Partilhar

Como afugentar um gato

Como afugentar um gato

O gato é um animal de hábitos higiênicos e sempre que pode prefere fazer as suas necessidades longe do lugar onde come. Por esse motivo é muito comum que se algum vizinho tiver um gato ele entre e saia livremente da sua casa, esse gato vá ao jardim da vizinhança e o utilize como casa de banho, escavando a terra e estragando as plantas. Se tem este problema e precisa de afugentar um gato do seu jardim pode falar com o dono do gato embora dificilmente consiga fazer alguma coisa para evitar a situação. No entanto, em umComo vamos lhe dar mostrar algumas técnicas para saber como afugentar um gato.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como acalmar um gato
Passos a seguir:
1

Um dos primeiros conselhos que lhe podemos dar para que saiba como afugentar um gato é que guarde a casca das frutas que comer, em especial das cítricas, e as espalhe pelas zonas do jardim onde vão normalmente os gatos. O cheiro cítrico é o que vai afugentar um gato, este odor dura entre 2 ou 3 dias, passado este tempo terá que mudar as cascas.

Outra opção é esfregar as cascas pelas paredes e solos do jardim, isso também irá afastar o gato da sua casa.

Como afugentar um gato - Passo 1
2

Outra forma de conseguir afugentar os gatos é evitar alimentá-los direta ou indiretamente. É claro que, se não quer que os gatos entrem em sua casa, não lhes deve comida. Porém, quer você lhes dê ou não comida, eles poderão encontrar comida no lixo que você deixa na rua ou nas cascas dos alimentos que deita para a rua.

Se você tiver uma lixeira fora de sua casa, tente fechar a bolsa de forma hermética para tentar que os gatos não consigam chegar ao seu interior.

Como afugentar um gato - Passo 2
3

A pimenta em pó também é um bom truque para afugentar os gatos de sua casa. A ideia é colocar a pimenta nas zonas em que os gatos costumam andar pela sua casa ou jardim, desta forma, quando o gato quiser voltar a entrar, a pimenta causará coceira no nariz e vai fazê-los espirrar. Assim conseguirá que, pouco a pouco, o gato associe a sua casa a um lugar incômodo e deixe de ir lá.

Como afugentar um gato - Passo 3
4

Um dos inimigos dos gatos é a água. Estes animais não suportam a água, por isso se quer afugentar os gatos uma boa opção é ter uma mangueira ou instalar um sistema de rega automático no seu jardim. A água não prejudicará os gatos, mas irá assustá-los e assim conseguirá que eles entrem com tanta frequência na sua casa.

Como afugentar um gato - Passo 4
5

Os aromas de algumas plantas afastam os gatos, por isso se quer saber como pode afugentar os gatos, plante no seu jardim lavanda, limão ou tomilho, plantas que têm um aroma forte e que por isso não são agradáveis para estes animais.

Como afugentar um gato - Passo 5
6

Como última opção, pode fazer produtos para afugentar os gatos de forma caseira. Neste artigo de umComo damos-lhe algumas ideias para fazer repelente de gatos com ingredientes como a lavanda, o tomilho ou a pimenta.

Como afugentar um gato - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como afugentar um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Também pode usar este truque se tiver um gato em casa e por qualquer motivo o quiser manter afastado de algum local da casa.
  • Nunca espante um gato do seu jardim recorrendo à violência.

Escrever comentário sobre Como afugentar um gato

O que lhe pareceu o artigo?
31 comentários
Camila
Tenho 2 gatos adultos e duas filhotes.Nenhum deles tem o hábito de sair de casa e brigar com outos gatos.Ha alguns meses,apareceu um gato de uma moradora aqui do meu bairro, que vem até minha casa somente para agredir os meus gatos,e como eles nao tem costume de brigar,acabam machucados.O meu gato mais velho está tão estressado com isso que parou de comer e vive se escondendo e assustado.Não sei mais o que fazer.Já conversei com a dona do intruso ma não adianta,e não tenho coragem de fazer mal a esse animal.Mas nao quero ver os meus gatos machucados.Preciso de orientações por favor.
Editor umComo.com.br
Oi Camila! É uma situação complexa, uma vez que a proprietária não se envolve. A melhor solução é evitar que os seus gatos saiam de casa, já que é o único método que garante 100% que não volta a acontecer. Caso você tenha um jardim, pode criar estruturas para evitar que outros gatos entrem, protegendo os seus no interior sem que saiam. É possível que, se os seus não são castrados, estejam lutando por uma fêmea. Uma coleira de feromônios também pode ajudar (marca Feliwey, por exemplo), que ajudam a apaziguar com outros gatos. Boa sorte e tudo de bom para vocês :)
Jone Quest
As cascas de frutas cítricas não funcionam. Tenho vários pés-de-laranja e limões no meu jardim. Todas as cascas que usamos espalhamos no jardim. Só serve mesmo para atrair aquelas mosquinhas pequenas. Jogar água, até pode funcionar, mas quem vai ficar de guarda esperando os gatos indesejados chegarem? E outra, falar com o vizinho dificilmente funciona, pois o único jeito seria ele prender os gatos, o que ele não vai fazer.
Rosimeri
Boa noite, tenho um gato com dez anos, o problema que o gato do vizinho mais novo vem atacando o meu gato que esta tomando remédio por causa dos ferimentos e agora a noite ao tirar o carro da garagem ele saiu e foi atacado pelo gato novamente, não sei mais o que fazer com o gato da vizinha...
Editor umComo.com.br
Oi Rosimeri! É quase impossível controlar o comportamento dos outros gatos e, por isso, o melhor a fazer é deixar o seu gato preso enquanto está fazendo tratamento. Só assim tem a certeza que o gato da vizinha não volta a fazer estragos.
Carolina
Quando as pessoas tem muitos gatos em sua casa e não tem cerca elétrica, não coloca tela nos portões etc.. para manter seus gatos na sua casa,( não é meu e sim do outro) eu entendo que essa pessoa não tem o minimo respeito com ninguém.. Pois os seus gatos estão violando o meu direito de ter meu jardim, uma horta.. meus vasinhos...estão violando a minha liberdade de deixar minha casa aberta, janelas, portas...Eu sou prisioneira dos gatos ...Pode? Não sou contra animais..mas deve haver responsabilidade por parte do outro.. eu quero paz, quero cultivar meu jardim quero abrir portas e janelas sem preocupação se gato vai pular na minha pia da cozinha, na minha mesa, e deitar no meu sofá como já aconteceu.. É pedir muito...
Jéssica
Passo pelo mesmo problema, é um "inferno", se bobiar eles entram até dentro do carro e fazem xixi, minha casa está inteira cheirando xixi e coco de gato. Adotei um cachorro, mas agora além de limpar a sujeira dos gatos tem a do cão tambem. Não sei mais o que fazer.
Lucy
Eu também não aguento mais esses animais, tenho bebê em casa e eu e meu esposo somos alérgicos, tenho uma cachorra mas ela é muito dócil, não faz nada para em pedir a entradas dos gatos, vou testar a pimenta, e espero que der certo.
sil
concordo plenamente
Doralice Ferro Pereira
Ganhei um gato adulto , quero saber se tem como ensinar meu gato a fazer suas " necessidades " , eu já li o artigo sobre como ensinar ele fazer , porém o artigo diz para filhotes quero saber se funciona com um gato adulto.
Ana
Oi... eu nao consigo entender... aparecem gatos aqui todos os meses querendo ser adotados.. eu ja tenho 4 gatos castrados e um cachorro eu nao tenho condiçoes de ter mais gatos... eu tenho que ficar afugentando e nao tenho condiçoes... minha gata fica stressada (os outros nao ligam) ela nao gosta de visitantes.. e eu amo gatos.. sempre fico pensando.... 'ta com fome' 'ta machucado' 'só quer carinho' 'precisa de amor' e nao consigo afugentar... ateh chegar ao stremo de brigarem feio e meu pai ou meu namorado ter que afugentar eles.... esse repelente nao dá por causa dos meus gatos... teria alguma ideia? Me ajuda por favor... o pior é que sao todos lindos e peludos que vem aqui... uma tentação.
Cristiane
Boa noite tenho 3 gatos castrado mas de um tempo pra cá 1 dele está fazendo cocô no chão .já comprei caixinha maior troquei a areia aumentei o número de caixinha e nada limpo todos os dias.tem algum repelente que posso usar por favor me ajuda
Lucas
Leve seu gato ao veterinário. Esse tipo de comportamento não é comum entre os gatos e pode ser um sinal de doença. Alguns gatos podem fazer esse tipo de coisa como uma forma de alertar os donos de algo com sua saúde não está bem.
Manuela Pinheiro
Os defensores de gato são muito agressivos com quem não gosta do animal , chegam a ter mais ódio no coração do que os que fazem comentários maldosos.
Mara
É que estarmos fartos de tanto preconceito em relação a eles, na verdade é o mesmo que sentimento de racismo que muitas pessoas tem e não admitem. Eu amo gatos, defendo eles, não tenho mais paciência pra esse tipo de gente sinceramente. Mas temos que deixar pra lá, não estressar pq são pessoas que tem problemas de convivência com tudo que é diferente do que elas gostam. Mas não admito perseguições a eles. Quanto mai conheço o ser humano, mais eu amo os animais!
nazare oliveira
eu nao sei o que fazer,estou com uma casa de 3 andares fechada pra reforma.todos os dia tenho que lavar mais de 500 metros de casa por conta dos gatos que sujam tudo ufaaa.....
Jorge Pires
O problema são certas pessoas. Por ex: Existem pessoas que têm 15 e 20 gatos, mas alguém pode controlar isto? Se alguém faz mal a um gato, lá vêm os defensores. Defensores dos gatos não dos animais, porque gatos em quantidade destroem outra espécies, muito mais úteis que os gatos. Antigamente não havia pragas nem de gatos nem de cães. Agora é muito fácil comprar no Super-mercado o alimento. Por isso temos o País "cagado" de alto a baixo.
Mara
O problema é a ignorância dos que se acham superiores! Animais são vidas, na dor somos todos iguais! Eu tenho 10 sim, e todos tem uma história triste de vida, de abandono, de maus tratos, de fome, frio, etc. Quem ama gatos, ama animais em geral. Não faço distinção e detesto quem faz, pra mim é preconceito! Se a cidade é suja, os rios poluídos, os humanos são os verdadeiros culpados de tudo! Não atribua características de humanos aos animais pq eles são muito mais decentes! São irracionais, se é que vc estudou, devia saber né, seguem seu instinto e também são criaturas de Deus. Se não gosta respeita! Ou então viva com os ratos procriando cada vez mais pq as ruas vivem imundas da falta de educação das pessoas! Queria ver um dia que não tivesse mais animais pq cada um tem uma funçao na terra. Quanto mais eu conheço o ser humano mais eu amo os animais! O país tá cagado de gente hipócrita isso sim!
Marcia Nozawa
Sr. jorge Pires, concordo comquase tudo que escreveu, mas acho que poderia ser mais educado ao final do comentário, afinal o Sr. também não contribui, absolutamente com nada para a situação em que vivemos nesse país de m.............., como o Sr. afirma?

Como afugentar um gato
1 de 7
Como afugentar um gato

Voltar ao topo da página