Como alimentar um coelho doméstico


Como alimentar um coelho doméstico

Os coelhos, além de serem um animal de campo também são um animal de estimação ideal. São uma companhia, ocupam pouco espaço, não precisam de demasiados cuidados especiais, são dóceis, enfim um excelente animal de estimação. Desta forma, convertem-se em um bom animal de companhia por exemplo para crianças ou famílias com casas pequenas ou que vivam em um apartamento. Embora cuidar de um coelho seja relativamente fácil, devemos sempre fazê-lo de forma correta e prestando-lhe toda a atenção que merece. Um dos fatores mais importantes que devemos ter em conta é a sua alimentação, para que o nosso coelho doméstico tenha uma vida saudável. Para que não tenha nenhuma dúvida sobre este tema, em umComo.com.br explicamos-lhe como alimentar um coelho doméstico.

Instruções
  1. Antes de mais, devemos destacar que os coelhos são lagomorfos, e não roedores como os ratos que se diferem por terem dois pares de incisivos superiores em vez de um. Isto significa que os dentes vão crescer continuamente e necessitam de mastigar muito para os desgastar.

  2. Além disso, são animais herbívoros, o mesmo é dizer, que o seu alimento principal são os vegetais. Desta forma, embora lhe demos ração, deverá sempre ter feno à sua disposição, bem como, vegetais e obviamente água.

  3. Passo 3 de 10 - <p>Um coelho deve comer por dia: <strong>150 g de feno</strong> no m&iacute;nimo + <strong>100 g de legumes</strong> por quilo de peso do coelho + <strong>30 g de ra&ccedil;&atilde;o</strong> por quilo de peso do coelho. Se o seu coelho n&atilde;o comer ra&ccedil;&atilde;o, dever&aacute; aumentar a quantidade de feno e legumes. Mas isto &eacute; apenas uma refer&ecirc;ncia para que tenha uma ideia, uma vez que cada animal &eacute; diferente. Pode perguntar ao seu veterin&aacute;rio qual deve ser o peso ideal do seu coelho e adaptar a sua dieta.</p><p>Foto: cabresto.blogspot.pt</p>

    Um coelho deve comer por dia: 150 g de feno no mínimo + 100 g de legumes por quilo de peso do coelho + 30 g de ração por quilo de peso do coelho. Se o seu coelho não comer ração, deverá aumentar a quantidade de feno e legumes. Mas isto é apenas uma referência para que tenha uma ideia, uma vez que cada animal é diferente. Pode perguntar ao seu veterinário qual deve ser o peso ideal do seu coelho e adaptar a sua dieta.

    Foto: cabresto.blogspot.pt

  4. Passo 4 de 10 - <p>O <strong>feno</strong> dever&aacute; ser o principal alimento do nosso coelho dom&eacute;stico, porque favorece o desgaste dos dentes e al&eacute;m disso ajuda a manter o aparelho digestivo em &oacute;timas condi&ccedil;&otilde;es.</p><p>Imagem: minicolhosbaby.blogspot.com</p>

    O feno deverá ser o principal alimento do nosso coelho doméstico, porque favorece o desgaste dos dentes e além disso ajuda a manter o aparelho digestivo em ótimas condições.

    Imagem: minicolhosbaby.blogspot.com

  5. Passo 5 de 10 - <p>Os <strong>legumes e hortali&ccedil;as</strong> mais recomendados s&atilde;o: aipo, chic&oacute;ria, agri&atilde;o, feij&atilde;o-verde (sem sementes), pimento, end&iacute;vias, alcachofra, r&uacute;cula, pepino, cenoura e folhas de beterraba, couve chinesa, trevo e dente de le&atilde;o. Em menor medida, voc&ecirc; pode dar ao seu coelho de estima&ccedil;&atilde;o espinafre, repolho, tomate, br&oacute;colos, alface (folhas verdes apenas) ou ervas frescas.</p><p>Foto: analuz-meusbixinhos.blogspot.pt</p>

    Os legumes e hortaliças mais recomendados são: aipo, chicória, agrião, feijão-verde (sem sementes), pimento, endívias, alcachofra, rúcula, pepino, cenoura e folhas de beterraba, couve chinesa, trevo e dente de leão. Em menor medida, você pode dar ao seu coelho de estimação espinafre, repolho, tomate, brócolos, alface (folhas verdes apenas) ou ervas frescas.

    Foto: analuz-meusbixinhos.blogspot.pt

  6. Passo 6 de 10 - <p>A <strong>ra&ccedil;&atilde;o</strong> &eacute; uma parte bastante importante da alimenta&ccedil;&atilde;o do coelho, uma vez que cont&eacute;m nutrientes necess&aacute;rios para o nosso animal de estima&ccedil;&atilde;o. Deve escolher uma ra&ccedil;&atilde;o rica em fibra de prefer&ecirc;ncia granulada, em vez das ra&ccedil;&otilde;es de sementes porque os coelhos escolher&atilde;o o que gostam mais. Para as crias de coelho at&eacute; aos 6 meses poderemos dar-lhes ra&ccedil;&atilde;o de forma ilimitada, exceto em caso de obesidade. </p><p>Foto: revistaagropecuaria.com.br</p>

    A ração é uma parte bastante importante da alimentação do coelho, uma vez que contém nutrientes necessários para o nosso animal de estimação. Deve escolher uma ração rica em fibra de preferência granulada, em vez das rações de sementes porque os coelhos escolherão o que gostam mais. Para as crias de coelho até aos 6 meses poderemos dar-lhes ração de forma ilimitada, exceto em caso de obesidade.

    Foto: revistaagropecuaria.com.br

  7. Não deverá alimentá-lo com vegetais tipo a couve-flor, batata, cebola ou alho. Também não é bom abusar das frutas, uma vez que contêm altas quantidades de açúcar que podem prejudicá-lo. Poderá usar as frutas como um prêmio para o seu coelho, dando apenas em certas ocasiões. Não deverá alimentá-lo com frutos secos com semente como as nozes, sementes de girassol, alimento para cachorros ou gatos, alimentos cozinhados, queijos e leites em geral.

  8. Como todos os animais de estimação, o nosso coelho de estimação deverá ter sempre água limpa à sua disposição, que teremos de mudar pelo menos a cada dois dias. A higiene do coelho e do seu espaço é muito importante para que tenha uma melhor qualidade de vida.

  9. É recomendável alimentar os nossos coelhos de estimação seguindo um horário regular, sendo que o ideal é alimentá-los duas vezes ao dia.

  10. Veja também as nossas dicas para escolher e preparar a gaiola do seu coelho, para que consiga crescer da forma mais saudável possível.

  11. Se deseja ler mais artigos parecidos a como alimentar um coelho doméstico, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais de estimação.
Necessita
  • Feno
  • Ração
  • Vegetais
  • Água
Conselhos
  • Controle o peso do seu coelho de estimação.
  • Caso seja necessário trocar de ração, faça isso de forma gradual, misturando aos poucos a nova ração, para o animal não sentir tanto a diferença.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como alimentar um coelho doméstico:


                

24 comentários


09-08-2014 Aparecida Felix Tomaz disse:
Apareceu um coelhinho branco de olhos vermelhos no caminho de minha vida.Acabei acolhendo este animal, porque alguém ia matá-lo para comer.Não concordo com a matança de animais.Fiquei com muita compaixão dele, fiz atroca com dinheiro para salvar avida dele.Com esta matéria apreendi muito como alimentá-lo e alguns cuidados.Gratidão pela pessoa que escreveu isto, foi muito válido para mim.
12-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Aparecida, ficamos muito contentes em termos conseguido ajudar você :) Boa sorte com o seu coelhinho e continue a visitar-nos ;)
17-04-2014 Sara Viega disse:
Olá Carlos, obrigada pelo seu comentário e pela dica :)
17-04-2014 Carlos Eduardo disse:
Também pode comer verduras como: Tomate .
07-03-2014 Usuário anônimo disse:
faltou uma lista de coisas que voce pode comer e o que não pode
25-02-2014 Usuário anônimo disse:
tem poucas opçoes de alimentos q pode dar para coelho
05-01-2014 gabryella disse:
meu coelho come carne o que faço?
04-12-2013 Sara disse:
Nininha obrigada pelo comentário :) Continue seguindo os nossos artigos!
04-12-2013 nininha disse:
Adorei me ajudou muito obrigada :)
22-11-2013 Sara disse:
Cintia valeu! Obrigada pelo comentário.
22-11-2013 Sara disse:
Bruno obrigada pelo seu comentário :) Valeu!