Hamsters

Como saber se meu hamster é macho ou fêmea

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se meu hamster é macho ou fêmea

Quer saber o sexo do seu hamster? Se por qualquer razão precisa determinar se seu hamster é macho ou fêmea, convidamos você a continuar lendo este artigo. Existem casos nos quais é especialmente importante conhecer o sexo de seu animal, por exemplo na hora de escolher outro hamster se quiser evitar que eles se reproduzam. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu hamster é macho ou fêmea. Só precisa de algumas orientações e, acima de tudo, saber como determinar a diferença de sexo.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha cobaia é macho ou fêmea

Passos a seguir:

1

Deve encontrar um bom momento para examinar seu hamster. Para poder determinar o sexo de seu animal terá que virá-lo e olhar muito bem na parte inferior e posterior. Tente que seu animal esteja acordado e relaxado para examinar bem o seu corpo. Se estiver nervoso, com sono ou cansado é possível que o pressione e ele morda a você.

A melhor forma de ver o sexo de seu hamster é pegá-lo entre as suas mãos e fazer com que se sinta muito à vontade. Este tipo de animais não gosta nada de ser virado, por isso dê um pouquinho de mimos e carícias antes de passar ao exame.

2

É recomendável que coloque sob o hamster alguma caixa ou zona acolchoada caso o hamster escape das suas mãos e caia. É preciso evitar que o momento seja estressante e se cair, gerará muito estresse em seu animal. Deve pegar seu hamster pelo cangote, essa é a forma das mães pegarem em seus filhotes. Para fazê-lo bem, coloque a palma de uma mão sob o animal e pegue com cuidado a pele solta logo acima dos omoplatas, assim controlará sua cabeça e ele não morderá você.

3

Agora deve levantar e girar o hamster. Com a mão livre aguente o peso de seu animal, levante e gire-o para que seu corpo esteja apoiado sobre a palma de sua mão. O corpo deve estar agarrado nesse ponto concreto. Agora deve avaliar as características que diferenciam os machos das fêmeas. Um dos aspectos básicos é o tamanho, já que os machos são maiores que as fêmeas. Se tiver outros hamsters por perto poderá comparar melhor se o seu hamster é macho ou fêmea. O tamanho é um bom indicativo do sexo de seu animal e é um bom começo.

4

Quando observar um hamster macho de cima pode ser que note a parte traseira levantada e pontiaguda. As fêmeas no entanto têm a zona traseira de forma redonda. Olhe a parte inferior do hamster perto do rabo. Os hamsters atingem sua maturidade sexual aos 35 dias, se seu animal for adulto poderá distinguir melhor o seu sexo. Os machos possuem testículos grandes, o que faz com que suas patas estejam mais proeminentes com forma de amêndoa, mas as fêmeas têm as suas partes íntimas bem mais obtusas.

5

Deve examinar bem seu abdômen para determinar o sexo de seu hamster. Pode procurar a existência ou não de mamilos e também observar por baixo do rabo. Se encontrar os testículos sem dúvida é um macho. E se vir 6 pares de mamilos prominentes será uma fêmea.

Em espécies de hamster anão também existe uma glândula odorífera especial, bastante vistosa e prominente. Se o macho estiver em plena maturidade essa glândula será visível; ela é de cor amarelada e está na zona do umbigo. Se depois de procurar por essa zona não for capaz de distinguir é porque seu animal não atingiu a maturidade sexual ainda.

Como saber se meu hamster é macho ou fêmea - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu hamster é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como saber se meu hamster é macho ou fêmea