Como cuidar de um coelho anão
Os coelhos anões, como o coelho toy ou mini toy, são pequenos, mas ao contrário destes últimos, os coelhos anões crescem um pouquinho mais. Este tipo de coelhos passou a ser um animal de estimação popular pois, se eles forem bem educados, podem ficar soltos pela casa tranquilamente. Um motivo para escolher estes animais como animais de estimação é que não precisam de tantas atenções como um gato ou um cachorro, além de serem menores. Mas não devemos esquecer que eles são seres vivos, e por isso, em umComo.com.br queremos orientar você sobre como cuidar de um coelho anão.
Passos a seguir:
Apesar deles precisarem de menos atenção do que um cachorro ou gato, não devemos esquecer nem por um segundo que os coelhos anões são seres vivos, e portanto precisam de cuidado e carinho que você deve proporcionar. Se escolheu um deles como animal de estimação é porque quer educá-lo, amá-lo e estar com ele. É possível que ele precise de menos atenção, mas não se deve esquecer dele.
Não é preciso dar banho ao coelho anão. Eles se limpam sozinhos. Mas se ele sujar seu pelo ou a área anal, você pode usar toalhinhas especiais para animais e limpar a parte suja. Também é aconselhável limpá-lo com uma toalha umedecida com água morna.
É necessário escovar seu pelo para evitar que quando ele se lamba forme bolas de pelo em seu aparelho digestivo. Por ser um coelho de pelo curto não é necessário fazê-lo com muita frequência, durante a troca de pelo já seria suficiente (primavera e outono).
Apesar de serem animais muito limpos, devemos ter um cuidado especial com a arrumação de sua gaiola, para que ela esteja sempre limpa e seca, pois uma gaiola muito suja pode fazer com que eles adoeçam.
Você não deve cortar seu pelo de forma alguma. Seu pelo lhe protege de agressões externas.
Sua alimentação deve ser baseada em produtos naturais como alfafa, algumas verduras e cenouras. Além disso, ração pronta para coelhos e, principalmente, feno.
Preste atenção para que ele tenha sempre água limpa e fresca.
Mantenha seu comedouro e bebedouro sempre limpos.
Tenha uma gaiola que esteja de acordo com o tamanho de seu coelho, mas principalmente tenha em consideração seu tamanho quando chegar à idade adulta. Deste modo permitiremos que o coelho possa se mover com liberdade. Lembre-se de tirá-lo de sua gaiola uma meia hora por dia, no mínimo. A gaiola deve estar em um lugar bem iluminado e ventilado.
Os coelhos anões resistem bem ao frio, mas tenha muito cuidado com o calor. Não deixe nunca eles ao sol, verifique que eles tenham sempre sombra para se poderem refugiar.
Se você perceber que suas unhas e dentes crescem muito, mesmo que eles desgastem, vá ao veterinário para que as cortem pois ele poderia se machucar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um coelho anão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.