Cobras

Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora

É a mesma coisa uma serpente e uma cobra? E uma bora e uma serpente? São sinônimos estes termos? Normalmente são utilizados indistintamente para se referir a um único animal, mas na verdade há diferenças entre eles. Por isso, em umComo queremos explicar a você qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora para que você possa designar cada animal com o nome que lhe pertence.

Também lhe pode interessar: Qual é a cobra mais venenosa do mundo

Índice

  1. Serpente
  2. Cobra
  3. Víbora
  4. Diferença entre serpente, cobra e víbora

Serpente

As serpentes, são uma subordem dos répteis que se caracterizam por não terem patas, mas um corpo alongado e normalmente cilíndrico coberto de escamas.

Cientificamente, como o resto de subordens animais, as serpentes dividem-se em:

  • Famílias;
  • Subfamílias;
  • Gêneros;
  • Subgêneros;
  • Espécies;
  • Subespécies.
Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora - Serpente

Cobra

As cobras ou colubrídeos são uma família de serpentes, Colubridae, que inclui cerca de 1800 espécies. Seu tamanho costuma oscilar entre os 20 e 30 cm, caracterizam-se por uma cabeça coberta de escamas grandes e ainda que normalmente sejam de terra, também existem algumas espécies de cobras aquáticas, anfíbias, escavadoras, etc.

É a família com o maior número de gêneros e espécies, já que durante muito tempo funcionou como "balaio de gatos" que acolhia todas as que ainda não estavam classificadas. Por isso, em alguns países, são erradamente conhecidas como cobras todas aquelas serpentes que não são venenosas ou inclusive como sinônimo de serpente.

Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora - Cobra

Víbora

As víboras são uma subfamília das serpentes, Viperinae, que por sua vez fazem parte da família dos viperídeos (Viperidae) junto com os crótalos (Crotalinae). Caracterizam-se pelo fato de serem venenosas e contar com longos caninos afiados. São de cabeça triangular e têm grande rapidez para ficar em posição de ataque contra suas presas.

Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora - Víbora

Diferença entre serpente, cobra e víbora

Em termos gerais, podemos definir a diferença entre serpente, cobra e víbora no fato de que: as cobras e as víboras são dois tipos serpentes, já que se trata de uma família e uma subfamília, respectivamente, deste animal.

Mas, deste modo, as víboras não são cobras, nem ao contrário ou que qualquer serpente possa ser chamada de víbora ou cobra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Qual é a diferença entre serpente, cobra e víbora