Partilhar

Como ensinar um gato a não arranhar e morder

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar um gato a não arranhar e morder

É muito comum para um gatinho pequeno ter o hábito de morder e arranhar nossas mãos. Esse comportamento não é de modo algum agressivo, para o gatinho é um jogo e, geralmente, achamos engraçado no começo, mas o gatinho vai crescendo, e as suas unhas, e dentes e a sua força também. E assim este jogo vai-se tornando cada vez mais doloroso para o dono do gatinho. O mais habitual é o gato abandonar este comportamento quando crescer e atingir a idade adulta, mas se não quer esperar, podemos desde cedo incutir ao gato a ideia de que a nossa mão não é um brinquedo seguindo estes passos. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e aprenda como ensinar um gato a não arranhar e morder.

Passos a seguir:
1

No princípio é recomendável que evite usar as suas mãos para provocar ou brincar com o animal, como se os seus dedos fossem uma presa. O gato é um caçador nato e de pequeno não distinguirá entre a sua mão e um brinquedo, nem também saberá que lhe causa dor.

Quando o gato o arranhar ou morder grite em sinal de dor e retire a sua mão devagar e com tranquilidade. É muito importante que retire a mão devagar, se o fizer rapidamente o gato interpretará que está brincando e tentará arranhá-lo ou morder outra vez.

2

Em seguida deverá repreender o gato da única forma que entende e aceita, que é como faria a sua mãe. Agarre-o pela pele da nuca e baixe-lhe a cabeça até que quase toca no chão. Mantenha o gato nessa posição com firmeza mas sem apertar durante 5 segundos e depois deixe-o ir. Pode ser que no princípio lhe pareça algo desagradável, as esta estratégia fará saber o animal que fez algo de errado sem o ferir nem lhe causar dano.

3

Sempre que o gato o arranhar ou morder o vir que o faz com outras pessoas lá de casa, deverá repetir a mesma lição. É importante que tenha claro que, assim como ocorre quando repreendemos um cachorro, a chamada de atenção deve realizar-se no momento e não depois, pois o animal não saberá o que terá feito de mal se não relacionar a sua reação com a ação que acabou de cometer.

4

Os gatos mordem e arranham as nossas mãos para brincarem, não lhes retire o seu brinquedo favorito sem lhe dar um brinquedo substituto: uma bola, um cordel, um laser... É importante que o gato brinque inclusivamente depois de atingir a idade adulta, para que se mantenha em forma.

Quer saber as melhores formas de brincar com o seu felino? Então não perca estes artigos:

Como ensinar um gato a não arranhar e morder - Passo 4
5

Muitas pessoas continuam brincando com os seus gatinhos com as mãos e para minimizar o resultado doloroso desse hábito decidem continuar a fazê-lo mas protegendo as mãos com luvas. Se faz isto deve saber que o seu gato continuará pensando que a sua mão é um brinquedo e "atacará" as mãos para brincar sempre que lhe apeteça, quer tenha luvas ou não. Por isso, o melhor é corrigir este comportamento o quanto antes para evitar lesões incômodas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um gato a não arranhar e morder, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Para ensinar um gato a não arranhar e morder as mãos também pode falar com o veterinário, ele irá dar-lhe bons conselhos.

Escrever comentário sobre Como ensinar um gato a não arranhar e morder

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
andrea
oi adotei uma gatinha de aproximadamente 2 anos, e ela é um caso sério, tirando a agressividade - ela come tudo o que passa na frente dela, tem uma fome insaciável, não podemos deixa lá transitar em ambientes sozinha pq ela come o que vê pela frente - a última aquisição dela foi um calango! Tem alguma forma de conseguir adestra la ?
SIMONE
BOA TARDE! MEU GATO ELE TEM QUASE DOIS ANOS, MAS ELE MORDE MESMO.O QUE FAZER?
Sandra Vianna
Meu gato tem 3 meses e é extremamente agressivo. Morde com muita força, mesmo quando não estamos brincando com ele. Quando o repelimos, ele volta e faz pior! O que me parece é que ele não tem parâmetros e não faz isso por maldade, mas tem sido muito complicado deixá-lo ao nosso lado o dia inteiro; sou obrigada a colocar a criaturinha no banheiro por uns instantes. Há momentos (poucos), em que ele aceita carinho. Ele dorme na cama conosco, gosta do ar condicionado (rsrsrs...), mas tem se tornado uma verdadeira batalha a convivência diária. Nem mesmo nosso cachorrinho ancião (16 anos), que tem a maior paciência com ele, acaba sofrendo com nosso gatinho. Gostaria muito de saber algo que pudesse fazer para melhorar esse comportamento agressivo do nosso Prince. Ele está conosco há, aproximadamente, dois meses. Por favor, preciso de ajuda. O Prince foi adotado (a gata de um aluno meu teve filhotes e eles estavam dando todos, então, eu peguei ele para mim). Ele é vacinado, vermifugado e será castrado também. Aguardo breve retorno. Grata, Sandra Vianna
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Sandra, nesse link poderá ver algumas dicas para tornar o seu gato menos agressivo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-com-que-o-meu-gato-seja-menos-agressivo-4702.html Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! ;)
Lucas Pascholatti
Muito obrigado pelo artigo Sara!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Lucas, obrigada nós por nos visitar :) Sempre que quiser visite-nos :)
MicheleAW
como faço para meu gato nao sair para a rua e para o mato
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Michele, nesse link encontrará algumas dicas para evitar que seu gato fuja de casa: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-evitar-que-meu-o-gato-fuja-4572.html Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário :)
Sara
Cida desde já agradeço o seu comentário. Veja os nossos artigos sobre castrar gatos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-idade-para-esterilizar-o-meu-gato-4692.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-porque-esterilizar-o-meu-gato-3963.html
Cida
Ele ainda é bebe, pretendo castra-lo é verdade que ficam mais calmos? ou isso é mito.Será que ele vai largar de morder e arranhar? obrigada. Cida
Maria Helena
Obrigada , deu certo e o costume que eu e minha filha tínhamos de deixar o gatinho , nos morder acabou . Agora os brinquedos são um cordão e uma bola . Muito Obrigada .

Como ensinar um gato a não arranhar e morder
1 de 2
Como ensinar um gato a não arranhar e morder

Voltar ao topo da página