Como tratar picadas de aranha


As picadas de aranha são normalmente irritantes, mas não venenosas. Perante estas, a vermelhidão no local da picada e o inchaço são habituais e costumam passar em alguns dias. No entanto, algumas aranhas são venenosas, como a viúva negra e a aranha-marrom, esta última também conhecida como aranha-violino. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar picadas de aranha.
Passos a seguir:
Normalmente, as picadas de aranhas não venenosas podem causar vermelhidão no local da picada, irritação e dor. Estas reações locais desaparecem geralmente sem tratamento num prazo de 7-10 dias. No entanto, para acelerar o tratamento da picada de aranha siga os seguintes passos:
- Lavar bem o local da picada com água e sabão.
- Aplicar uma bolsa de gelo ou uma compressa fria sobre o local da picada de aranha.
- Para aliviar os sintomas pode tomar algum medicamento sem receita médica, como o paracetamol ou ibuprofeno.
- Verificar a picada durante as próximas 24 horas, para garantir que os sintomas não pioram.
- Caso os sintomas não melhorarem, se a picada ficar infetada ou se surgirem sinais de uma reação alérgica deverá procurar atendimento médico de urgência ou ligar para um centro de controle de envenenamentos.
A picada da aranha-marrom ou da viúva negra tem como sintomas ardor, vermelhidão, febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor abdominal, mal-estar geral, erupção cutânea, cãibras musculares e tensão e dor articular. Caso seja picado por estes tipos de aranha deve:
- Lavar a área com água e sabão.
- Elevar a zona para prevenir a propagação do veneno.
- Amarrar um curativo que seja confortável à volta da área, mas não demasiado apertado para não impedir a circulação sanguínea. Isto vai prevenir a propagação do veneno.
- Procure sempre por atendimento médico de emergência o mais rápido possível. Por vezes, poderão administrar um medicamento anti-veneno perante estas picadas. Dependendo do caso poderão ou não ser necessário a internação.
- Caso seja possível apanhe a aranha, coloque-a num pote com tampa e leve-a ao profissional de saúde, para que seja identificado o tipo de aranha.
- Por vezes a vacina anti-tetânica de reforço pode ser administrada.
Veja também: Como tratar picada de escorpião
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar picadas de aranha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.