Comportamento do gato

Como pegar um gato de rua

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pegar um gato de rua

Quer pegar um gato da rua para ajudá-lo mas não sabe como? É verdade que muitos gatos moram nas ruas, vítimas de abandono e da ausência de um controle da população felina, por isso, muitas vezes queremos ajudar, mas isso às vezes não é tão simples como parece.

Se deseja pegar um gato de forma segura, recomendamos que continue lendo este artigo. Se o salvar, viverá uma experiência muito gratificante e poderá procurar um bom lar para que o gato tenha a vida que merece, por isso em umComo.com.br vamos explicar para você como pegar um gato de rua e mudar a sua vida.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato de rua
Passos a seguir:
1

Para começar deve observar o gato por um tempo antes de tentar pegá-lo ou inclusive se aproximar, é importante olhar bem para ver se o felino tem alguma lesão ou sintoma de doença. Pela sua segurança e a do animal que quer resgatar, é conveniente avaliar a situação para ver como o pode ajudar antes de atuar.

Se o gato respirar com problemas, babar, estiver adormecido e agir de uma forma estranha e incomum, ligue para algum refúgio de animais para obter ajudar sobre a melhor forma de pegar um animal que possa estar doente.

2

Não é uma boa ideia se aproximar caso ele não esteja bem, pois há doenças que podem ser transmitidas aos humanos e vice-versa. A raiva, por exemplo, é uma doença grave e sem cura que se propaga através da saliva de um animal infectado, por isso, perante a menor dúvida sobre a sua saúde, entre em contato com profissionais ou com as equipes de proteção necessárias para o seu resgate.

Preste bem atenção para ver se o gato não possui coleira ou outro tipo de identificação. Se perceber que está saudável e tem um bom aspecto, pode ser que seja um felino que saiu de casa para passear, simplesmente. Também existe a possibilidade de se ter perdido, por isso se tiver uma identificação mas estiver nervoso, é possível que tenha se extraviado.

Como pegar um gato de rua - Passo 2
3

Para seguir em frente e pegar um gato de rua deve conseguir uma gaiola. Se não tiver, pode pedir alguma a um refúgio, associação protetora ou veterinário, eles costumam contar com algumas para o resgate de animais de rua, assim não terá que comprar nenhuma.

Esta é uma forma segura de pegar um animal sem machucá-lo. Deve colocar alimento no interior para atrair o animal, e quando estiver lá dentro, as portas da gaiola devem ser fechadas, assim ficará preso sem riscos. Após pegar o gato deve ir de imediato ao veterinário para um exame completo de saúde.

Como pegar um gato de rua - Passo 3
4

Nem pense em pegar um gato com métodos que não sejam uma gaiola, não use roupa, nem sacos, nem bolsas. Não sabe como esse animal vai reagir, por isso deve escolher a maneira mais segura para pegá-lo. Se tentar pegá-lo com qualquer coisa que encontrar, pode ser que o gato fique nervoso, agressivo, machuque você sem querer e acabe escapando.

Além disso é importante que nunca manipule um gato de rua com as mãos, lembre-se que é como um animal selvagem e precisará de tempo para confiar em você, não espere em pleno resgate que ele se deixe pegar, apesar de existirem gatos que são muito amigáveis e que não têm nenhum problema, principalmente os mais pequenos.

5

Se for ficar com ele em casa, é recomendável preparar uma zona segura para manter o felino até que encontrar uma família para ele ou até que vá de novo ao veterinário para o tratar e devolvê-lo à rua, isso no caso de gatos que não se adaptam à vida doméstica. Independentemente disso, é importante acomodar o animal em um cômodo tranquilo onda possa se sentir seguro e protegido e deixe ao seu alcance comida, água e uma caixa de areia (afastada do local da comida e água) para fazer as suas necessidades comodamente.

Como pegar um gato de rua - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pegar um gato de rua, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como pegar um gato de rua