Partilhar

Como tirar um carrapato de um gato

 
Por Sara Viega. Atualizado: 31 janeiro 2017
Como tirar um carrapato de um gato

Os carrapatos são insetos que se alimentam do sangue de outros animais. Podem ser encontrados tanto ao ar livre como dentro de casa, por isso se tiver um animal de estimação, pode ser que esteja com (ou que tenha estado) com carrapatos. É importante retirá-los porque podem transmitir doenças ao seu animal.

Neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como tirar um carrapato de um gato passo a passo, para que você mesmo o possa fazer. Verá que é muito simples e só precisará de uma pinça e muita paciência. Nestes casos é quando se percebe o bom feeling que tem com o seu gato! Mas não se preocupe, se não for capaz do fazer isso sozinho, o veterinário poderá retirar os carrapatos do seu gato rapidinho.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato tem carrapatos

Detectar os carrapatos

Os carrapatos vivem o ano todo, mas os meses de máxima proliferação são os de calor. Por isso, uma das coisas que deve fazer, tanto para prevenir como para tratar, é escovar seu gato todos os dias.

Uma boa escovação deixará seu gato livre do excesso de pelo morto e, se houver parasitas externos em seu pelo, permitirá vê-los ou notá-los durante a escovação. Esta é uma das melhores formas de saber se seu gato está com carrapatos.

Outra coisa que deve saber é que massageando seu gato na área por trás das orelhas, cabeça e pescoço também poderá detectar os carrapatos facilmente, pois costumam ficar nestes lugares. Quando são pequenos mal se notam, mas após alguns dias engordam e adquirem a forma de uma pequena ervilha marrom.

Como tirar um carrapato de um gato - Detectar os carrapatos

Elimine os carrapatos passo a passo

Tirar estes parasitas do seu amigo peludo é muito simples, precisa de um pouco de habilidade mas principalmente determinação. Verá que seguindo estes passos será fácil tirar um carrapato de um gato:

Aplique vinagre sobre cada inseto

Misture vinagre de maçã com água e molhe uma gaze. Aplique o vinagre sobre o carrapato encontrado no pelo ou na pele do seu gato para que se descolar. Repita a operação com cada carrapato que encontrar. Pode usar uma escova para ver melhor entre o pelo.

Arranque os carrapatos com a pinça

Este passo é muito importante fazer direito. Os carrapatos grudam na pele e chupam o sangue, por isso a parte mais grudada no corpo do gato é a cabeça do inseto. Quando detectar um carrapato e aplicar o vinagre, arranque pressionando com a pinça sobre a cabeça do inseto, o mais perto possível da boca dele e bem perto da pele do felino, puxando forte em sua direção sem mover a pinça para que o inseto não quebre.

Cada vez que puxar o parasita é importante comprovar que não ficaram restos. Se deixar pedaços ou arrancar o corpo sem retirar a cabeça (isso pode acontecer se não pegar o carrapato a partir da zona que toca a pele, mas sim da metade para fora) é fácil se infectar e isso poderia causar problemas graves em seu gato.

Vá jogando os insetos em um pote de vidro com tampa para que, ao terminar, possa eliminar corretamente.

Desinfete as feridas

Quando arranca um carrapato fica uma ferida, uma marca de mordida. Deve tratá-las todas com iodo ou álcool para não infetarem. Comprove de novo se não ficaram pedaços do inseto na pele e umedeça uma gaze em iodo ou álcool. Pode ser que coce um pouco, por isso você pode massagear a zona para aliviar e assim será um bom momento para mimar um pouco o seu gato.

Elimine os carrapatos

Quando acabar de retirar todos, deverá exterminar os carrapatos para que não voltem a aparecer em sua casa. Um dos métodos eficazes e seguros é utilizar um pesticida ou inseticida indicado especificamente para carrapatos. Da mesma forma, pode queimá-los ou esmagá-los de forma segura no exterior da sua casa. Além disso, terá que revisar a sua casa e lavar a roupa de cama e outras superfícies onde o gato esteve com os parasitas.

Como tirar um carrapato de um gato - Elimine os carrapatos passo a passo

Remédios naturais contra os carrapatos

Além do método tradicional que acabamos de ensinar, há outras formas de retirar carrapatos de um gato. Alternativas naturais que farão os carrapatos fugirem sem necessidade de fazer tanto esforço:

Camomila

Prepare um chá de camomila e aplique sobre as zonas afetadas do seu gato com uma gaze ou pedaço de algodão. O cheiro incomodará tanto que fará eles emigrarem para outro lado.

Vinagre

Já mencionamos antes, mas às vezes aplicar vinagre (diluído em água para não incomodar tanto o nosso colega felino) é suficiente para que os carrapatos saiam fugindo sozinhos.

Óleo de árvore de chá

As propriedades do óleo essencial de árvore de chá são muitas, entre elas está o seu poder inseticida. Misture com um pouco de detergente lava-louças se quiser um efeito ainda maior que acabe com os carrapatos e bichos que habitam o pelo do seu gato. No entanto, se não for um caso extremo, o óleo de árvore de chá bastará para repelir os insetos.

Alho e fermento

Dê ao seu gato, misturado com sua ração habitual, alho picado e fermento. A dose de alho deve ser mínima, pois se exagerar pode ser ruim para o amigo peludo. Sua pele soltará um cheiro que é repelente para os insetos, mas não para os humanos. Não se preocupe, para nós é imperceptível.

Como prevenir o aparecimento de carrapatos em um gato

Há muitos produtos no mercado que ajudarão você a prevenir o aparecimento de carrapatos em um gato. O melhor é ir ao veterinário e perguntar sobre as opções que se adaptam melhor ao seu caso concreto. Além disso, é claro, escová-lo todos os dias tornará mais difícil que qualquer inseto possa se estabelecer no corpo do seu gato.

Para que você tenha uma ideia geral, há desde xampus antiparasitários e pipetas de um único uso, até colares que duram vários meses com efeito inseticida específico para a utilização em gatos. Fazer um pequeno investimento para proteger seu animal da infestação de parasitas poupará muitos problemas.

Se achou útil saber como tirar um carrapato de um gato, pode ser que também tenha interesse em saber como se aplica a pipeta em gatos.

Como tirar um carrapato de um gato - Como prevenir o aparecimento de carrapatos em um gato

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar um carrapato de um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Nunca tire os carrapatos com as mãos, use sempre uma pinça.
  • Quando tirar um carrapato comprove se não ficaram restos na pele do gato, pois poderia infetar.
  • Se ao tirar os carrapatos eles forem muito gordos, leve seu gatinho ao veterinário para comprovar se não há infecção.

Escrever comentário sobre Como tirar um carrapato de um gato

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar um carrapato de um gato
1 de 4
Como tirar um carrapato de um gato

Voltar ao topo da página