Partilhar

Como escovar os dentes de um gato

 
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 15 março 2017
Como escovar os dentes de um gato

Quer aprender a escovar os dentes de um gato? É importante saber que estes felinos também precisam de uma limpeza dos seus dentes porque, tal como nós, esta parte do corpo é a que se suja com mais facilidade devido à ingestão de alimentos. Além disso, não se esqueça que os gatos se lambem constantemente para limpar o seu corpo e, por isso, na boca podem se acumular bactérias que podem chegar a colocar em risco a sua saúde causando-lhe condições como gengivite, excesso de tártaro, inflamação das gengivas, etc. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como escovar os dentes de um gato passo a passo para poder conhecer a melhor técnica de higiene oral que pode fazer ao seu gato.

Também lhe pode interessar: Como escolher a escova para meu gato

Passos para escovar os dentes de um gato

Primeiro que tudo, deve saber que existem muitas formas de limpar os dentes de um gato e, uma delas, é usar uma escova de dentes especial para estes animais que lhe ajudará a eliminar qualquer resto de sujidade que estiver acumulado na zona dos dentes. Pode escovar os dentes de um gato 2 ou 3 vezes por semana, sempre e quando usar uma escova especial para ele, pois as suas gengivas precisam de um cuidado especial.

Além disso, tem que ter em conta que também não deve usar uma pasta de dentes humana, pois para escovar os dentes de um gato é importante comprar uma pasta de dentes específica para gatos. Normalmente estes produtos higiênicos são aerossóis e, por isso, é importante que seja prudente na hora de os usar porque os gatos se assustam facilmente com os ruídos. Deve evitar usar sobretudo os dentífricos que nós usamos porque podem ser tóxicos para os felinos.

Assim, para escovar os dentes do seu gato, terá apenas que aplicar o pasta de dentes na escova para limpar os dentes do seu felino. Esta pode ser uma tarefa complicada pois, como sabe, os gatos são animais muito nervosos que podem estar muito inquietos quando os tentamos limpar. Por este motivo, o melhor é segurar no corpo do gato, abrir-lhe a boca ligeiramente e proceder à escovação de forma rápida e consistente. O animal vai querer fugir rapidamente dos seus braços, por isso quanto mais rápido for, melhor.

Antissépticos líquidos

Se o seu gato não o deixa aproximar-se dos seus dentes com a escova, pode procurar outra opção que também é muito higiênica com a qual conseguirá melhorar a saúde oral do animal. Trata-se de um antisséptico líquido que lhe ajudará a eliminar as bactérias acumuladas nos dentes.

Se optar por esta opção, controle muito bem a dose, pois em excesso este produto pode ser tóxico para o animal. Para usar este antisséptico será suficiente embeber uma gaze com este produto e esfregar ligeiramente os dentes do gato. Fácil, rápido e eficaz.

Como escovar os dentes de um gato - Passos para escovar os dentes de um gato

Alimentos especiais para cuidar da boca do gato

Mas nem todos os gatos permitem que lhe escovem os dentes. Como referimos, há alguns animais que podem ficar muito nervosos perante esta situação e impedir que se possa levar a cabo a limpeza de forma fácil e com sucesso. Por este motivo, se não é capaz de limpar bem os dentes ao seu amigo, pode cuidar da sua saúde oral optando por uma dieta repleta de alimentos que conseguem limpar a zona e liberá-la de bactérias.

De fato, existem alguns alimentos que podem ser benéficos para eliminar o excesso de tártaro que se acumula nos dentes e, entre todos eles, no umCOMO destacamos os seguintes:

Bolas de ração

A ração é um tipo de comida essencial para o seu gato, não só porque é rica em carboidratos, mas também porque permite limpar os restos de comida que possam ter ficado agarrados ao esmalte. Tenha em conta que as latas úmidas são fáceis de ficar agarradas ao dente e, com a ração consegue mastigar com os dentes e criar um movimento de fricção que elimine qualquer resto de sujidade.

Entre todo o tipo de ração que há venda, encontrará uma que é específica para cuidar dos dentes e limpar o tártaro. Costumam ter na embalagem "oral care", mas se tiver dúvidas a este respeito, o melhor é consultar sempre o seu veterinário para lhe indicar a melhor ração para o seu gato.

Guloseimas para gatos

Outra opção é incluir na sua dieta uma série de produtos feitos especialmente para melhorar a higiene oral do animal. A maioria deles são guloseimas que são feitas com alimentos que são de grande agrado para os gatos, mas que além disso, incluem componentes de limpeza que conseguirão eliminar a sujidade e criar uma barreira protetora para impedir que as bactérias penetrem no interior.

O problema do tártaro nos gatos

O motivo pelo qual é importante escovar os dentes de um gato é porque nesta parte do corpo costuma se acumular sujidade que, a longo prazo, acaba se convertendo em tártaro. Tal como acontece conosco, os gatos também podem sofrer de tártaro, uma condição que altera a cor natural dos seus dentes mas que, além disso, causa mau hálito e pode levar ao aparecimento de outras condições relacionadas, como por exemplo a gengivite.

É por este motivo que os especialistas recomendam cuidar dos dentes dos gatos, para eliminar assim qualquer resto de sujidade que possa acabar acumulada na boca e causar alguma doença incômoda para o nosso amigo.

Neste outro artigo do umCOMO contamos-lhe como tratar a gengivite felina, caso o seu gato passe por esta condição incômoda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escovar os dentes de um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como escovar os dentes de um gato

O que lhe pareceu o artigo?

Como escovar os dentes de um gato
1 de 2
Como escovar os dentes de um gato

Voltar ao topo da página