menu
Partilhar

Como cuidar de um Dálmata

Como cuidar de um Dálmata

Se tivéssemos que escolher uma raça famosa, tanto nos contos como no cinema e na TV, essa raça seria o Dálmata: um cachorro com um aspecto característico e inconfundível que faz dele um exemplar elegante e atrativo. Fiel e inteligente, ele é um ótimo animal de estimação, por isso se estiver pensando em dar a ele um espaço em seu lar, umComo.com.br ajudamos com alguns conselhos para saber como cuidar de um Dálmata.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um staffordshire bull terrier
Passos a seguir:
1

O dálmata não chega ao seu aspecto definitivo antes de cumprir um ano, enquanto são filhotes suas manchas ainda não estão presentes em seu pelo da mesma forma que estarão na idade adulta.

2

Além de ser um animal alegre, divertido e muito inteligente, este cachorro é um grande guardião, com um instinto protetor enorme. Também destaca como bom companheiro para a caça.

3

É importante você saber que o dálmata é um cachorro muito ativo que requer exercício diário: caminhar, correr, brincar, tudo o que for necessário para manter seu corpo saudável e seu porte elegante.

4

Este animal é um ótimo animal de estimação porque é bastante dócil, fiel e paciente, inclusive com as crianças mais sapecas, que com certeza manterão ele correndo e brincando.

5

Um dos primeiros cuidados a considerar com o dálmata é dar a ele atenção e carinho, pois é um animal com tendência à melancolia e se o ignorarmos ou mantermos afastado da família ele pode se deprimir.

6

Seu bonito pelo é mantido facilmente, pois é bastante curto. No entanto se queremos que brilhe e que esteja em bom estado devemos escová-lo diariamente ou a cada dois dias. Este animal pode perder muito pelo, se for o caso do seu use nele um shampoo anti-queda, consulte seu veterinário sobre a frequência nas aplicações.

7

É um animal que requer espaço, por isso não se recomenda tê-lo em um apartamento. O melhor é que ele more em um lugar com jardim onde possa correr e se entreter.

8

Assim como no caso de outras raças de cachorro, sua alimentação deve ser conforme a sua idade e à atividade que realiza. Evite dar a ele comida caseira que pode resultar inadequada e com poucos nutrientes para o dálmata. O melhor é recorrer às rações comerciais.

9

Esta raça é propensa à surdez, por isso este aspecto requer atenção especial ao visitar um veterinário

10

Em relação ao médico a recomendação é a mesma de sempre: todo cachorro deve ir a um veterinário duas vezes por ano para uma revisão geral, com o objetivo de assegurar que está tudo bem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Dálmata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Atenção, brincadeiras e tempo em família é o que o dálmata mais precisa para crescer forte e saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Suelen
Olá, sou apaixonada essa raça mas moro em um lugar que eu acho sobre o que eu li no artigo não vai ser suficiente para ele.
e estou para ganhar um de presente o que eu posso fazer para ele não ter hábitos ruins e eu conseguir viver em harmonia com esse pet incrível.
A sua avaliação:
Rozeli
Podem me esclarecer sobre troca de ração? Minha Dálmata comia super bem a mesma ração de agora só que de filhote. Ela tem 11 meses e eu comprei a ração de adulto com o mesmo sabor e ela come pouco estou preocupada, posso misturar com um pouco da de filhote? Ou esperar e insistir! Ela é vacinada, vermifugada com muita saúde, tem diferença sendo de filhote para adulto? Será que me antecipei em dar a de adulto antes de 1 ano? Me ajudem! Obrigada, Rozeli
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rozeli! Como é que você fez a troca da ração, de repente ou gradualmente? É muito importante que a troca de ração seja feita de forma gradual, ou seja, ir adicionando um pouco da nova à antiga e ir diminuindo a antiga gradualmente. Se mesmo assim, sua cadela continuar não comendo, pode ser que tenha de trocar novamente por outra, às vezes os cães podem simplesmente não gostar da ração. Mas é muito importante que trocas de ração sejam feitas de forma gradual. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ana Maria
Fiquei curiosa , gostaria de ter mais informação sobre esta raça. Tenho um dálmata de dois meses, pesando 3,5.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, temos mais algumas dicas para adestrar um dálmata neste artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-adestrar-um-dalmata-19100.html Boa sorte com seu cachorrinho :)
Patriciane barbosa
Eu queria saber um lugar no ceara aonde eu poderia achar um dalmata?
Amilcar
Temos uma dalmata, ela tem dias que faz fezes muito molhe. Sera por que?
Irene
Tenho um filhote de dálmata de 2 mês e ela vive tosindo como si estivesse engasgada até dormindo ela acorda engastada já levei no veterinário e até agora nada de melhora
jutemar m santos
quero apreder mais sob esta raça q eu esto criando pela primeira vez
JOSE ALVES DA SILVA
Eu tenho um dalmata ele fez dois meses. me ensine como cuidar dele.

Como cuidar de um Dálmata
Como cuidar de um Dálmata

Voltar ao topo da página