Outros Ciências animais

Tipos de vespa

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 27 julho 2023
Tipos de vespa

Algumas vespas são nativas da Península Ibérica e outras chegaram por diferentes rotas, sendo consideradas, em alguns casos, espécies invasoras. As vespas, com as suas inconfundíveis cores pretas e amarelas, são insetos resistentes da família dos Hymenopteros, ou seja, dotados de asas membranosas, das quais existem inúmeras variedades que diferem em tamanho, cor ou hábitos. Existem muitos tipos de vespas e a maioria é perceptível desde a chegada da primavera até o fim do verão. Se você quer saber que tipos de vespa existem, neste artigo do umCOMO detalhamos quais você poderá encontrar com maior frequência.

Também lhe pode interessar: Tipos de abelha

Índice

  1. Vespa comum
  2. Vespa de oleiro
  3. Vespa europeia
  4. Vespa asiática
  5. Vespa mamute
  6. Vespa de papel ou vespa de papelão
  7. Vespa oriental

1. Vespa comum

A vespula vulgaris é a vespa que se observa com mais frequência nos verões da Península Ibérica. É a vespa comum, facilmente identificável pelas suas cores amarela e preta e pelo seu pequeno tamanho, uma vez que não costumam ultrapassar os 20 milímetros de comprimento.

Não é um inseto particularmente agressivo, embora sua picada seja dolorosa. Essas vespas costumam fazer seus ninhos em locais protegidos, como buracos que podem estar no tronco das árvores.

Uma variedade desses espécimes comuns, cada vez mais frequentes entre as vespas na Espanha, é a vespula germânica, muito semelhante à vespa vulgaris, mas que você pode identificar olhando para as pernas, pois são amarelas.

No umCOMO contamos Qual é a diferença entre vespa e abelha.

Tipos de vespa - 1. Vespa comum

2. Vespa de oleiro

É cada vez mais comum ver seus ninhos em reentrâncias de paredes, saliências ou canteiros de parques ou jardins. As vespas eumeninae, das quais existem muitas espécies diferentes, estão sempre presentes em locais de clima quente, como o centro e o sul da Espanha. São facilmente detectáveis ​​devido aos seus ninhos feitos de barro, como pequenas 'ânforas' nas quais as larvas podem se desenvolver, protegidas das altas temperaturas e de possíveis predadores.

Tipos de vespa - 2. Vespa de oleiro

3. Vespa europeia

Como podemos supor pelo nome, é uma vespa de tamanho considerável que encontrou na Espanha um habitat com as condições necessárias para seu desenvolvimento ideal. A vespa crabro, que pode ultrapassar os 3 cm de comprimento, tem o abdômen amarelo e as patas avermelhadas. Costuma fazer seus ninhos nas cavidades da madeira e apesar de seu grande tamanho, em princípio, não representa perigo para as pessoas (exceto alergias). A título de curiosidade, há que referir que se trata de um inseto que possui cinco olhos e que embora possa ser encontrado em toda a Península Ibérica, é na zona noroeste, na Galiza, onde a sua presença é maior.

Tipos de vespa - 3. Vespa europeia

4. Vespa asiática

É fácil confundir com a vespa europeia, mas essa vespa é muito mais perigosa. A vespa velutina é uma espécie invasora, nativa do Sudeste Asiático, que chegou à Europa e, nos últimos anos, se instalou na Espanha, principalmente no norte.

É especialmente agressiva, vive em ninhos, onde se concentram centenas de exemplares, não devendo ser abordada. Morfologicamente, elas diferem da vespa europeia por serem geralmente um pouco menores e por seu tórax ser completamente preto. Seu abdômen também é escuro, com apenas um único segmento final laranja visível nele. Esta vespa se alimenta de outros insetos, incluindo borboletas ou abelhas benéficas, o que explica em parte porque ela tem uma merecida má reputação.

5. Vespa mamute

A mesgascolia maculata também está entre as grandes vespas espanholas. É um inseto solitário e não agressivo que também cumpre uma importante função polinizadora.

Pode atingir os 5 cm de comprimento e é facilmente reconhecível pelas quatro manchas amarelas circulares que se destacam no seu abdómen escuro. A vespa mamute é uma espécie nativa e, apesar de seu tamanho imponente e da força de suas mandíbulas, esse inseto não costuma picar pessoas (a menos que se sinta ameaçado).

Tipos de vespa - 5. Vespa mamute

6. Vespa de papel ou vespa de papelão

Está presente em praticamente todos os países do Mediterrâneo e é uma das vespas mais comuns na Espanha. O Polistes dominula se destaca por ter um abdômen muito fino, amarelo intenso com listras pretas e uma cintura bem marcada. É conhecida como vespa de papel ou vespa de papelão devido à aparência de seus ninhos, que lembram papel, pois são feitos com secreções à base de minúsculos pedaços de madeira mastigados.

Tipos de vespa - 6. Vespa de papel ou vespa de papelão

7. Vespa oriental

A vespa orientalis é uma espécie exótica que não é nativa da Espanha, mas está se tornando mais fácil de encontrar, principalmente na encosta do Mediterrâneo e também na Andaluzia. É semelhante em tamanho à vespa asiática, embora se diferencie pela coloração, na qual predominam os tons marrons e avermelhados. É uma vespa especialmente nociva para outros insetos e, especificamente, para as abelhas, cujas colmeias ela não hesita em invadir.

Agora que você conhece os diferentes tipos de vespa, recomendamos que você descubra Quais são os diferentes tipos de abelhas.

Tipos de vespa - 7. Vespa oriental

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de vespa, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Tipos de vespa