Como escolher uma caixa de transporte para meu cachorro
A caixa de transporte é um elemento fundamental se queremos viajar com nosso cachorro, levá-lo de férias ou levá-lo ao veterinário de forma segura e sem problemas. Para garantir que o transporte seja o mais cômodo possível para nosso cachorro, devemos escolher a caixa mais adequada para ele. Por isso, neste artigo de umComo.com.br damos algumas dicas para saber como escolher corretamente uma caixa de transporte para seu cachorro.
Passos a seguir:
A primeira coisa que você deve saber é que existem vários tipos de caixas, e cada uma com uma função diferente. Existem caixas de plástico, acolchoadas, de tecido, rígidas, tipo bolsa e com rodas. Por isso, o mais importante é delimitar o uso que você pretende dar a este complemento. Depois de saber para que você vai usar a caixa, já pode começar a procura.
O tamanho do cachorro é um fator determinante na hora de escolher uma caixa de transporte. Portanto, deverá medir seu cachorro, tanto a altura como a largura e comprimento para escolher o espaço que mais se adapte a ele. O ideal é que o cachorro possa se mexer sem problemas dentro da caixa, ficar de pé sem que suas orelhas e cabeça batam no teto, deitar de forma natural e poder esticar as patas comodamente. Pense que se ele for fazer viagens longas, deverá estar o mais cômodo possível. Além disso, para viagens de avião, a IATA (International Air Transport Association) estipula que as caixas devem ser rígidas e cumprir estas condições de movimento para que o cachorro possa embarcar.
Se ele for de raça grande, provavelmente você vai precisar da caixa para viajar no carro ou em outros meios de transporte. Nestes casos (viajar com seu cachorro), a melhor caixa é a rígida, fabricada com materiais resistentes e de qualidade. Este tipo de caixas são perfeitas para todo tipo de viagens. Você só precisa considerar as indicações anteriores sobre movimento e o peso de seu cachorro, pois a caixa deve suportar um peso igual ou superior ao dele.
Para os cachorros de raça média ou pequena, em caso de viagens longas é a mesma coisa que com os cachorros de raça grande: você deverá escolher uma caixa rígida que cumpra com as normas anteriores. Em todos os casos, é recomendável colocar na caixa um colchão para maior comodidade de seu cachorro. Prepare bem a caixa de transporte e viaje sem problemas.
No caso das raças pequenas, muitas vezes queremos a caixa de transporte para levá-lo ao veterinário, passear com eles ou fazer viagens curtas. Para isso, uma caixa acolchoada ou com forma de bolsa é perfeito, pois você pode levá-la pendurado do braço e seu cachorro pode descansar sem problemas.
Se preferir este tipo de caixas, lembre-se do tamanho de seu cachorro e, principalmente, preste atenção ao sistema de ventilação da mesma. Não adquira uma bolsa de transporte ou carrinho de passeio completamente fechado, você deve permitir a livre circulação do ar.
Para viagens curtas com cachorros grandes, uma caixa acolchoada ou dobrável também é uma boa opção, pois ocupa pouco espaço em casa e é muito cômoda para o cachorro. Assegurar o máximo conforto do seu cachorro durante as locomoções, sejam elas curtas ou longas, é fundamental para evitar problemas maiores, como a ansiedade e o estresse, algo que você só pode conseguir escolhendo a caixa de transporte adequada.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma caixa de transporte para meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.