Os coelhos

Como cuidar de uma coelha grávida

Como cuidar de uma coelha grávida
Imagem: pixabay.com

Se você decidiu cruzar sua coelha e já tem certeza de que está grávida, provavelmente estará perguntando-se como deve cuidar dela a partir de agora e até à hora do parto. Ainda que os coelhos sejam animais domésticos que requerem menos cuidados que um cachorro, por exemplo, também precisam da nossa atenção e mais ainda quando se encontram em período de gestação. Se quiser saber como cuidar de sua coelha grávida, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha coelha está grávida
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber é quanto dura a gravidez de uma coelha para calcular com mais precisão a data do parto. Em geral, costuma rondar os 31 dias a partir do cruzamento, mas, se você não reparou no dia exato do cruzamento deverá ir apalpando a zona do estômago para notar os coelhinhos. Quando ao apalpar você notar alguns volumes saberá que sua coelha está grávida.

2

Durante todo o período de gestação você deverá deixar de racionar a alimentação e proporcionar à sua coelha toda a comida que ela quiser. Lembre-se que agora ela não se alimenta só por ela, mas também pelos coelhinhos e, portanto, requer de mais alimento.

Como cuidar de uma coelha grávida - Passo 2
Imagem: pixabay.com
3

O mesmo acontece com a água. É importante que esteja sempre hidratada, sobretudo se a gravidez ocorrer durante as épocas de calor, já que seus hormônios se encontram em constante mudança e ela precisará ingerir uma quantidade maior de líquido. É importante manter esta nova alimentação até que ocorra o desmame das crias, quando você deverá voltar a racionar sua comida. Se ela não receber todo o líquido de que precisa uma vez que tenha tido as crias, pode inclusive comer suas crias.

4

As coelhas preparam um ninho para o momento do parto e costumam fazê-lo com praticamente qualquer material que encontrarem, feno, seu próprio pelo, folhas e inclusive peças de roupa nossas. Por isso, é importante facilitar-lhe esta tarefa proporcionando-lhe o material, como, por exemplo, mais quantidade de feno, palha prensada, serragem prensada, cânhamo, etc. Se você não tiver gaiola para sua coelha, deverá habilitar algum espaço, como uma caixa, para o ninho.

Como cuidar de uma coelha grávida - Passo 4
Imagem: mirabloguers.com
5

Para cuidar da sua coelha grávida, é importante tirá-la da gaiola um pouco todos os dias para que faça exercício e evitar que fica estressada. Nem todo mundo tem as condições adequadas em sua casa para contar com uma gaiola grande ou um espaço em que o coelho possa conviver livremente, por isso deve dedicar um tempo por dia para soltá-lo e deixar que se mexa à vontade.

6

Você deverá tratar de sua coelha grávida com muita delicadeza e, na medida do possível, não pegá-la para que não fique nervosa nem estressada. É muito importante evitar qualquer situação que possa gerar estresse ou ansiedade, já que ela poderia sofrer um aborto. Mas sempre mantendo sua rotina diária, não é aconselhável alterar seus hábitos nem agitá-la com um excesso de atenção.

7

É sempre aconselhável levar sua coelha ao veterinário para realizar um acompanhamento de sua gravidez e garantir que tudo esteja correndo bem. Quando as crias nascerem, você deverá controlar que não saiam do ninho, já que precisam sentir o calor da mãe para sobreviver.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma coelha grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
afonso martins
quantos filhos pode ter uma coelha
Editor umComo.com.br
Oi Afonso! Depende da idade e tamanho da coelha. Se for uma das primeiras ninhadas é normal que nasçam 1-3 filhotes. Caso seja uma coelha mais experiente é normal que nasçam entre 6 a 9 coelhos.
afonso martins
ok muito obrigado comprei uma coelha ja grande mal chegou na semana seguinte pariu 8 uma semana depois mais 11 agora mais 6 os 8 do 1º parto morreram e nao entendi porque
Editor umComo.com.br
Oi Afonso! Você tem apenas essa coelha?
ana luisa
adorei , aprendi bastante sobre os coelhos obrigada !
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
renaly
tenho 5 recem nascidos !! mais minha coelha nao quer amamentalos ,posso dar leite em po p eles na mamadeira?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renaly, você deverá alimentá-los com uma mamadeira adequada e com leite para gatos lactantes, que encontrará à venda em qualquer loja de animais. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: mirabloguers.com
1 de 3
Como cuidar de uma coelha grávida