Os coelhos

Quanto dura a gravidez de uma coelha

Quanto dura a gravidez de uma coelha
Imagem: pixabay.com

Os coelhos representam um dos mascotes mais solicitados por todas aquelas pessoas que adoram os animais e que procuram companhia. Independentemente se for anão, belier, angorá, etc., se você decidiu que chegou o momento de sua coelha dar cria, saiba o tempo exato que dura a gravidez para lhe proporcionar os cuidados adequados e estar preparado para o momento do parto. Se quer saber quando tempo dura a gravidez de uma coelha, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma coelha grávida
Passos a seguir:
1

A ovulação das coelhas funciona de forma totalmente diferente de outros animais domésticos, como os cachorros ou os gatos. Em geral, o primeiro cio e, portanto, a maturidade sexual, aparece entre os seis e os oito primeiros meses, embora haja raças que podem ter o primeiro cio aos quatro meses de vida.

2

Ao contrário de outros animais, as coelhas são férteis todo o ano, não têm uma cio regular. Embora sejam mais receptivas durante a primeira metade do ano, a ovulação funciona através da copulação. Isto é, quando um coelho macho cruza com a fêmea, esta recebe uma estimulação vaginal que desperta seu período de ovulação. Este período divide-se em duas etapas, o estro que dura entre 12 e 14 dias, quando a coelha pode ficar grávida, e o diestro, período que dura quatro dias em que a fêmea não se deixa cruzar.

3

Se ocorreu o cruzamento durante seus dias férteis, a gravidez de uma coelha costuma durar entre 28 e 31 dias, podendo ter uma variação de um ou dois dias. Se após 33 dias a coelha não tiver parido, você deverá levá-la ao veterinário para comprovar se tudo está correto ou se há algum problema. As coelhas podem ter de 3 a 12 coelhinhos em uma mesma ninhada.

4

É importante que controle a gestação de sua coelha através da apalpação. Para isso, deverá deixar sua coelha sobre uma superfície plana, com suavidade e imobilizá-la. Agora, coloque a palma de sua mão sobre o abdômen, um pouco acima do estômago e apalpe com os dedos, com cuidado, de trás para frente. Se estiver grávida notará alguns nódulos redondos. Os nódulos começam a ser notados a partir do dia 20 da gravidez, de maneira que ainda ficam 11 dias para parir.

5

É importante que não exerça pressão quando realizar a apalpação porque poderia provocar um aborto na sua coelha. Por isso, o mais aconselhável é que a leve ao veterinário para que seja ele a fazer o exame e indique com detalhe como deve fazer.

6

Os sintomas mais comuns que apresentam as coelhas grávidas são:

  • Suas mamas incham;
  • Pode atacar o macho;
  • Aumenta seu consumo de água e comida;
  • Está inquieta;
  • Notar nódulos ao apalpar a zona do abdômen;
  • Começa a construir um ninho (às vezes tiram seu próprio pelo para fazê-lo).
7

Como a maioria dos animais, a coelha pare por instinto. Isto é, não precisará de nossa ajuda, simplesmente devemos lhe proporcionar um ambiente tranquilo e nos manter por perto. Vigie se tudo está bem, se vemos que há algum problema, deveremos socorrer ou chamar um veterinário. Em geral, as coelhas costumam parir à noite ou quando percebem que ninguém as incomodará.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto dura a gravidez de uma coelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Lincon
Desde o primeiro dia de vida até fase de reprodução quanto tempo leva??
Albertina Carneiro
Depois de parir a coelha pode ficar junto do macho? Depois de quanto tempo pode voltar a ficar prenda?
emilly
a coelha que está gravida pode levar mais de 36 dias?
Maria Helena Gonçalves
Quanto dura a gravidez de uma coelha?
Editor umComo.com.br
Oi Maria Helena! A informação está no texto.
A sua avaliação:
jose artenio rodrigues
acho que minha coelha esta gravida. ela ta fazendo o ninho com folha de papel toalha e papelao. ela foi pesada no dia 20/07 tava com 1450kg. hoje dia 06/08 ela ta com 1600kg ou seja ela engrodou 154g. sera que esse peso é normal ? vcs falam que com 2 semanas ela tem que ter aumentado em media 57g
J. Santos
Já pariu
vânia
minha celha esta gravida....faz uns dois dias que não sai do ninho...é normal?
Diogo
Minha coelha esta c 2 semanas q esta com namorado e agora de ums 3 dias para cà ela começou a gemer !!! Serà q ela esta gravida?
Imagem: pixabay.com
Quanto dura a gravidez de uma coelha