menu
Partilhar

Quando levar o filhote ao veterinário

Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quando levar o filhote ao veterinário

Sabe qual o momento certo para levar o seu filhote ao veterinário? Muitas pessoas acreditam que só é necessário levar o cachorro ou gato ao veterinário quando eles ficam doentes, o que não é verdade. Consultas de rotina são essenciais desde muito cedo, de forma a controlar e garantir uma saúde canina e felina ideal para que o animal viva saudável. Sabe aquela frase: "é melhor prevenir, do que remediar"? É isso mesmo!

Para saber quando levar o filhote ao veterinário e como garantir uma primeira visita bem tranquila, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como saber quando devo vacinar meu gato

A primeira consulta

As visitas periódicas ao veterinário são essenciais desde muito cedo para fazer o despiste de possíveis doenças e para vacinar o seu pet. A primeira consulta dos filhotes deve acontecer a partir dos 45 dias, seja cachorro ou gato. O veterinário vai dar as primeiras orientações para que você cuide do seu pet com eficácia, examinar o filhote para verificar a sua condição de saúde e esclarecer qualquer dúvida que o tutor possa ter. É nesta fase que é determinada a alimentação ideal, os cuidados com os dentes e até dicas para adestrar o animal.

No exame inicial, o veterinário vai avaliar o peso, a temperatura, as funções motoras, as funções fisiológicas e outros sistemas do seu filhote.A partir da primeira visita, o profissional agendará a vermifugação e a vacinação, assim como o controle de parasitas externos e a colocação do microchip. É importante ter em conta que os ectoparasitas como as pulgas e os carrapatos podem infestar o filhote e o ambiente a que o animal tem acesso.

Caso o seu filhote se encontre de boa saúde, o veterinário pode administrar a primeira dose de vacina. Essa dose é insuficiente para imunizar o animal totalmente, pelo que é necessário seguir a calendarização de vacinação recomendada. Se o planejamento da vacinação for seguido, o seu filhote estará protegido dez dias após a terceira dose da vacina.

Existem muitas doenças virais que causam a morte de um grande número de pets, pelo que é importante evitar o contacto com outros animais que não possuem o esquema de vacinação em dia.

Quando levar o filhote ao veterinário - A primeira consulta

Dicas para tornar a visita mais agradável

  • Antes de mais, é essencial escolher um bom veterinário. Isso implica que ele ama os animais e que a clínica possui boas condições de hospedagem e de limpeza.
  • Depois de escolher a clínica, contacte os profissionais de lá para esclarecer qualquer dúvida sobre a visita e pedir dicas para facilitar a experiência para o seu pet.
  • No dia da visita ao veterinário, reserve muito tempo para isso. É importante que você leve o pet de forma relaxada, para diminuir o estresse que a experiência provoca no animal.
  • O animal deve ser transportado em uma caixa própria para transporte de pets. Forrando a caixa com uma mantinha familiar, o filhote se sentirá mais ambientado e confortável. Para que a experiência não seja completamente nova, você pode treinar o animal para viajar na caixinha algumas vezes antes de o levar à sua primeira consulta. Caso não queira levar uma caixa de transporte, peça a alguém, para ir consigo e levar o animal ao colo.
  • Quando chegar na clínica, você pode deixar o animal na caixinha ou deixá-lo no seu colo para o tranquilizar. Em alguns veterinários, você pode até deixar seu pet solto.
  • Aproveite a visita para se informar sobre o cio, a castração, a gravidez, a alimentação e o treinamento do seu pet. Assim, ficará informado sobre a melhor forma de educar o animal desse momento para a frente.
  • O filhote necessita de ir ao veterinário muitas vezes. Quando seu pet atingir a maioridade, a frequência das visitas diminui. O ideal é levar o sue pet ao veterinário a cada seis meses.
Quando levar o filhote ao veterinário - Dicas para tornar a visita mais agradável

Artigos sobre o tema

Agora que já sabe quando levar o filhote ao veterinário, dê uma olhada nesses artigos e proteja a saúde do seu pet:

Como escolher uma caixa de transporte para meu cachorro

Qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar o meu cachorro

Como funciona o microchip em animais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando levar o filhote ao veterinário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quando levar o filhote ao veterinário
1 de 3
Quando levar o filhote ao veterinário

Voltar ao topo da página