Partilhar

Como cuidar de um gato persa

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de um gato persa
Imagem: cat-world.com.au

Os gatos, apesar de independentes, são animais que também precisam de nossa atenção, sobretudo algumas raças como os persas. Isto acontece porque estes gatos possuem caraterísticas "não naturais" que fazem deles a raça de gatos mais propensa a complicações de saúde - o seu focinho achato causa-lhes muitos problemas respiratórios. Além disso, a grande quantidade de pelo exige cuidados redobrados, de forma a evitar a formação de bolas de pelo e consequentes obstruções intestinais. É, assim, necessário responsabilidade para criar um gato persa, mas com certeza que o seu amor compensa tudo isso. Para saber como cuidar de um gato persa da forma mais correta e evitar problemas de saúde no seu bichinho, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar de um gato persa

O pelo

Uma das razões que leva as pessoas a adorar os gatos persas é a sua longa pelagem, que lhes confere um ar luxuoso e gracioso. Independentemente da ração que ele come ou do fato de se lavar com a língua, você, enquanto dono, tem um papel muito importante na manutenção do pelo do seu gato persa, de forma a manter a sua beleza e prevenir bolas de pelo. Por essa razão é aconselhado que este gato não saia à rua, pois sua pelagem ficaria mal tratada, e que lhe seja feita uma escovagem diária. Use um pente de metal para isso e preste atenção às áreas onde geralmente se formam nós de pelo: pernas traseiras e dianteiras, barriga, peito, atrás das orelhas e por debaixo do queixo. Finalize este cuidado de beleza com uma escova mais macia, para deixar os pelos mais brilhantes.

Como cuidar de um gato persa - O pelo
Imagem: blogdadilauro.com

Os olhos

Como os gatos persas têm o focinho tão achado, são necessários cuidados extra nessa região. Em relação aos olhos, e para evitar infeções oculares e manchas na pelagem devido à substância marrom que se cria com o lacrimejar, é importante que você limpe os olhos do seu persa uma a duas vezes por dia, com um pano ou gaze embebido em água tépida ou em soro fisiológico, passando suavemente sobre o olho fechado. Adote esse hábito quando ele ainda é pequeno, pois assim será mais fácil habituá-lo e veja neste artigo como limpar os olhos do meu gato.

Como cuidar de um gato persa - Os olhos
Imagem: tininhavet.blogspot.pt

O nariz

O nariz do gato persa costuma ser a causa da maioria dos seus problemas de saúde, que variam desde sinusites a dificuldades respiratórias. Infelizmente para esses bichinhos, o nariz pequeno e achatado é caraterística da raça, que foi criada ao longo dos anos para manter essa feição exótica. A si, enquanto dono, resta-lhe apenas cuidar do nariz do seu gatinho tal como faz com os olhos e levá-lo regularmente ao veterinário, de forma a certificar-se de que está tudo bem com ele.

Como cuidar de um gato persa - O nariz
Imagem: defondos.com

A alimentação

Por que os gatos persa tendem a ter aparelhos digestivos sensíveis, é igualmente importante prestar atenção na alimentação do seu gato e escolher de acordo com as caraterísticas dele - informe-se da melhor junto do veterinário. O aconselhado é que as sua alimentação varie entre ração seca e de lata, sendo alimentado 4 vezes por dia se for gatinho e 2 vezes se for adulto. Coloque sempre à disposição dele uma taça com água fresca.

Como cuidar de um gato persa - A alimentação
Imagem: cachorrogato.com.br

Outros cuidados importantes

A par desses cuidados específicos, seu felino agradecerá se adotar você outros hábitos que visam manter a saúde e higiene dele. São exemplo a limpeza das orelhas, o corte das unhas, lavagem de dentes, banhos mensais com produtos próprios para gatos, idas regulares ao veterinário e respetivas vacinações, desparasitações internas e externas, brincadeiras e mimos. Seguindo estes conselhos de cuidado seu gato persa pode chegar a viver 15 ou 20 anos!

Como cuidar de um gato persa - Outros cuidados importantes
Imagem: gatos-persas.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato persa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um gato persa

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
ILDA TELES
EU TENHO UM BEBE PERSA COMO DEVO DAR LHE BANHO OBRIGADA
Editor umComo.com.br
Oi Ilda! os gatos não devem tomar banho regularmente, apenas se estiverem muito sujos mesmo. Se o sue gatinho tem uma sujidade moderada, recomendo que você limpe com um paninho úmido. Eles mesmos fazem a higiene deles!
maria
Alem de todas as recomendações agora conhecidas, dê carinho e saiba escolher um bom profissional veterinário.
Sara Silva
Oi Maria, é isso mesmo ;)

Como cuidar de um gato persa
Imagem: cat-world.com.au
Imagem: blogdadilauro.com
Imagem: tininhavet.blogspot.pt
Imagem: defondos.com
Imagem: cachorrogato.com.br
Imagem: gatos-persas.org
1 de 6
Como cuidar de um gato persa

Voltar ao topo da página