Partilhar

Como dar banho a um Shar Pei

 
Por Sara Viega. Atualizado: 7 novembro 2019
Como dar banho a um Shar Pei

Tem um lindo Shar Pei como animal de estimação e não sabe como lhe dar banho? Chegou ao sítio certo. Pois neste artigo vamos explicar para você alguns aspectos importantes sobre a higiene do seu pet. É fundamental que os cachorros mantenham uma higiene adequada para garantir uma boa saúde e uma boa aparência. Não temos que o lavar de forma exaustiva e exagerada, até porque isso pode ser prejudicial para o seu sistema imunológico e debilitar as suas defesas. Para o ajudar, neste artigo de umComo.com.br vamos lhe dar algumas dicas para saber como dar banho a um Shar Pei.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Shar Pei
Passos a seguir:
1

Antes de mais, é importante que tenha em conta que estes cães têm uma gordura em seu pelo que os protege de picadas de insetos como carrapatos e pulgas e, quando lhe der banho, esta camada protetora se perde, por isso pode chegar a demorar mais de 2 meses até se regenerar de novo.

Por isso, não é recomendável dar banho a um Shar Pei mais de 2 de vezes ao ano. Com isto não queremos dizer que seu cão vá ficar sujo, simplesmente que se adquirir uma determina rotina diária de higiene, seu pet ficará limpo.

Neste artigo poderá conhecer melhor como é a raça Shar Pei.

2

Primeiro vamos referir alguns cuidados de higiene diária para que possa manter o animal corretamente higienizada. Para manter seu pet limpo é conveniente passar todos os dias toalhinhas de bebê por todo o seu corpo para eliminar os restos de terra, erva ou restos de sujeira, assim evita que se acumulem bactérias na pele mas, durante a lavagem, não tira a proteção natural do seu pelo.

Com estas mesmas toalhinhas suaves tem que limpar-lhe bem todas as dobras, especialmente as do focinho inferior já que costuma acumular comida. Além da revisão diária, deve sempre dedicar uns minutos à limpeza dos olhos e ouvidos.

Como dar banho a um Shar Pei - Passo 2
3

Os Shar Pei costumam ter lacrimejo ocular, algo normal especialmente quando acordam. Para ter seus olhos bem limpos, é conveniente usar toalhinhas de bebê ou gaze embebida com um pouco de soro para limpar as remelas ou qualquer resto que tenha ao redor dos pavilhões oculares.

Em relação aos ouvidos, não é algo que deva fazer diariamente. Quanto menos lhe tocarem nas orelhas, melhor. Pense que os cães tiram a cera com suas sacudidas de cabeça, mas se notar um certo acúmulo de cera, é apropriado usar um gel apto para a limpeza dos mesmos. Deve colocar na zona mais externa, deixar atuar e depois, secar a orelha com alguma gaze ou toalhinha.

4

E agora vamos passar ao banho propriamente dito do Shar Pei. É importante que habitue o seu pet aos banhos desde filhote, isto facilitará a tarefa e, além disso pode se tornar em um momento relaxante e agradável.

Se vai lavá-lo na banheira, recomendamos que você cubra a zona com alguma base que não escorregue para não o assustar. Também é boa ideia deixar algum brinquedo na banheira para se sentir cômodo. Tenha muito cuidado para não entrar água nos ouvidos porque poderia provocar-lhe uma otite. Dê-lhe banho com água temperada e use um gel com um Ph 7.

Como dar banho a um Shar Pei - Passo 4
5

Quando o ensaboar, deverá deixar atuar o xampu sobre o corpo do seu Shar Pei uns 5 minutos, depois, deve enxaguar seu pelo com bastante água. Não hesite em repetir o enxágue para que não fique nenhum resto de sabão. De seguida, seque sua pele com uma toalha e para que fique totalmente seco use um secador.

Preste muita atenção a este passo, para que não fiquem restos de umidade entre as dobras da sua pele, pois poderiam aparecer fungos. Para finalizar, pode aplicar uma colônia apropriada para seu pet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar banho a um Shar Pei, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como dar banho a um Shar Pei

O que lhe pareceu o artigo?

Como dar banho a um Shar Pei
1 de 3
Como dar banho a um Shar Pei

Voltar ao topo da página