Partilhar

Como é um Gato Siberiano

Como é um Gato Siberiano

O Gato Siberiano, também conhecido como Gato dos bosques da Sibéria é uma raça de gato criada de forma natural nos bosques da Rússia pelo cruzamento de gatos domésticos e de gatos selvagens. É um gato grande de pelo longo que se destaca sobre outras raças de gatos por seu caráter sociável. O Gato Siberiano é perfeito para as pessoas alérgicas que não querem renunciar a ter um animal desses, pois sua saliva tem menos quantidades da proteína Fel D1 que é a que costuma provocar alergia nas pessoas.

Também lhe pode interessar: Como é um gato angorá

Características físicas

O Gato Siberiano é um gato corpulento, musculoso e ágil. Comparado com outras raças de gatos, ele é de crescimento lento: atinge seu tamanho definitivo quando tem ao redor de 20 meses de idade e continua se desenvolvendo até os 5 anos. O pelo pode apresentar qualquer cor e padrão e existe a sub-raça Neva Masquerade, que é o Gato Siberiano com o padrão de cor do gato siamês. É um gato grande: as fêmeas adultas costumam pesar entre 4 e 6 Kg e os machos entre 5 e 8Kg, sendo também mais musculosos que as fêmeas.

Comportamento do Gato Siberiano

O Gato Siberiano é sociável, tranquilo e muito carinhoso com seu dono. É um gato esperto com uma capacidade alta de aprendizagem e que costuma prestar atenção quando é chamado. Ao contrário dos machos, as fêmeas de Gato Siberiano podem querer escapar, especialmente em épocas de cio.

Como cuidar do Gato Siberiano

O Gato Siberiano tem um pelo denso e longo, por isso deve ser escovado com frequência (pelo menos 2 vezes por semana), e principalmente na época de troca de pelo. A época de troca pode chegar a ser constante se o Gato Siberiano morar em um apartamento. O pelo do Gato Siberiano é impermeável, por isso não tem muita tendência a dar nó.

Saúde do Gato Siberiano

O Gato Siberiano é uma raça de gato natural, ou seja, não houve uma intervenção humana em sua evolução. Por isso é uma raça particularmente saudável que, ao contrário de outras raças de gatos, não apresenta doenças genéticas próprias.

Corpo do Gato Siberiano

No Gato Siberiano destacam-se as linhas arrendondadas na cabeça, as orelhas, e os olhos. As patas são grandes, sendo as traseiras mais longas que as dianteiras. O rabo é maior na base que na ponta e tem o pelo longo e muito denso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um Gato Siberiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • O Gato Siberiano é hipoalergênico, o que significa que causa menos alergia que outras raças de gato, mas ainda assim pode produzí-la. A quantidade de alergênios segregados pode variar entre eles. Se você sofre de alguma alergia, antes de adquirir um Gato Siberiano comprove antes se o gato escolhido não lhe causa realmente nenhuma alergia.

Escrever comentário sobre Como é um Gato Siberiano

3 comentários
Christiano
Ola eu gostaria de saber o PREÇO do siberiano,alguem sabe me informar?
gato siberiano
1.400,00 e R$ 2.500,00
Eliane
Boa noite! Onde consigo encontrar um filhote de gato siberiano no Brasil e qual o custo?
antony sanches
Olá, não sei se alguém te respondeu mas comprei um filhote lindo, o único criador de siberiano encontra-se em santo andré/sp, entre em contato com eles
Marlene Nunes
Boa noite! Como faço para adquirir um filhote de Gato Siberiano aqui no Rio de Janeiro-RJ? Grata, Marlene Nunes

Como é um Gato Siberiano
Como é um Gato Siberiano

Voltar ao topo da página