Partilhar

Como fazer que seu cão seja mais independente

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer que seu cão seja mais independente

Quer que seu cão aprenda a ficar sozinho? Muitos animais de companhia costumam depender muito de seus donos, a chorar cada vez que ficam sozinhos ou ao ficar mal quando se distanciam deles. Mas seu cão não tem que continuar com esta atitude pois, com uma série de truques, conseguirá adestrá-lo e aprender assim a ficar sozinho. Neste artigo de umComo damos a você uma série de conselhos com os quais poderá saber como fazer que seu cão seja mais independente e que assim a sua convivência seja bem mais saudável e satisfatória.

Também lhe pode interessar: Como fazer seu cão gostar de banho
Passos a seguir:
1

Se quer que seu cão seja mais independente, é essencial que a sua atitude com ele seja carinhosa, mas não super protetora. Muitas pessoas tendem a mimar um cão como se fosse uma criança e isto provoca que o animal comece a se acostumar a uma série de atenções que, se quebradas, podem acabar causando ansiedade e depressão. Tenha em conta que o melhor é que o animal se sinta seguro de si mesmo e possa estar tranquilo em casa quando você não estiver.

Por isso, deve ter em conta que a dica se encontra em você e na forma que tem de se relacionar com o cão: evite tê-lo sempre nos braços (isto é um erro que muitas pessoas com cães de raças pequenas costumam cometer), não deixe que durma em sua cama nem cumprimente ou se despeça de forma expansiva sempre que sair de casa. O melhor é que o animal se sinta como um cachorro, com o carinho que precisa, mas sem atenções como se fosse um bebê.

2

Começamos com um dos erros mais comuns que ocorrem nas casas com cães, que se costuma permitir que o animal durma na mesma cama que os donos. Este comportamento deve ser corrigido o quanto antes, pois está habituando mal o animal e fazendo que precise sempre de você para relaxar e conseguir dormir. É essencial que saiba dormir sozinha, que reconheça a sua cama e o seu espaço na casa. Este ensinamento poderá ser transmitido muito facilmente se o cachorro é um filhote, pois nesta fase é quando começa a aprender os conhecimentos básicos para conviver com você.

Para conseguir que um cachorro não durma em sua cama só tem que fazer de uma forma: proibir que suba nela. Se está chorando ou se sobe quando você está dormindo, experimente fechar a porta para que entenda que ali não pode entrar. Sobretudo, tenha em conta que no princípio chorará durante muito tempo, mas tem que ser forte e não ceder perante a sua insistência.

É importante, também, que ele entenda onde está a sua cama e qual é o seu espaço na casa para dormir; por isso, terá que o acompanhar todas as noites antes de se deitar e depois ir ao seu quarto. Assim associará que, chegada à hora de dormir, ele tem que estar nesse lugar. Para que relaxe em sua cama, pode acariciá-lo por um momento antes de sair, assim, sentirá que é um lugar agradável e cada vez estará melhor nele.

Neste artigo damos alguns conselhos para que seu cachorro lhe obedeça.

Como fazer que seu cão seja mais independente - Passo 2
3

Saberá se um cão é dependente porque ficará muito mal cada vez que você sair de casa. Choro, nervosismo ou latidos são alguns dos sinais que demonstram que o animal está inquieto quando você não está, de modo que vamos dar um truque com o qual poderá conseguir que o animal não chore e fique mais tranquilo: finja que sai.

Ou seja, uma ou duas vezes ao dia faça tudo o que costuma fazer previamente antes de sair (pôr os sapatos, passar uma colônia, pentear-se, etc.); o animal começará a perceber que vai sair e começará a ficar ansioso. Depois, saia pela porta, feche-a e fique ali esperando que comecem os choros. Quando os ouvir, terá que entrar em casa e dizer um "Não" firme, volte a sair e se chorar de novo, repita a ordem. Assim que ouvir que acaba, os choros, entre de novo em casa e dê-lhe um prêmio, assim entenderá que isso é o que está esperando dele.

Neste artigo de umComo damos a você mais ideias para que saiba adestrar um filhote para que a convivência de vocês seja a melhor possível.

Como fazer que seu cão seja mais independente - Passo 3
4

Para que seu cão seja menos dependente também é importante que cada entrada e saída de casa não se converta em uma festa. Por quê? Porque depois o animal estará esperando de uma forma muito nervosa e não poderá relaxar durante as suas ausências. O melhor é que, quando chegar a casa, não preste muita atenção nele, siga sua rotina habitual e, quando passar uns minutos mais em casa, o cumprimente de forma carinhosa, mas não muito efusiva.

O mesmo acontece quando sair de casa, evite se despedir dele pois assim a única coisa que fará é que as separações entre vocês se convertam em um momento traumático para o animal. O mais adequado é que não dê importância às suas entradas e saídas de casa para que seu cão o considere algo habitual e normal em sua vida.

Como fazer que seu cão seja mais independente - Passo 4
5

Um truque que conseguirá reduzir seus níveis de estresse cada vez que está sozinho consiste em deixar o rádio ou a televisão acesos; desta forma não se sentirá totalmente sozinho e não ficará pendente de cada ruído que tenha no exterior. Com isto, conseguirá que quando você entre em casa, o animal não esteja tão pendente de sua chegada, nem do ruído que faz ao abrir a porta. Se vai sair à noite, também pode deixar uma luz pequena acesa para que não se sinta tão sozinho em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer que seu cão seja mais independente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer que seu cão seja mais independente
1 de 4
Como fazer que seu cão seja mais independente

Voltar ao topo da página