menu
Partilhar

Como cuidar de um guaxinim

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um guaxinim

Tem um guaxinim em suas mãos e não sabe como cuidar dele? Continue lendo porque vamos dar a você algumas dicas. Antes de tudo, deve ter em conta que um guaxinim não é um animal doméstico, é um mamífero selvagem e onívoro. Um animal muito diferente que terá que conhecer bem para dar a ele os melhores cuidados. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos a você em detalhes como cuidar de um guaxinim.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gerbil
Passos a seguir:
1

O guaxinim, quando é jovem, é um mamífero muito dócil e brincalhão. Mas, quando atinge a idade adulta, pode se tornar muito agressivo, especialmente se se encontrar de repente fora do seu habitat natural e não for tratado adequadamente. Longe desse aspecto engraçado, o guaxinim tem umas garras e uns dentes imponentes que pode chegar a usar.

Para começar, o guaxinim não é apto para viver dentro de um apartamento, se vai compartilhar sua vida com este mamífero é conveniente que tenha um bom jardim com espaço exclusivo para ele e uma ampla gaiola ou cômodo.

Como cuidar de um guaxinim - Passo 1
2

Um guaxinim precisará passar muito tempo solto na zona que você definir para ele no jardim. Deveria ter à mão alguma fonte ou reservatório para lavar a sua comida e, também, alguma árvore para trepar e se esconder. Os guaxinins adoram água, se viverem em liberdade costumam lavar caranguejos e frutas no rio antes de os comer.

É um animal onívoro, por isso terá que alimentá-lo com verdura, fruta, peru, frango e peixe. Nunca lhe deve dar carne vermelha, porque não a digerem bem. O seu metabolismo permite que se alimentem de comida muito diversa, mas isso não quer dizer que você dê de comida qualquer produto. Uma alternativa adicional para dar de comida é ração úmida para gatos.

Como cuidar de um guaxinim - Passo 2
3

Os guaxinins também precisam de cuidados relacionados com a higiene. Terá que lavá-lo pelo menos duas vezes ao ano. Tem que fazer isso muito pouco porque os banhos podem danificar a sua pele e perder as propriedades de gordura que a cobrem. Para lhe dar banho, pode usar um xampu ou gel neutro e depois enxaguá-lo bem. Outro dos cuidados importantes para o seu guaxinim é que deve penteá-lo com frequência. Este mamífero troca de pelo uma vez ao ano, e é precisamente nesse período que terá de dedicar mais tempo para o pentear. Pode utilizar uma escova de cerdas metálicas para esta tarefa, mas faça-o com muito cuidado para não o machucar.

4

Terá, ainda, que educar o seu guaxinim desde filhote para que aprenda bons hábitos de comportamento e comida. Quando o educar, nunca o repreenda com agressividade, para repreendê-lo pode dizer um simples "NÃO" e com a mera repetição irá compreendendo o que é correto ou não. Os guaxinins são muito curiosos e espertos, e vão ter sempre vontade de correr, arranhar, morder e subir em qualquer superfície, por isso, tenha isso em conta. Nos primeiros dias que estiver na sua casa, vigie o seu comportamento mais que nada para que não se machuque, mas assuma que é a sua natureza. De fato, seria recomendável que fosse a algum profissional experiente neste mamífero para conhecer, compreender e modelar um pouco a sua forma de ser.

Como cuidar de um guaxinim - Passo 4
5

Se o seu guaxinim é adulto, pode ser que tenha um caráter totalmente incontrolável cada vez que tente reprimir o seu jeito e a melhor decisão será devolvê-lo ao seu habitat natural. O melhor é que, se adotar um guaxinim, tente que seja filhote para evitar surpresas de comportamento e se habitue a você.

Também deve ter em conta alguma das principais doenças que podem afetar os guaxinins para se precaver. Tem que ter muito cuidado com um parasita chamado "Baylisascaris procyonis" e que é próprio desta espécie, além disso, terá que vaciná-lo contra a raiva.

Outro dos problemas habituais é a obesidade, pois ao não viver em liberdade e diminuir a sua atividade física, será mais propenso a aumentar de peso. Deverá vigiar a sua alimentação e incentivá-lo a fazer exercício e brincar.

Os guaxinins também têm tendência a sofrer de displasia de quadril. O mais recomendável para vigiar o seu estado de saúde em relação a doenças, é ir de forma regular a um veterinário e manter sob controle a sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um guaxinim, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um guaxinim
1 de 4
Como cuidar de um guaxinim

Voltar ao topo da página