Como aumentar as plaquetas do meu cachorro


As plaquetas participam no processo de coagulação do sangue, fazendo com que o mesmo tenha a consistência adequada para circular pelo nosso corpo, além de conseguir que ocorram, de forma eficaz, coágulos que nos ajudem a impedir o sangramento quando sofremos uma ferida ou lesão. A trombocitopenia é o termo médico usado para as plaquetas baixas, uma condição que afeta tanto os humanos como os cães e que pode colocar em risco a sua saúde.
Se seu cão tem plaquetas baixas corre o risco de sofrer hemorragias que comprometam seu bem-estar, por isso, detectar a causa desta condição e fazer o tratamento adequado será fundamental para garantir sua saúde. Neste artigo de umComo.com.br explicamos como aumentar as plaquetas do seu cachorro e ajudá-lo na sua recuperação.
Sintomas das plaquetas baixas nos cães
As plaquetas baixas não são sinal de uma doença, mas um sintoma de uma condição subjacente. Descobrir o que origina esta queda no nível de plaquetas é fundamental para garantir a saúde do cão e oferecer-lhe um tratamento adequado.
Alguns dos sinais que alertarão que o seu cachorro não está bem e que pode ter problemas com suas plaquetas são:
- Apatia, o cão não brinca e não tem apetite.
- Febre.
- Pontos vermelhos escuros em seus olhos e/ou gengivas.
- Manchas roxas na sua pele.
- Sangue na urina, nas fezes ou sangramento nasal.
- Dificuldade para caminhar ou levantar-se.

Causas da trombocitopenia nos cães
Muitos donos de animais notam que seu animal se encontra para baixo, apático e frágil, razão pela qual o levam ao veterinário. Depois de uma análise de sangue descobrem que seu animal está com as plaquetas baixas, no entanto, este não é o diagnóstico, mas sim um sintoma causado por um determinado problema de saúde. Descobrir qual problema causa a diminuição das plaquetas é fundamental para oferecer ao animal o melhor tratamento.
As causas mais comuns das plaquetas baixas nos cães são:
- Infecções que causam a destruição das plaquetas no corpo, a erliquiose canina ou doença do carrapato é uma das mais comuns.
- Feridas que causam uma importante perda de sangue.
- Trombocitopenia imunomediada, o corpo do cão produz anticorpos contra as plaquetas, destruindo-as.
- Linfoma.
- Leucemia.
Conselhos para aumentar as plaquetas do seu cachorro
A primeira coisa e mais importante é receber um diagnóstico veterinário que indique o que está provocando a queda das plaquetas e qual é o tratamento indicado para contrabalançar esta condição. Quando se trata de infecções como a doença do carrapato, tratar desta doença fará com que o animal se recupere e que seu nível de plaquetas suba.
Para estimular o aumento das plaquetas, o veterinário pode optar por:
- Realizar uma transfusão de plaquetas ou uma transfusão de sangue.
- Administrar corticoides para impedir que o sistema imunológico destrua as plaquetas.
- Receitar suplementos de ferro que ajudem a estimular a produção de plaquetas.
- Medicação por via oral ou intravenosa adequada para sua condição.
Além de seguir à risca as recomendações do especialista e administrar a medicação que seu cão precisa, você pode seguir algumas recomendações em casa para ajudar seu mascote.
O que fazer em casa para ajudar a aumentar as plaquetas?
- Mantenha seu cão adequadamente hidratado com um recipiente de água fresca trocando-a duas vezes por dia, isto é muito importante para ajudar a combater a desidratação causada pela febre. Se o cão não beber água, dê cubos de gelo para o ajudar a beber.
- A canja de galinha é um dos alimentos para aumentar as plaquetas mais usados em humanos e também funciona com os cães. Para isso, recomenda-se preparar uma canja de galinha com osso, cenoura, batata, e aipo deixando cozer durante pelo menos uma hora. Depois pode bater tudo para ficar em forma de creme ou coar os ingredientes sólidos e deixar apenas o caldo, ambas as formas são ideais para alimentar seu cão enquanto está convalescente.
- Os alimentos ricos em ferro também são recomendados para aumentar as plaquetas, por isso você pode dar a seu animal fígado de frango ou de vitela , ricos neste mineral, favorecendo sua nutrição e melhoria.
- O frango cozido sem sal nem condimentos e desfiado também pode melhorar o estado de saúde do seu cachorro contribuindo para a sua recuperação.
- Dê-lhe água de coco natural, que pelo seu teor de vitamina A, C, ferro, potássio e cálcio ajuda no aumento das plaquetas. Esta bebida é adequada também para os cães, por isso é recomendada sua administração.
- É recomendável que, além disso, mantenha o cão em casa durante alguns dias. Deixe que repouse e evite que entre em contato com outros animais, pois o contágio de carrapatos ou qualquer brincadeira que provoque uma lesão no animal podem piorar o quadro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar as plaquetas do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.