Como escolher a ração para um cão com dermatite
A dermatite em cães é uma doença que se manifesta através de sintomas como prurido, coceira, áreas avermelhadas e descamação e irritação da pele. Estas lesões são as que aparecem inicialmente, mas se o animal não receber o tratamento adequado, avançarão originando pele dura e escurecida e deixando áreas sem ou com menos quantidade de pelos. Por esse motivo, o animal requererá cuidados especiais, bem como algumas mudanças em sua dieta para proteger a saúde de sua pele. Descubra no seguinte artigo de umComo como escolher a ração para um cão com dermatite.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, é conveniente saber que a dermatite atópica canina é uma doença cutânea causada por uma hipersensibilidade do cão a determinados componentes ambientais, como o pólen, os ácaros, o mofo, o uso de certos produtos ou as picadas de insetos, ainda que também possa ser consequência de uma alergia alimentar. Esta última, manifesta-se nos cães através de uma coceira intensa, que acaba originando um arranhado constante que produz alterações no estado natural da pele, denominada dermatite de origem alimentar.
Ainda que não se conheça a origem da dermatite com total exatidão, foi observado que é muito mais frequente em cães jovens e que há determinadas raças que são mais propensas à doença, como o dálmata, o boxer, o labrador, o shar pei, o pastor alemão ou o bull dog francês. É muito importante identificar se nosso cão sofre de dermatite e levá-lo ao veterinário o quanto antes, já que os arranhões e os lambidos constantes provocarão maior irritação, causando a piora da doença.
No tratamento da dermatite canina são fundamentais as vacinas e os fármacos que ajudam a combater o prurido e a coceira, como a administração de uma ração para cães adequada que evite qualquer tipo de reação alérgica que piore o estado da pele. Recomenda-se também o controle dos parasitas externos e dar banhos no animal com xampus que contenham propriedades antibacterianas, antimicóticas e hidratantes.
Em relação à questão da alimentação para cães com dermatite, é fundamental seguir as instruções do veterinário quanto à sua dieta diária e adquirir uma ração hipoalergênica e de qualidade que garanta sua boa nutrição. Esta também deve ser específica e ser capaz de melhorar a função da barreira cutânea, reduzir o prurido, a inflamação e promover a cicatrização da pele.
As rações que contêm ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6 são adequadas para cães com dermatite, já que contam com propriedades cicatrizantes, aceleram o processo de recuperação da pele e ajudam a manter sua hidratação. Além de escolher uma ração de qualidade, não nos devemos esquecer da importância de eliminar de sua dieta os doces e também os brinquedos mastigáveis, já que há a possibilidade de conterem algum outro componente alergênico.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a ração para um cão com dermatite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.