Partilhar

Como ensinar meu gato a não subir no sofá

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como ensinar meu gato a não subir no sofá

O adestramento é fundamental para conviver de forma adequada com o nosso animal de estimação, mas no caso dos gatos, este processo pode ser muito difícil pois, ao contrário dos cães, os gatos possuem um caráter bem mais independente e menos dócil, o que pode fazer com que algumas regras básicas sejam um grande desafio.

Saber dar bronca ao nosso gato e colocar limites desde filhote é essencial para evitar futuras dores de cabeça. Se o problema é que o felino adora subir no sofá e você não quer que ele continue com este comportamento, então está na hora de prestar atenção, porque neste artigo da umComo.com.br explicamos como ensinar seu gato a não subir no sofá com algumas técnicas básicas de adestramento.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu gato a usar o arranhador

O que deve saber sobre o comportamento dos gatos

Os gatos têm um caráter muito particular, sendo mais selvagens e difíceis de domesticar que os cães. Por isso, em muitos casos, conseguimos que o animal obedeça a uma das nossas ordens, por exemplo não destruir o papel higiênico ou não subir na mesa, mas quando não estamos em casa acabam fazendo o que querem. Mas por que agem desta forma?

É importante lembrar que o gato é um animal habituado a caçar e se a alimentar sozinho, sem a necessidade de um grupo de gatos, portanto não tem integrado na sua natureza (exceto no caso das mães e seus filhotes) o fato de receber ou cumprir ordens de outros para realizar uma determinada tarefa. Isso faz da disciplina uma tarefa bem mais complicada do que pensamos, no entanto, não é algo impossível se oferecer ao animal uma opção que possa substituir por esse espaço que tanto gosta, neste caso, o nosso sofá.

Seguindo alguns passos de adestramento básico e mantendo a perseverança será capaz de conseguir com sucesso que seu gato deixe de subir no sofá.

Como ensinar meu gato a não subir no sofá - O que deve saber sobre o comportamento dos gatos

Dê bronca só quando o pegar no flagra

A primeira que deve saber sobre como ensinar seu gato a não subir no sofá é que sempre deverá dar bronca quando o encontrar a fazer o que não deve, neste caso no sofá, mas nunca depois disso. Os gatos, assim como os cães, não têm a capacidade de associar que essa bronca que estamos dando é por algo que fizeram há 10 minutos ou há 2 horas atrás.

Para que se produza a associação de um objeto com o ato de não o fazer, deveremos atuar só quando virmos o animal nesse lugar onde não queremos que esteja. Por isso, se não tiver pego o gato a tempo mas souber que tem estado no sofá relaxadamente, espere, que a qualquer momento isso acontecerá e poderá atuar.

Como ensinar meu gato a não subir no sofá - Dê bronca só quando o pegar no flagra

Use sempre a mesma palavra e o mesmo tom de voz

Finalmente pegou o animal no sofá! Mas não basta começar a gritar como um louco e assustá-lo para que entenda que não se deve deitar ali. Para isso deverá usar as técnicas básicas de adestramento, por isso recomendamos:

  • Escolher um comando de disciplina como por exemplo NÃO, Fora, Desce, etc. O ideal é que seja um comando simples e curto que possa usar para outras situações de disciplina, por isso recomendamos o NÃO.
  • É muito importante usar sempre o mesmo tom de voz quando disser a palavra de disciplina escolhida, isto permitirá ao animal saber que essa palavra e esse tom de voz significam que fez algo de errado.
  • Aproxime-se do animal e pegue na sua cabeça com suavidade e firmeza, diga a ele o comando que escolheu, por exemplo, NÃO, e depois abaixe levemente sua cabeça para o chão. Depois pegue o gato e leve-o para o lugar onde se deve deitar ao invés do sofá.
Como ensinar meu gato a não subir no sofá - Use sempre a mesma palavra e o mesmo tom de voz

Dê a ele uma alternativa cômoda ao seu sofá

Você não espera que um animal tão inteligente como o gato ceda facilmente a trocar esse suave e maravilhoso sofá por um tapete duro e frio ou pelo chão, certo? Deverá oferecer a ele uma alternativa bem mais atrativa para convencê-lo de que há um lugar melhor para estar.

A recomendação é que o coloque no chão e, em um espaço próximo ao sofá, alguma superfície cômoda onde possa matar o tempo: pode ser uma cama ou uma boa almofada de um material similar ao seu sofá. Com isso demonstrará ao felino que, apesar do sofá ser ótimo, há um lugar cômodo destinado apenas a ele. E se não quiser gastar dinheiro com isso, em nosso artigo como fazer uma cama para gatos damos algumas opções econômicas e fáceis de realizar.

Como ensinar meu gato a não subir no sofá - Dê a ele uma alternativa cômoda ao seu sofá

Não confunda o animal

Se estiver tentando ensinar o gato a não subir no sofá, não permita que suba quando você está ali ou não o carregue e coloque em suas pernas enquanto usa esta zona. Essa é uma mensagem confusa e o gato não entenderá que só está permitido deitar ali quando você quer, por isso aprenda a discipliná-lo corretamente e mantenha-se firme.

Perante qualquer tentativa, diga não

Durante o processo de aprendizagem, quando o seu gato já souber que não deve subir no sofá, é possível que desafie você tentando fazer isso lentamente enquanto usa esta zona. Por exemplo, é possível que o animal estique sua pata e a coloque lentamente no sofá enquanto olha para você, esperando de algum modo a sua reação.

Neste momento deve reagir como recomendamos antes: use o comando de disciplina de forma firme e espere que o animal se retire; se não o fizer, afaste-o e leve-o para onde quiser que esteja.

Como ensinar meu gato a não subir no sofá - Perante qualquer tentativa, diga não

Seja MUITO constante

Adestrar um felino não é uma tarefa fácil, por isso é preciso que seja constante ao máximo, que repita as instruções cada vez que pegar seu gato fazendo o que não deve e que se mantenha firme para não confundir o animal.

Com dedicação e constância conseguirá resultados positivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu gato a não subir no sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como ensinar meu gato a não subir no sofá

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Sara L. Ronsini Alves
Não sei mais o que fazer para meu gato não arranhar e subir no sofá?E quero fazer ela dormir na cama dela. Por favor me ajuda.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Sara! Pode ser que as dicas desse artigo possam ajudar você a ensinar o seu gato a dormir na sua cama: http://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-meu-gato-a-dormir-na-sua-cama-21316.html Obrigada pelo seu comentário e boa sorte!

Como ensinar meu gato a não subir no sofá
1 de 6
Como ensinar meu gato a não subir no sofá

Voltar ao topo da página