Os coelhos

Como saber o coelho é macho ou fêmea

Como saber o coelho é macho ou fêmea

Nos coelhos, assim como acontece em outros animais de estimação como os gatos, é difícil distinguir os machos das fêmeas, principalmente quando são filhotes. Se tiver um casal de coelhos é muito importante saber o sexo deles, já que são animais com uma grande capacidade de reprodução e, se não forem controlados, podem ter uma descendência muito numerosa em pouco tempo.

A maneira mais eficaz de saber o sexo do coelho é avaliando a distância entre o ânus e os genitais, que como veremos a seguir, é menor nas fêmeas que nos machos. No umCOMO vamos te ajudar a responder a pergunta: "como saber se o coelho é macho ou fêmea" usando este método.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu hamster é macho ou fêmea

Índice

  1. Como saber o sexo do coelho
  2. Como saber se o coelho é fêmea
  3. Como saber se o coelho é macho
  4. Como saber o coelho é macho ou fêmea: dicas para ajudar

Como saber o sexo do coelho

Identificar o sexo do coelho não é uma tarefa fácil para pessoas leigas, ou seja, para não veterinários, mas também não é uma missão impossível. Para responder a pergunta como saber se o coelho é macho ou fêmea você deve fazer uma investigação dos genitais do animal.

Se você quer identificar o sexo do coelho que você tem, tenha em mente que se ele for recém-nascido a tarefa será muito mais complicada. De acordo com o portal Perito Animal[1], a partir da oitava semana de vida já será possível descobrir o sexo do coelho e a partir do terceiro mês a tarefa se torna ainda mais fácil.

Se você tiver mais de um coelho em casa, tenha em mente a importância de fazer essa identificação para não ter surpresas quando os animais começarem a se reproduzir. Segundo estudos[2], os coelhos fêmeas atingem a maturidade aos 4 meses de idade e os machos aos 5 meses. Por isso é importante que essa identificação seja feita o mais cedo possível.

Como saber se o coelho é fêmea

Quer descobrir se o seu coelho é na verdade uma coelha? Te ensinamos aqui exatamente o que você deve fazer. Siga os seguintes passos de como saber se o coelho é fêmea:

  1. Pegue seu coelho e coloque-o de bruços para poder inspecionar comodamente a área dos genitais. Faça-o com muito cuidado, porque são animais bastante medrosos e propensos ao estresse;
  2. Quando estiver de bruços, tente reconhecer a abertura do ânus e a dos genitais;
  3. Nas fêmeas, na parte mais traseira (quase na cauda) podemos observar um orifício (o ânus), e depois dele, mais para a barriga mas quase sem separação, um orifício ovalado, correspondente à vulva. O esquema simboliza um coelho fêmea.

Pronto, agora você já sabe identificar o sexo do coelho e é capaz de saber se o coelho é fêmea. Faça toda a inspeção com cuidado e delicadeza e não pressione as genitais do animal.

Como saber o coelho é macho ou fêmea - Como saber se o coelho é fêmea
Imagem: Reprodução/backyardchickens.com

Como saber se o coelho é macho

Se mesmo após inspecionar você ainda tiver dúvidas em relação a qual é o sexo do coelho, também vamos te explicar como é a estrutura nos machos, para não gerar nenhuma confusão. Quer descobrir como saber se o coelho é macho? Veja as dicas abaixo.

Nos coelhos machos também pode ser visto o ânus, aproximadamente no mesmo lugar que nas fêmeas, mas ao contrário delas, a seguinte abertura, que é por onde se exterioriza o pênis, está mais longe do ânus, existe uma separação evidente. Além disso, o orifício é mais circular que no caso das fêmeas, que costuma ser mais ovalado.

Se você encontrou essas características já sabe como saber se o coelho é macho e pode identificar tranquilamente um coelho do sexo masculino.

Outra opção, não recomendada nunca para pessoas sem experiência com estes animais, é exteriorizar o pênis. Isso pode ser conseguido aplicando uma suave pressão nas margens do orifício do mesmo para exteriorizá-lo. Não faça isso se você for leigo no assunto e no manejo dos animais, pois você pode feri-lo.

Como saber o coelho é macho ou fêmea - Como saber se o coelho é macho
Imagem: Reprodução/backyardchickens.com

Como saber o coelho é macho ou fêmea: dicas para ajudar

Como você pode ver, identificar o sexo do coelho não é uma tarefa impossível, mas leve sempre em consideração que você está lidando com um ser vivo. Manipule o seu coelho com muito cuidado e se ele se demonstrar muito estressado deixe para um outro momento ou tente de uma forma mais suave. Veja estas dicas para identificar o sexo do coelho:

  • Uma maneira de fazer essa identificação com segurança é sentando-se em um lugar firme, com as pernas em 90º e colocando o coelho sobre o seu colo, com as patinhas viradas para cima.
  • A região que você vai manipular é muito sensível, portanto, faça com muita cautela e cuidado.
  • Se apesar do que foi dito você continuar tendo dúvidas, recomendamos que leve o coelho a um veterinário, se possível especialista em animais exóticos, para que possa lhe dizer com certeza se o coelho é macho ou fêmea.

Se você está buscando saber o sexo do seu coelho, além de o motivo ser poder nomeá-lo e saber se está sendo o tutor de um coelhinho ou coelhinha, imaginamos que a sua preocupação também tenha a ver com a reprodução do animal. Neste outro artigo do umCOMO te explicamos como o coelho se reproduz e se você quiser também reconhecer qual a raça do seu coelho, não deixe de visitar esse outro artigo.

Se for a primeira vez que você está sendo tutor de um coelho, o artigo como cuidar de um coelho de estimação pode te ajudar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o coelho é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. Perito Animal. Como saber se meu coelho é macho ou fêmea. Disponível em; <https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-se-o-meu-coelho-e-macho-ou-femea-22181.html> Acesso em: 03 de dezembro de 2020.
  2. CATARDO, Felipe. PRADO, Ana Carolina, SOUZA Natalia, CRUZ Adriana. Reprodução em Coelhos - Revisão Bibliográfica. Revista Científica de Medicina Veterinária. Janeiro de 2018. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Gns7f8XQAcO4kaY_2018-7-10-8-23-28.pdf> Acesso em: 03 de dezembro de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Fernanda
Como faço pra saber a raça do meu coelho?
Mayumi
Quero saber se o meu coelho é macho ou fêmea mas não consigo descobri me ajudem
Ricardo
Coelhos podem comer abobora crua?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ricardo, você deve evitar dar abóbora para o seu coelho, pois esse é um alimento que faz engordar o seu animal de estimação. Pode obter mais informações acerca da alimentação do coelho aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-alimentar-um-coelho-domestico-209.html
Renato Barbosa
Boa tarde! Tenho um coelho (ou coelha) e estou em dúvidas também, ele (ou ela) tem mamilos, (7 se não me engano) macho e fêmea possuem mamilos?
bruna alves de oliveira
Estou com muitos coelhos e eles estao produzindo mais queria saber quem e macho para separar.
Yngrid Apuã
Tenho um coelho e acabei de comprar um coelho minilion, porem meu coelho esta estranho, quando vê o menos na gaiola ele começa a bater as patas no chão,e também começa a pular alegre e me rodeia vai ate o outro coelho e volta para de rodear ... O que e isso?
matheus
olha não entendi muita coisa MAS DEU CERTO
samela santos
verdade tinha que ter exemplos de fotos
Usuário anônimo
seria bom colocar alguns exemplos em fotos, só a imagem não é suficiente.
ELIANE GOLLE AMARAL
olá, ganhei um mini coelho dessa raça o que tem só juba em cima da cabeça,,, me deram dizendo que tinha 2 meses e era macho, a 18 dias notei que a barriga estava crescendo muito rápido, como ele (pipo) estava comendo normal só ração e cenoura, couve,,, procurei por um veterinário, aqui na minha cidade os dois veterinários não tratam de coelhos mais me orientaram a leva-lo até outra cidade para fazer ultrasom ,,, trabalho em tempo integral e não tive tempo, ... uma amiga que já teve criação disse que é fêmea e está gravida só não sabe o tempo,,, mais o coitadinho (a) está com a barriga enorme, quando esta no jardim a barriga varre a grama,,,, estou apavorada não sei como proceder caso tenha as crias quando eu estiver em casa,,,, já deixei um gaiolão sempre com agua e ração caminha fofa e tudo mais,,, o que faço, e como faço,,,,, e quanto tempo é a gestação?,, já procurei tetinhas e não achei nada,,,, por favor me ajude, não quero que ela sofra... obrigado,,,
natasha
como eu posso saber se ele é macho ou fêmea ou macho ?
Imagem: Reprodução/backyardchickens.com
Imagem: Reprodução/backyardchickens.com
1 de 3
Como saber o coelho é macho ou fêmea