menu
Partilhar

Como cuidar de uma chinchila

Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de uma chinchila
Imagem: pesklub.cz

As chinchilas são ótimos animais de estimação. Cada chinchila tem a sua personalidade, sendo que umas gostam de interagir com pessoas e outras não. O roedor e o pet ideal para pessoas muito ocupadas, uma vez que é muito independente e possui hábitos noturnos. Isso significa que a chinchila dorme todo o dia e faz o que tem a fazer durante a noite. A sua alimentação é simples e não requerem vacinação. Esse animal silencioso e limpinho é o bichinho perfeito para quem vive em centros urbanos. Os cuidados com a chinchila são diferentes dos cuidados com os demais roedores. Se está considerando adotar uma, deve garantir que está bem informado. Para saber como cuidar de uma chinchila, leia esse artigo do umComo que explica como agir com essa fofura.

Também lhe pode interessar: Quanto custa e onde comprar um chinchila
Passos a seguir:
1

Alimentação

Para cuidar de uma chinchila corretamente, a sua alimentação deve ser adequada. A ração de coelhos não é a mais indicada para o bichinho. Ele deve ser alimentado com ração específica para chinchila e alfafa para manter sua saúde. Não meça as quantidades, deixando suficiente para a chinchila se servir à vontade.

Dica: Os petiscos como oleaginosas (castanha e amendoim) podem ser oferecidos ao roedor, sendo que chinchila ama uva-passa.

2

Alojamento

A gaiola ideal para a chinchila deve ter, no mínimo, dois andares. O animal deve ter espaço suficiente para se movimentar com facilidade. Incluir uma toca na gaiola é o ideal, pois o pet necessita de um espaço onde se possa esconder e refugiar dos barulhos. É essencial incluir um bebedouro, um comedouro e um porta-alfafa na gaiola. A cama da chinchila pode ser feita de serragem de pinheiro seca em estufa, para ficar bem macia.

A gaiola deve ser mantida em locais frescos onde o ar circule livremente, pois o calor excessivo pode ser fatal para o roedor. Um pequeno ventilador pode ajudar a baixar a temperatura da chinchila para um nível seguro.

Como cuidar de uma chinchila - Passo 2
Imagem: pitomec.ru
3

Higiene

Uma das vantagens de ter uma chinchila é o facto de ser muito independente a nível de asseio.Os bichinhos não criam pulgas e não necessitam de banhos. A sua pelagem sensível nunca deve ser molhada, pois demora muito a secar e pode promover o aparecimento de fungos. Existe uma areia bem fina própria para a chinchila se limpar sozinha, rolando sobre ela. Basta comprar essa areia e colocá-la na gaiola.

O fundo da gaiola pode ser forrado com jornais ou com serragem para facilitar a remoção de fezes e a absorção de urina.

4

Saúde

Apesar de parecerem frágeis e delicadas, as chinchilas são bastante resistentes e podem durar até 20 anos. Apesar disso, a visita ao veterinário deve ser feita anualmente. Os problemas de saúde são, geralmente, causados por problemas de higiene do espaço que habitam.

A chinchila deve ter acesso a brinquedos para desgastar os dentes, que estão em constante crescimento. Os dentes da chinchila crescem entre 4 e 6 cm por ano, por isso é importante garantir que elas têm acesso a materiais para roer. Dentes que crescem demais podem provocar dor, falta de apetite e até a morte do bichinho.

Dica: Troncos de parreira, salgueiro, amoreira, pereira e algodoeiro são bons materiais para a chinchila roer.

Como cuidar de uma chinchila - Passo 4
Imagem: studyfever.in
5

Exercício

A chinchila necessita de poleiros ou prateleiras de madeira para que possa saltar de um lado para o outro. O salto é uma das principais características da chinchila, que tem patinhas como um canguru. A maioria das rodas não são seguras para chinchilas, que fazem a maior parte de suas corridas durante a noite, por isso invista em escadinhas.

6

Agora que já sabe como cuidar de uma chinchila, dê uma olhada nesses artigos que ensinam como cuidar de outros roedores:

Como cuidar de uma chinchila - Passo 6
Imagem: pixgood.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma chinchila, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
apolo
estou pensando em comprar e esse artigo foi util para saber os gastos que tenho com um desses animalzinhos

Como cuidar de uma chinchila
Imagem: pesklub.cz
Imagem: pitomec.ru
Imagem: studyfever.in
Imagem: pixgood.com
1 de 4
Como cuidar de uma chinchila

Voltar ao topo da página