Partilhar

Como distinguir uma cobra coral verdadeira

Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: animais.culturamix.com

Apesar de ser uma cobra de pequeno porte, a cobra coral verdadeira é considerada uma das mais venenosas do Brasil, pois seu veneno possui alto teor de intoxicação. E, caso a pessoa picada não receba atendimento médico rápido, ou caso não tome as providências necessárias rapidamente, pode morrer em questão de segundos. A cobra coral pode ser reconhecida por sua coloração em listras vermelhas, pretas e amarelas. Devido às diferentes espécies de cobras corais, pode ficar complicado distinguir as peçonhentas das não-peçonhentas. Por isso, este artigo de umComo te dará dicas de como reconhecer uma cobra coral verdadeira para que fujas de perto dela, antes que sejas atacado e acabe por entrar nas estatísticas.

Vai precisar de:

Diferentes espécies

As cobras corais podem pertencer a quatro diferentes gêneros, que se distinguem por serem ou não peçonhentas, sendo elas:

Não-peçonhentas (falsa coral):

  • pela sua coloração parecida com a da coral verdadeira, a cobra coral não-peçonhenta dessa espécie é popularmente conhecida como “falsa coral”. É um mecanismo utilizado para que afugentem os predadores, mas algumas acabam sendo mortas devido a essa característica.

Erythrolamprus

Pode ser encontrada na América do Sul e atinge até 80cm de comprimento;

Como distinguir uma cobra coral verdadeira - Erythrolamprus
Imagem: guaquira.net

Oxyrhopus

Pode ser encontrada em todo o território brasileiro . É uma espécie terrícola com hábitos noturnos.

Como distinguir uma cobra coral verdadeira - Oxyrhopus
Imagem: conhecendoanimais.blogspot.com

Anilius

Pode ser encontrada, principalmente, na América do Sul, chega a medir cerca de 75cm. É um gênero de serpentes que não possui a coloração característica das cobras corais: ela possui somente faixas pretas e vermelhas.

Como distinguir uma cobra coral verdadeira - Anilius
Imagem: featuredcreature.com

Peçonhenta (coral verdadeira)

Micrurus - podem ser encontradas na América Central e na América do Sul. Possui veneno neurotóxico (que atinge todo o sistema nervoso central) e pode medir até dois metros de comprimento.

Como distinguir uma cobra coral verdadeira - Peçonhenta (coral verdadeira)
Imagem: tiposdecobras.no.comunidades.net

Distinção

Há algumas maneiras de distinguir uma coral verdadeira das demais não-peçonhentas, dentre elas, destaca-se:

  • O tamanho do olho. Enquanto a coral verdadeira tem um olho pequeno, as demais possuem um olho bem maior.
  • A cobra coral falsa possui a barriga branca. Enquanto a verdadeira tem a mesma coloração por todo o corpo.
  • A cobra verdadeira é bem maior que a falsa.
  • A cobra coral verdadeira possui a cabeça em formato triangular e achatada. Além disso, a cabeça sobressai ao corpo. Enquanto as falsas possuem cabeça estreita e alongada e não é possível distingui-la da cauda.
  • Quando se sente ameaçada, a cobra coral verdadeira se enrola e se prepara para dar o bote. A cobra coral falsa, normalmente, foge, por não ter como se defender.

Há algumas espécies de cobra coral verdadeira que não possuem a coloração vermelha. Assim, podem ser facilmente reconhecidas quando vistas.

Como distinguir uma cobra coral verdadeira - Distinção
Imagem: gentedeopiniao.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como distinguir uma cobra coral verdadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como distinguir uma cobra coral verdadeira

3 comentários
JUSCELINO JOSE NEVES
existe coral com ferrao ele e macho
Irina
Boas informações! Essas cobras metem mesmo medo!!
Luciano
Algumas informações erradas.

Imagem: animais.culturamix.com
Imagem: guaquira.net
Imagem: conhecendoanimais.blogspot.com
Imagem: featuredcreature.com
Imagem: gentedeopiniao.com.br
1 de 6

Voltar ao topo da página