Partilhar

Posso dar camomila para meu cachorro?

Posso dar camomila para meu cachorro?

As pessoas que compartilham seu dia a dia com um pet e se preocupam com seu bem-estar costumam ter dúvidas sobre que produtos é melhor utilizar e quais não são recomendáveis quando se trata do seu companheiro. Além dos possíveis medicamentos que um veterinário pode receitar para algo específico, é muito frequente querer utilizar alguns remédios caseiros para algumas coisas simples no cuidado dos animais ou como reforço de tratamentos. Como uma das plantas medicinais de uso mais comum em pessoas é a camomila, é bastante habitual se perguntar se pode dar camomila para seu cachorro? E não ter a certeza se é conveniente ou, pelo contrário, perigoso seu uso em nossos pets. Por esta razão, em umCOMO vamos revelar a resposta a esta dúvida neste artigo no qual também descobrirá muitos mais detalhes a este respeito.

Também lhe pode interessar: Posso dormir com meu cachorro?

A camomila e o efeito que tem nos cachorros

A resposta à pergunta proposta anteriormente é SIM, pode dar camomila para seu cachorro. Esta erva medicinal tão comum na medicina tradicional tem efeitos muito positivos no nosso organismo e também no dos cachorros. Mas, como com tudo, tem que ter cuidado de não se exceder na hora de dar esta planta para seu pet para não causar um efeito contrário na sua saúde.

Por este motivo, é fundamental que sempre que decida utilizar este remédio em seu cachorro, primeiro consulte o veterinário e utilize sempre as doses recomendada, dependendo de para que for utilizar esta flor.

A flor desta planta tão conhecida pode ser utilizada em cachorros para diversas coisas, sobretudo para tratar problemas digestivos, problemas oculares, resfriados e gripes, nervos, estresse e insônia. De modo que, preste atenção nas seguintes linhas e descubra todos os benefícios da camomila para cachorros.

Posso dar camomila para meu cachorro? - A camomila e o efeito que tem nos cachorros

Contra os problemas digestivos

Graças às propriedades medicinais da camomila, assim como nas pessoas, esta planta tem um efeito muito positivo para aliviar os problemas estomacais e intestinais nos cachorros. Se um cão sofre de vômitos, diarreia ou de uma gastroenterite generalizada, pode oferecer um pouco de chá de camomila para ele, o qual deve ser feito como uma infusão mas sem acrescentar nem açúcar nem adoçantes.

Assim, a camomila para cães com vômitos ou diarreia é recomendada, mas sempre sob controle veterinário, que decidirá se o caso é grave ou não, já que caso seja, é mais conveniente atuar rápido com medicamentos e não esperar os efeitos de um remédio natural.

Se vir que seu pet parece estar desconfortável depois de ter comido muito ou algo que não caiu bem, também pode dar umas colheres de infusão desta planta, já que é muito boa para aliviar as digestões difíceis.

Além disso, esta erva medicinal é usada para desparasitar cães de forma interna, ou seja, serve junto com outros remédios caseiros, para evitar ou livrar-se dos parasitas intestinais. De qualquer forma, é recomendável utilizar o tratamento veterinário indicado para este fim e, além disso, dar camomila para seu cachorro como reforço.

Posso dar camomila para meu cachorro? - Contra os problemas digestivos

Aliviar problemas nos olhos

Como a camomila não se encontra entre as plantas tóxicas para os cães, podemos dar-lhe muitos usos para melhorar a saúde do nosso pet. Por exemplo, outro uso muito comum é utilizar a infusão ou o chá desta planta frio para limpar os olhos ou aliviar problemas neles.

Graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, trata-se de um dos remédios mais eficazes para combater o excesso de remelas, as remelas verdes e a conjuntivite. Para isso, além de levar seu amigo peludo a uma revisão veterinária, deverá fazer a infusão e deixar esfriar ou inclusive colocar na geladeira. Depois deverá molhar uma gaze estéril no chá e passar suavemente pelos olhos do seu pet. É muito importante utilizar diferentes gazes para cada olho e assim, no caso de haver alguma infecção num olho, evitará afetar o outro.

Camomila para a ansiedade e o estresse

Se vir que seu peludo fica ansioso ou muito nervoso, seja por que há uma mudança ou porque chega alguém novo a casa, podemos dar umas colheres desta infusão para beber. Esta planta produz um efeito ligeiramente sedativo nos cachorros, por isso é perfeita para acalmar e inclusive para que estejam tranquilos se podermos antecipar que vão estar presentes em uma situação que lhes causará mal-estar. O componente principal da camomila que produz este efeito relaxante nos cães é a apigenina.

Posso dar camomila para meu cachorro? - Camomila para a ansiedade e o estresse

Acalmar a pele com camomila

Esta planta originária do sudeste da Europa e da Ásia menor é indicada para aliviar a pele irritada ou algumas reações que podem ocorrer nela ao entrar em contato com algumas substâncias ou materiais. Além disso, também é uma muito boa opção para acalmar a coceira e a dor originada por picadas de insetos.

Se este é o caso do seu pet, pode aplicar camomila na pele afetada do seu cão com um pano de algodão molhado na infusão fria. Deverá passar o pano com suavidade para evitar fazer mais dano à pele do seu cachorro, faça massagens suaves em círculos e permita que a pele se embeba bem neste chá e deixe que seque sozinho. No caso de picadas, também pode adicionar à infusão um pouco de hortelã ou usar aloe vera.

Se gostou de saber se pode dar camomila para seu cachorro?, então pode ser que este outro artigo sobre a pergunta frequente se pode dar ibuprofeno para seu cão, seja útil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso dar camomila para meu cachorro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Posso dar camomila para meu cachorro?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Damauri Noffs
Meu cachorro é um basset hound, aquele lindão de orelhas enormes, deixei ele olhar pela janela do carro com o vidro aberto( um erro) e ele ficou com uma secreção amarela que curei limpando e pingando chá de camomila nos olhinhos dele, é excelente recomendo muito.
Wanda Oliveira
Fiquei mais tranquila, pois dei esse cha ao caozinho por minha conta e levei-o ao Vet apos ter dado o cha, ela nao aprovou e disse que nem todos os remedios que os humanos tomam tem eficacia para os animais' Muito obrigada, apesar da preocupacao valeu! Abracos
Damauri Noffs
Minha nora é vet. e disse que não tem problema nenhum dar cha de camomila pro bichinho.

Posso dar camomila para meu cachorro?
1 de 4
Posso dar camomila para meu cachorro?

Voltar ao topo da página