Adestramento do Whippet

Apesar do Whippet ser um cão tímido, não apresenta nenhum problema para se relacionar com outros cães, desde que desenvolva uma boa socialização desde pequeno. Por isso é recomendável acostumá-lo à presença de pessoas e outros cães para se ir habituando, normalize estas situações e aprenda a gostar delas.

Para ser consciente de como cuidar de um Whippet, é imprescindível ter em conta que esta raça não tolera bem os castigos físicos nem psicológicos. Por este motivo é fundamental educá-lo com estímulos positivos, ou seja, premiando os comportamentos desejados e ignorando os que considera negativos. Nunca bata no seu cão, tanto se for um Whippet como qualquer outra raça, já que dificultará sua aprendizagem e pode criar traumas em seu amigo peludo.

Alimentação do Whippet

É importante proporcionar ao seu cão alimento de qualidade, independentemente da raça. Uma boa alimentação rica nos diferentes nutrientes que nosso cão precisa contribuirá para fortalecer sua saúde, evitar possíveis doenças e aumentar também a sua expectativa de vida. Pode optar por servir duas refeições por dia, nunca antes ou depois de ter feito exercício. Além disso, deve se certificar de que tem sempre um recipiente com água e de que não o coloca em um lugar onde bate muito o sol. A quantidade de comida variará em função do peso, da idade e outros fatores, por isso é melhor consultar o veterinário. No geral, o Whippet come cerca de 250-300 gramas de ração seca.

Como cuidar de um Whippet - Alimentação do Whippet

Com que frequência lhe deve dar um banho

O Whippet tem um pelo fino e curto, por isso não precisa de muitos cuidados. Será suficiente ter em mente os cuidados gerais. Apesar disso, a frequência com que dá banho ao seu cão dependerá se se suja com mais frequência ao passear por lugares onde há terra, vegetação ou outros elementos que possam aumentar a sujeira. No geral, deve dar banho ao seu Whippet uma vez por mês com o xampu adequado para sua pelagem. Para isso é recomendável consultar o veterinário. Além disso, deve ter em conta o cuidado das unhas. Esta tarefa pode ser complicada se nunca a fez antes, por isso consulte o nosso artigo sobre como cortar as unhas de um cão.

Atividade física do Whippet

Como explicamos anteriormente, cuidar do Whippet requer exercício físico. Apesar de não ser um cão de grandes dimensões, tem muita energia, e sua grande capacidade para correr fazem desta raça um animal que precisa de um desgaste energético adequado. Deve usufruir de um bom passeio 3 vezes por dia, e em algum deles é mais que recomendável que possa correr e brincar com outros cães. Outra boa opção é curtir brincando com seu Whippet, assim, pode consultar quais são os melhores brinquedos para cães e escolher aquele que lhe atraia mais.

Pode aproveitar quando o Whippet ainda for pequeno para brincar com cães durante os passeios. Desta forma conseguirá que obtenha uma boa socialização, além de contribuir para seu bem-estar físico e emocional.

Como cuidar de um Whippet - Atividade física do Whippet

A saúde do Whippet

O Whippet é uma raça que não costuma apresentar muitas complicações de saúde e que vive entre 12 e 14 anos, no entanto, isto vai variar em função da sua alimentação, exercício físico e outros cuidados que são responsabilidade do dono. Estas são algumas doenças ou problemas de saúde que esta raça pode apresentar:

Sensibilidade ao frio

A pele fina do Whippet e sua baixa gordura corporal fazem desta raça um animal propenso a sentir frio. Nas estações frias é recomendável comprar-lhe uma roupa adequada para o proteger das baixas temperaturas e do vento. Além disso, é importante encontrar um lugar quente na casa onde possa dormir bem.

Saúde dental

No geral, este cão tem dentes fortes. No entanto, é importante prestar atenção ao cuidado dos seus dentes e gengivas. As doenças das gengivas podem se complicar e causar doenças mais graves, motivo pelo qual é importante saber quando levar seu cão ao veterinário.

Obesidade

Como à maioria de cães, os Whippets adoram comer. Especialmente quando envelhecem, podem engordar com facilidade, motivo pelo qual devemos tentar proporcionar comida de qualidade e na quantidade adequada.

Queimadura solar

Os Whippets gostam de tomar banhos de sol. Esta é uma razão pela qual deve ter especial cuidado para não abusarem deste hábito, já que poderiam queimar sua pele.

Como cuidar de um Whippet - A saúde do Whippet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Whippet, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como cuidar de um Whippet
1 de 5
Como cuidar de um Whippet

Voltar ao topo da página ↑