Partilhar

Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro

Os potes de comida e água fazem parte do dia a dia do seu cachorro, por isso a limpeza destes recipientes também deve fazer parte da sua rotina. Tigelas sujas são o ambiente perfeito para o crescimento de bactérias que podem adoecer o seu cachorro, para além disso esta situação pode dificultar a alimentação do seu pet, pois ele pode rejeitar comer pelo fato dos recipientes se encontrarem demasiado sujos. Além do mais, o seu cachorro merece sempre o melhor e, isso significa se alimentar e beber com saúde e em um ambiente limpo. Limpar as tigelas de comida e água do cachorro e, neste artigo de umComo vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Também lhe pode interessar: Como fazer comida para cachorro

Tipos de materiais

Antes de falar da limpeza propriamente dita dos potes de comida e água do cachorro, vou falar sobre os tipos de materiais destes e os riscos e vantagens de cada um. A maioria das pessoas escolhe esses recipientes da mesma forma que escolha a coleira, caminha e outros acessórios para o pet, pelas cores, aparência e preço. Mas a verdade é que quando se tratam dos recipientes onde o seu animal vai comer ou beber, algumas considerações devem ser tidas em conta. Confira os tipos de materiais de comedouros e bebedouros mais comuns, e as suas respetivas vantagens e desvantagens de seguida:

Plástico

Este é o material mais usado nesses potes e também o mais adquirido, devido ao seu baixo preço. Mas as tigelas de plástico não são a melhor opção para o seu pet, isso porque o plástico tende a se dissolver na presença de água, o que faz com que o seu cachorro ingira continuamente petroquímicos. Além do mais, filhotes tendem a roer e engolir o plástico do comedouro ou bebedouro, ficando suscetíveis a sofrer de obstruções e perfurações gastrointestinais. A desinfeção deste material também é mais complicada, por isso esta não é a escolha mais indicada.

Alumínio

As tigelas deste material costumam ser bonitas e baratas, mas elas são igualmente prejudiciais para o seu pet. Isso porque este material vai criando ranhuras e soltando partículas na comida a água do cão, o que pode ser prejudicial para ele.

Cerâmica

Potes de comida e água de cerâmica são boas opções, pois para além de manterem a água fresca, os filhotes não ficam com vontade de morder. Se optar por este tipo de pote, saiba que deve desinfetá-lo diariamente para evitar a proliferação de bactérias. No entanto, recipientes de cerâmica são frágeis e fáceis de quebrar.

Aço inoxidável ou inox

Vasilhas de aço inoxidável são as melhores opções para o seu pet comer e beber. Elas são resistentes, duráveis e são fáceis de lavar. São uma opção um pouco mais dispendiosa que as restantes, mas acredite que valem a pena pois podem durar toda a vida do cachorro.

Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro - Tipos de materiais

Limpeza do comedouro e bebedouro

A limpeza das tigelas de comida e água do cachorro deve ser feita diariamente para prevenir doenças no seu animal. Caso dê diferentes tipos de comida para o seu animal por dia, como úmida e seca, pode ser necessário fazer a limpeza mais de uma vez ao dia. Para isso, você deve utilizar um detergente neutro e não tóxico, se tiver dúvidas pode conferir na embalagem do produto. Se na embalagem disser que é suave para as suas mãos, então pode usar, pois se é bom para você também é bom para as tigelas de comida e água do seu cachorro.

Escolha o local onde vai lavar os potes de comida e água do cachorro, lembre-se que se lavar na pia da cozinha ou na banheira pode haver contaminações, pois é provável que estes recipientes possuam bactérias da boca do cachorro. Por isso, para evitar contaminar os pratos onde você e a sua família comem, o melhor é lavar estes potes em um tanque ou destinar um balde para este procedimento. Em último caso, se recorrer à pia da cozinha deve desinfetá-la de seguida com alvejante diluído em água. Destine também uma bucha de lavar louça para as tigelas do seu cachorro. Utilize água quente para lavar os potes e limpe-os por dentro e por fora.

Em alguns casos o sabão e a água quente podem não ser suficientes para limpar os recipientes, pois eles podem ganhar uma substância pegajosa neles em que é preciso desinfetá-los. Caso isso aconteça, encha um balde com 3 litros de água e adicione uma colher de sopa de alvejante. Deixe as tigelas de molho por 2 minutos e enxague bem. É muito importante que no final da limpeza e desinfeção se certifique que os recipientes ficam sem vestígios de detergente e bem secos.

Outras recomendações

É importante ir vigiando o estado dos potes de comida e água do cachorro, procure por arranhões e ranhuras e, no caso de existirem substitua os recipientes, pois essas ranhuras podem servir de lar para bactérias. Para além de limpar os potes, limpe também a área ao redor de onde o cachorro come com frequência. Isto também serve para coleiras, caminha, brinquedos e outros acessórios do cachorro, pois assim garantirá uma boa saúde do pet.

E se você tem um cachorro de porte grande ou gigante, lembre-se que deverá elevar o comedouro ou bebedouro para evitar que o seu pet engula ar enquanto se alimenta.

Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro - Outras recomendações

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Regiane Mara
Meu cachorro pegou cinomose ja passou por dois veterinários a primeira passou varias medicações e o segundo disse que não havia necessidades de todos aqueles medicamentos e passou outros e aproveitou apenas um do que a primeira passou o que devo fazer? e como ajudar meu caõzinho ele chora muito e fico sempre perto é perigoso o contato pra mim e pro meu filho de 10 anos?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Regiane! O melhor é seguir mesmo as indicações do veterinário quanto ao tratamento a seguir. Para além disso, pode consultar estas informações que lhe ajudarão a cuidar do seu cachorro: http://www.peritoanimal.com.br/a-cinomose-em-caes-sintomas-e-tratamento-20012.html

Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro
1 de 3
Como limpar as tigelas de comida e água do cachorro

Voltar ao topo da página