Como entender meu coelho
É verdade que quando temos um animal de estimação, gostamos de entender o que ele quer nos transmitir e que ele também nos entenda, mesmo que sejam ordens simples para poder estabelecer um pouco de comunicação com eles. Quando temos um gato ou um cachorro é mais fácil entendê-los, porque eles possuem riqueza na linguagem corporal e sabem como fazer para que entendamos suas necessidades. Mas o que acontece quando nosso animal de estimação é um coelho? Somos capazes de entender o que eles querem dizer? Através de sua forma de atuar dizem muitas coisas. Em umComo.com.br queremos orientar você sobre como entender seu coelho.
- Tenha em consideração
- Cheirar
- Bater no chão com suas patas traseiras
- Rosnar
- Não quer que você mexa nas suas coisas
- Fica bravo com você
- Subir em todos os lugares
- Deitar no chão
- Está doentinho
- Outros comportamentos
- Sou seu amigo
Tenha em consideração
Pense que seu coelho pode lhe ver como um predador e ter medo ao invés de ver você como seu amigo, por isso é importante entendê-lo e saber como atua, para a partir daí saber o que quer lhe dizer. Os coelhos podem ser muito inteligentes, afetivos, sociáveis e muito divertidos, mas sem uma boa educação podem chegar a ser agressivos, malcriados e cabeça dura. Para poder entender e criar uma boa relação com seu coelho você deve ser paciente, porque depois será muito gratificante.
Cheirar
Quando ele cheira tudo, quer dizer que sente curiosidade por alguma coisa nova, seja um objeto, um lugar ou uma pessoa. Também pode ser que ele tenha percebido um cheiro estranho. Se mexe muito rápido seu focinho significa que tem muito interesse e curiosidade. Se não cheira nem mexe o focinho é porque está relaxado e tranquilo. Seu coelho, pela natureza que possui, é muito curioso.
Bater no chão com suas patas traseiras
Quando bate no chão com suas patas traseiras e faz muito barulho, está dizendo que está assustado e essa é sua forma de expressá-lo. Também pode ser que ele esteja chamando sua atenção porque se sente sozinho ou porque está chateado.
Rosnar
Se seu coelho rosna, ele sem dúvida está chateado. Quanto mais forte ele rosnar, tenha cuidado porque existe a probabilidade de ele morder ou arranhar você. Se está dizendo que está chateado através de seus rosnados, não o incomode mais. Pode ser o cio ou simplesmente está de mau humor hoje.
Não quer que você mexa nas suas coisas
Os coelhos são animais muito territoriais e se estiver arrumando sua gaiola e ele ficar muito nervoso, é porque não está gostando que você limpe sua casa. Se ficar muito tenso pode inclusive tentar lhe morder ou arranhar para o indicar. Os coelhos são animais de hábitos, e se você arrumar sua gaiola ele será capaz de bagunçar tudo para deixar do jeito que ele quer. Se ficar nervoso quando você estiver arrumando a gaiola é melhor esperar e voltar quando ele não estiver dentro para não perceber.
Fica bravo com você
Se o coelho se sentir incomodado ou bravo com você pode indicá-lo e você perceberá rapidinho. Ele ficará em posição de ataque jogando todo seu peso para trás para poder pular em você caso seja necessário, olhará de forma desafiante e colocará as orelhas para trás. Vá com cuidado e aproxime-se à sua altura pouco a pouco, não tente desde cima porque ele verá você como um agressor. Tente colocar sua mão em sua cabeça com cuidado para que ele não se virar para lhe morder ou arranhar. Não coloque a mão na frente da boca dele porque ele atacará você. Deixe a mão em sua cabeça um momento para que ele saiba que quem manda é você e que não vai machucá-lo. Se ele não for embora é porque aceita você, mesmo estando bravo. Se ele se afastar, continue tentando até conseguir.
Subir em todos os lugares
Os coelhos gostam de olhar as coisas desde cima e sempre que tiver a oportunidade subirá nos móveis, sofás e tudo o que puder. Se houver algum cabo no meio do caminho é melhor você escondê-lo porque eles adoram morder esse tipo de coisas.
Deitar no chão
Quando se sentir cansado ou simplesmente quiser estar tranquilo deitará e se esticará no chão. Se tiver as patas encolhidas é porque está desconfiado e faz isso para poder sair correndo.
Está doentinho
Se não come, se faz cocô diferente e você nota que ele não tem vontade de nada, fique atento porque pode estar doente. Se ficar assim mais de três ou quatro dias observe sua evolução e em caso de dúvida vá ao veterinário. Se ele gritar de forma aguda e penetrante é porque está sofrendo uma dor intensa ou inclusive pode ser sinal de morte. Este grito não deveria ser escutado nunca em um coelho saudável.
Outros comportamentos
- Urinar por todas as partes. Este comportamento é usado para marcar território.
- Arrancar seu pelo e fazer um ninho. Se seu coelho é fêmea e tem este comportamento sem ter estado com nenhum macho, pode ter uma gravidez psicológica.
- Esfregar seu queixo. Está marcando seu território.
- Morder as barras de forma frenética. Está indicando que precisa sair da gaiola e fazer exercício.
- Pular e correr. Está contente.
- Atirar os objetos pelo ar. Pode ser que esteja brincando ou porque quer incomodar.
- Jogar o comedouro pelo ar. Pode ser porque está brincando ou porque quer mais comida.
- Cavar. É algo instintivo nos coelhos.
Sou seu amigo
Se ele deitar ao seu lado, brincar quando você o perseguir ou quando ele perseguir você, lamber você e gostar de estar ao seu lado, sem dúvida ele ama você. Outra maneira de dizer que é seu amigo é procurando seu carinho, seja colocando sua cabeça entre suas mãos pedindo cafuné, ou dando voltas sobre seus tornozelos (apesar de que isso também pode significar que está no cio).
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entender meu coelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.