PARTILHAR

Como cuidar de um Rottweiler

Como cuidar de um Rottweiler

Você tem um Rottweiler e precisa saber tudo sobre os seus cuidados? Continue lendo e verá que com a nossa ajuda o seu cachorro terá uma vida repleta de bem-estar. Os Rottweiler são uma raça muito reconhecível pelo seu aspecto, são fortes e muito poderosos, têm um caráter leal, inteligente e sentem um apego muito forte pelos seus donos, tudo isto bem longe da imagem errada de agressivos.

Este animal, corretamente educado, será o seu melhor amigo, por isso em umComo.com.br vamos explicar como cuidar de um Rottweiler.

Passos a seguir:
1

Um dos cuidados mais importantes para seu Rottweiler, e em geral para qualquer cachorro, são as vacinas, considere todas as vacinas e os reforços anuais para manter o seu cão protegido contra as doenças. Leve o seu cão ao veterinário a cada três meses para que o veterinário aplique as pipetas e coleiras antiparasitárias que precisar. No nosso artigo quais são as vacinas que devo dar ao meu cachorro explicamos as doenças contra as quais você deve proteger seu animal.

Outro ponto fundamental para manter a saúde do seu Rottweiler é a alimentação. O melhor é escolher sempre ração de alta qualidade, a composição principal deve ser carne, mas de alta qualidade. A proteína crua nunca deve ser inferior a 30%, a fibra deve ser igual ou menor a 4% e a gordura mais de 20%.

Como cuidar de um Rottweiler - Passo 1
2

Um cuidado fundamental para seu Rottweiler é escovar seu pelo, ainda que você não vá precisar de o fazer diariamente, vale a pena uma vez por semana escovar sua camada superior para eliminar o pelo morto.

Em relação ao banho, você deverá habituar seu cachorro desde pequeno para que aceite tomar banho sem problemas. Pelo menos a cada 2 ou 3 meses deverá dar-lhe banho, ainda que você também deva lhe dar banho quando seu pelo se sujar muito ou se o animal apresentar parasitas. Outro aspecto relacionado com a higiene é cortar as unhas duas ou três vezes por mês, isto evitará que durante a brincadeira o cão possa machucar você ou qualquer outra pessoa.

Como cuidar de um Rottweiler - Passo 2
3

O Rottweiler tem um forte instinto protetor com a sua família, de modo que enquanto o estiver a educar evite deixá-lo sozinho com desconhecidos. Se o seu cachorro perceber um estranho como uma ameaça, pode ficar agressivo.

Deixe que seu cão se habitue aos poucos com todos do ambiente, mas sempre com você presente. Os Rottweiler têm fama de agressivos não merecida, sua aparência poderosa é associada com um caráter ruim, mas isto só acontece se não existir um adestramento adequado. Por isso, é fundamental que seu cão seja socializado desde filhote para que aprenda a compartilhar com crianças, animais e outras pessoas. Também é importante dedicar-lhe o tempo necessário para que aprenda e se relacione de forma positiva com os outros. No nosso artigo como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas damos-lhe dicas para que você consiga fazer isso com sucesso.

Como cuidar de um Rottweiler - Passo 3
4

Uma das dicas mais importantes a respeito de como cuidar de um Rottweiler é passear com ele pelo menos 3 vezes por dia, um hábito que garantirá o seu bem-estar. Durante esses passeios você deve deixar ele correr e se exercitar, lembre-se que é uma raça muito ativa e que precisa drenar toda a sua energia. Se este cão ficar aborrecido ou não contar com espaço suficiente para se mexer pode desenvolver certos comportamentos destrutivos.

Quando estiver longe de casa nunca o deixe sem guia, porque por serem protetores poderiam reagir de forma negativa com os desconhecidos, apesar de você ter dedicado tempo à sua socialização.

Como cuidar de um Rottweiler - Passo 4
5

Se tiver um Rottweiler como mascote deve saber que é uma raça com certa propensão a problemas de saúde como displasia do cotovelo e do quadril, osteocondrose dissecante que provoca artrite e faz com que ele manque, doença de Von Willebrand, panosteite, alergia, doenças cardíacas e certo inchaço. Por isso, é importante não ignorar as revisões periódicas com o veterinário.

6

Por último, como acontece com qualquer cachorro, na hora de cuidar de um Rottweiler é importante não se esquecer de dar a ele muito afeto, atenção e tempo para brincar para que possa desfrutar em família. Trata-se de um animal que adora carinho e passar tempo junto aos seus, algo imprescindível para que esteja sempre saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Rottweiler, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
ana carolina
adotei um recentemente de tres anos super docil sera que fiz mal pois tenho dois filhos uma de 3 e outro de 6 ele nao reagil a nada em relaçao dos meus filho deixou fazer carinho tudo na minha supervisao mais tenho medo de deixa ele fika dentro de casa tenho medo de deixalo fika com a gente dentro de casa eu tambem levo ele pra passear duas vezes ao dia ja dei banho nele ele deixou numa boa que fiz mal em adotar ele nessa idade mesmo sendo tao docil ?
A sua avaliação:
joao carlos
quero ter um cão desta raça quero saber mas
sobre este cão
Como cuidar de um Rottweiler
1 de 5
Como cuidar de um Rottweiler

Voltar ao topo da página ↑